• Anúncios

Favoritos vs expectativa

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Favoritos vs expectativa

Mensagempor rifkinda » quarta jan 02, 2013 18:59

Já vos aconteceu irem a uma cache por ter muitos favoritos, irem com uma expectativa alta e virem de lá decepcionados?
Como é que regulam a expectativa com que vão a uma cache?
Preferem não ter grandes expectativas, para depois serem agradavelmente surpreendidos?

Ou acham que tem sido um bom critério escolherem caches, usando os favoritos?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Favoritos vs expectativa

Mensagempor MAntunes » quarta jan 02, 2013 19:40

Hmmmm... nem de propósito... sim, aconteceu recentemente ter escolhido uma cache pelos comentários, favoritos e nível de dificuldade de terreno acompanhado pela elaboração da página da cache. Depois, de visita, fiquei desiludido o que não quer dizer que seja uma má cache. Apenas não correspondeu às expectativas que em mim criou.

Agora, não vou dizer qual é a cache. Este tópico, se não tivermos cuidado, pode transformar-se num "mata caches" e isso seria injusto para os owners. O meu log está online e quem precisar mesmo de saber conseguirá encontrá-lo. Penso que os tópicos em Foruns devem ser para promover o lado bom da actividade e, só destacar aspectos negativos quando eles são mesmo negativos o que, nesta situação, não aconteceu de todo. Foram apenas expectativas que não foram correspondidas.

Se concordarem comigo, sugiro que façam o mesmo que eu (não identificarem as caches) para proteger as caches que, numa ou noutra situação, não vos agradaram, apesar de continuarem a agradar a outros.

Não consigo regular as expectativas que em mim se instalam - não tenho um potenciómetro para rodar e baixar o volume da expectativa.

Genericamente, sim, tem sido um bom critério escolher as caches pelos Favoritos.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor RuiJSDuarte » quarta jan 02, 2013 20:17

Nos últimos tempos, em que fiz algumas caches mesmo por causa dos favoritos nem por isso, não me desiludiu, antes pelo contrário, fui encontrar uma cache bem melhor do que esperava, a "Forte da Trafaria" - http://coord.info/GC35WH2, num local que achava que conhecia e que não me merecia grandes elogios... a cache em si está num local que propicia belas fotos e no dia em que lá estive estava uma luminosidade mesmo para os Mestres... nos quais não me incluo, com pena minha.
Foi talvez a melhor surpresa do dia, porque não estava nada à espera, apesar dos 11 favoritos.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » quarta jan 02, 2013 21:53

Globalmente acho um bom indicador. Melhor ainda é o rácio de favoritos/founds PM.
Tem é de se tentar perceber se os favoritos foram dados ao lugar, ao container ou à aventura. Para mim é um bocado irrelevante porque gosto de fazer caches que se destaquem em qualquer destes itens, mas quem não aprecia alguma destas vertentes é melhor tentar fazer um filtro prévio.

Depois algumas estão inflacionadas de favoritos. Mas mesmo que não sejam excepcionais, são com certeza muito superiores à média e por isso a desilução será sempre relativa.

Depois para quem decida utilizar as ferramentas que o IAAN propicia, tem muito por onde filtrar, GPS (nomeadas finalistas e vencedoras), Pioneiras, etc, etc.
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor lynxpardinus » quinta jan 03, 2013 11:31

Acho que o número de favoritos e o rácio favoritos / visitas por PMs são bons indicadores para a escolha de caches de qualidade. Como a atribuição do ponto de favorito obedece a critérios subjectivos, é normal que, por vezes, se sintam desfasamentos de opinião.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor hfilipe » quinta jan 03, 2013 11:49

Sim, já me aconteceu ir a uma cache por causa de ter muitos favoritos e sair de lá com alguma deceção.

O problema é numa cache muito favoritada as expectativas crescem e vou à espera de uma cache bastante especial e, por vezes, não faz bem o meu género.

Mas não deixam de ser boas caches e merecedoras da quantidade de favoritos que têm!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor RuiJSDuarte » sábado jul 13, 2013 11:05

Ia abrir um tópico para isto (de nome "Um improvável favorito" ) mas não vale na realidade a pena, acho que se encaixa aqui...

Ora, fui passear pela PR6 TVD Rota da Luz e pelas duas dezenas e pouco de caches que a totalidade do percurso encerra e não ia a fazer conta de encontrar nenhuma cache extraordinária. Ia, aliás, com toda a expectativa voltada para o passeio e zero (ou quase) para as caches (não tivesse eu feito dois DNFs em locais onde provavelmente lá estão as caches mas que tinha de voltar algumas pedras e não me apeteceu) não deixando na mesma de tentar encontrar meia dúzia delas (foram nove).
O caso deu-se quando cheguei aqui, à "[17/23] PR6TVD - Rota da Luz [Torres Vedras]", local tão insuspeito quanto qualquer outro, a comprovar isso mesmo o nome da cache, uma designação que retira qualquer individualidade à cache e colocando-a ao mesmo nivél da [18/23] ou da [21/23], escondidas ao longo dos bonitos caminhos da região.
A verdade é que se me perguntarem do que trata ou mostra o local das outras duas, não me lembro mas o desta, está marcado naquela maneira tão especial, no espaço reservado no baú das nossas memórias para AS caches, Aquelas, sim, Essas.
E tinha tudo para correr mal, a cache estava deslocada uns 15 metros, do outro lado do caminho, com o logbook feito em pasta de papel, num container improvisado (corrigi essas situações, como usualmente faço).
Então o que aconteceu de especial? É algo que não consigo bem expressar mas posso tentar... caminhava eu por um bonito caminho, igual aos outros de onde vim, acompanhado à esquerda pelo verde de mais uma vinha quando ao chegar perto da cache estou à beira do primeiro terreno de cereal que ainda não foi ceifado... e foi Isto!
O que vi... uma belíssima mancha verde, de parreiras bem alinhadas, descendo a encosta de um lado da estrada, e o dourado de um enorme campo de cereal (Cevada? Trigo?) descendo a encosta do outro. Uma ave de rapina no topo de um poste no meio do campo a perscrutar em busca de almoço e andorinhas, muitas, a esvoaçar terreno abaixo, terreno acima...

...só me faltou um banco na sombra do pinheiro para passar o resto da tarde a preguiçar...

Acho que foi na realidade a primeira vez que tal me aconteceu... totalmente inesperadamente salta um Favorito e se o dia estava a correr bem, foi mesmo o coroar!
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor hfilipe » domingo jul 14, 2013 08:45

E fizeste tu muito bem!
Os favoritos são pessoais e cada um atribui-os como bem entender.

Os que mais gosto dão a atribuir são mesmo esses, os que nos apanham de surpresa e nos deixam um pouco mais felizes por termos estado lá.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor rifkinda » domingo jul 14, 2013 10:07

O teu favorito só revela uma vez mais que os favoritos são dados por diversos motivos, não necessariamente aqueles pelos quais outro geocacher daria um favorito.
Ainda no outro dia um geocacher disse-me que sempre que faz geocaching pela primeira vez numa determinada região/cidade, atribuí um favorito à primeira cache que encontra nessa região. Era algo que eu não faria, por exemplo.

Por isso, não ligo demasiado aos favoritos. Apenas me traduzem que x geocachers gostaram de uma cache em particular e não os motivos pelos quais gostaram. E os motivos que levam a que uma cache seja "boa" ou que "proporciona uma experiência agradável" estão longe de estar bem determinados.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor Torgut » quinta jul 18, 2013 13:47

Para mim os favoritos representam muito pouco, e, ironicamente, se para alguma coisa, serviriam para me afastar. Isto porque é minha opinião que as caches com mais favoritas se desenquadram das caches que eu gosto de fazer, e por uma de duas razões: ou têm containers que dificultam o achamento ou são colocadas em locais que considero perigosos.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor jasafara » quinta jul 18, 2013 15:23

Os favoritos correspondem às três vertentes que considero principais na avaliação de uma cache (e que este ano estão a votação nos prémios GPS), Local, Container e Aventura e por vezes (mas não são essas que criam os grandes números) aos tais casos de experiência/contexto pessoal.

Os dois últimos podem estar a ter preponderância, mas os bons locais não deixam de levar favoritos. Assim os favoritos podem ser um primeiro filtro. Uma passagem rápida pelas listings/logs ou análise dos distritos/owners permite perceber facilmente onde se encaixam e se for caso disso fazer um novo filtro...

Não perdi as esperanças de se conseguir implementar um sistema de categorização das caches que permita fazer isso de forma automática...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor Torgut » sexta jul 19, 2013 21:11

Jasafara, pela minha experiência, qualquer coincidência entre o meu gosto por uma cache e o número de favoritos é isso mesmo, uma mera coincidência... isto pela positiva, pelo vector "local". Porque pelos outros dois, lá está, servem-me de barómetro invertido, é ver favoritos e passar para a seguinte.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor MAntunes » segunda jul 22, 2013 21:00

Pensemos assim: os Favoritos são uma invenção relativamente recente - dois, três anos? - e antes disso já fazíamos selecções, escolhas, decisões quanto às caches a visitar. Isto, claro está, caso não tivéssemos o propósito de encontrar todas as caches existentes.

Assim, os Favoritos devem ser encarados apenas como mais uma fonte de informação para a escolha de uma cache a visitar e não como critério maior para o efeito.

Quem o fizer, quem se basear apenas nos Favoritos e descurar todos as outras fontes de informação, arrisca-se a ter mais desilusões do que os outros (como já me aconteceu - ver acima).
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante