• Anúncios

Como Tudo se Processa?!?!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Como Tudo se Processa?!?!

Mensagempor n@vegantes » terça abr 26, 2011 17:25

Boas tardes a todos, somos um jovem casal da zona do Entroncamento que se iniciou nesta modalidade que para nós até à bem pouco tempo era desconhecida, mas felizmente em conversa com amigos deram-nos a conhecer este site mais propriamente o "geocaching.com". Adorámos a ideia e pusemos-nos ao caminho, começando por conhecer por alto o site oficial, após termos reparado em algumas caches em sítios que não conhecíamos marcámos as posições no GPS de carro (Ndrive Touch Light) e fizemos-nos à estrada, o que para surpresa nossa acabámos por conhecer novos sítios que até ao momento eram desconhecidos para nós e além de encontrarmos as respectivas caches e efectuarmos o registo no site em como as encontrámos e mencionado como é que as mesmas estavam.
Até agora tudo bem, já fomos neste fim de semana da pascoa até Barcelona e como não pode deixar de ser acabámos por encontrar uma cache próximo da sagrada família (não encontrámos mais porque íamos com outras pessoas que não estavam muito afim da descoberta).
Todas estas descobertas nos deixaram empolgados para irmos ao encontro de mais e mais. Além de querer partilhar com a comunidade as experiências obtidas. tudo isto aconteceu porque registámos as coordenadas no respectivo GPS e as dicas das caches no mesmo. O que nós querias saber é que como é que o pessoal mais experimentado faz; que equipamentos têm para pesquisa (de certeza mais precisos) e quais os melhores; como fazer se em viagem inesperada houver tempo para uma cache será que temos de nos ligar à net e ir ao site oficial para ver se existe alguma cache nas redondezas ou poderemos fazer uma actualização de localizações de caches por forma a que tenhamos acesso a elas em qualquer momento; por exemplo marcamos algumas caches para agora para Barcelona mas no caminho poderia fazer outras, será que teríamos de nos ligar à net ou teríamos outras hipóteses.
Além de querermos saber se existe convívios entre geocaches.
Ou melhor e resumindamente, gostarias de saber tudo acerca de geocaches e seus procedimentos e truques. :?? :!: :?:
Muito Obrigado e até breve. :clap:
casal "n@vegantes do Entroncamento"
Imagem
n@vegantes
Micro

Registado: quarta abr 20, 2011 13:06

Re: Como Tudo se Processa?!?!

Mensagempor rifkinda » terça abr 26, 2011 18:21

Encontros há muitos.
Podem consultar os próximos e as suas localizações na coluna da direita, secção "meetups e eventos", aqui, na página principal do site.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MightyReek » terça abr 26, 2011 19:09

Olá, sejam bem vindos.
Ainda bem que tiveram uma boa experiência inicial.
Quanto às vossas questões, não há um método acertado. Cada um usa o que melhor lhe convém.
Antes de mais existe a possibilidade de consultar online o site e verificar que caches há na região onde nos encontramos. Existem ainda algumas aplicações (umas da própria Groundspeak e outras concebidas por utilizadores) que permitem através de uma ligação online, apresentar as caches mais próximas. Claro que esta possibilidade implica os custos de uma ligação online...

Um recurso menos dispendioso passaria por usar essas aplicações offline.
As mesmas aplicações que permitem actualizações online permitem também armazenar ficheiros com as caches, e à medida que nos deslocamos vamos vendo qual é a mais próxima.
Neste campo das aplicações offline há ainda mais opções de escolha.

A Groundspeak disponibiliza aos Premium Members as Pocket Queries, que são pesquisas que descarregamos e que trazem as paginas das caches.
Podemos definir os parâmetros de cada PQ com filtros regionais, ou tendo em conta as características da cache (tamanho, nível de dificuldade, terreno, etc).
Existe também a possibilidade de usar uma outra ferramenta da Groundspeak que é a Caches Along the Route. Definimos o trajecto da viagem, ao estilo do Google Maps e a distância do trajecto a que queremos procurar caches e ele cria a PQ baseada no percurso.

Pessoalmente o que faço é o seguinte:
Tenho um programa no computador que se chama GSAK (Geocaching Swiss Army Knife) onde mantenho uma base de dados actualizada de todas as caches do país (actualizo através de um conjunto de PQ semanais).
Depois, dependendo do plano faço a minha pesquisa de caches (é diferente planear uma viagem de negócios e uma deslocação para fazer uma cache especial e aproveitar para apanhar mais algumas no caminho) e crio um ficheiro com as que me interessam para colocar no programa do PDA, onde armazeno a pagina inteira da cache para poder consultar no campo.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Se tiverem dúvidas mais concretas podem colocar á vontade.

Quanto aos convívios entre geocachers, existem caches-evento, em que o objectivo é os geocachers juntarem-se com algum objectivo definido (comer, andar de bicicleta, apenas conviver, etc). Existem também vários encontros não-oficiais, basta pesquisar no fórum na secção de Eventos ou ver o calendário que está disponível...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor n@vegantes » terça abr 26, 2011 20:28

Para já ainda estamos com umas poucas dúvidas pois os únicos equipamentos que temos é o GPS e um telemóvel normalíssimo, se calhar se tivesse um pda colocaria o ficheiro que se fala e por sua vez acederíamos a ele em qualquer altura.
Se estamos a entender, com o GSAK (Geocaching Swiss Army Knife) posso criar ficheiros com as caches próximas de um local a determinar, que depois consultarei à posteriori, ou melhor no pda que de seguida ponho então as respectivas coordenadas no GPS utilizado. Esse GSAK é fácil de trabalhar será?!
Já agora como é que eu consigo sacar o GSAR para efectuar o registo de caches, sem ter de pagar é claro.. :-D
Muito Obrigado pela atenção...Até breve. :clap:
Imagem
n@vegantes
Micro

Mensagempor ftomar » terça abr 26, 2011 21:39

boas...como somos quase "vizinhos" (Tomar) quando e se quiseres diz algo que te dou uma ajuda em tudo o que poder e souber....
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor n@vegantes » quinta abr 28, 2011 08:53

Estou a ter um pouco de dificuldade em utilizar o gsak, se calhar falta de experiencia, quem sabe.
Para fazer os Pocket queries é necessário ser membro premium? É que ainda não o sou (por enquanto).
Qual o equipamento de Gps mais utilizado pelo pessoal para estas conquistas.
Imagem
n@vegantes
Micro

Mensagempor rifkinda » quinta abr 28, 2011 08:55

Para fazer os Pocket queries é necessário ser membro premium? É que ainda não o sou (por enquanto).

Sim. Tem de se ser Premium para ter acesso às Pocket queries.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor dumont2 » quinta mai 05, 2011 11:05

Olá a todos, também sou "rookie" por aqui, mas já me habituei a planear o tempo livre pelo mapa das caches :) , é muitooo mais fácil.
Escolho um local onde quero ir passear, ou por onde vou passar, e as caches mostram-me logo todos os pontos de interesse turísticos, culturais, etc., dessa zona. Tomo nota das coordenadas e das hints (se as houver) num bloquinho que tenho só para o Geocaching e lá vamos :)
Boas caches, agora que finalmente volta o bom tempo (espero...) :)
GeoSweet Team
dumont2
Micro

Registado: quarta mai 13, 2009 11:43

Mensagempor lynxpardinus » segunda abr 07, 2014 14:18

Como planear um dia ou um fim-de-semana de caches? Bom, este artigo ( http://gpstracklog.com/2014/04/planning ... more-22315 ) acaba por dar uma visão exaustiva de como o fazer, recorrendo a uma panóplia de ferramentas e mapas online - de tal forma que, pelo menos no exemplo que ele mostra, eu até me pergunto se, depois de ver tanto sobre o local de cada cache, valerá mesmo a pena lá ir. Mas, fica a dica...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes