Rui Duarte a Minsitro de Estado! Já!

Este homem domina! Ele é aqui, é no Geopt, e ainda dá uma perninha no PGC. Caramba, é de um homem assim que precisamos à frente dos nossos destinos!
Diz o que tem a dizer, curto e grosso, e de uma forma clara e transparente. Uma das melhores personalidades que tenho visto por aqui (no GC) nos ultimos tempos (anos), se não de sempre!
Até pega em sapos e tuso!
Bem, mas euforismos à parte, não posso concordar mais com ele. Como muitos sabem, sou desde sempre um defensor uma boa multi, bem elaborada e construida, em vez de um PT sem qualidades reconhecidas. Sinteticamente, o que no meu entender seria o ideal é: se temos um trilho que tem um início, meio e fim, então vamos apostar numa multi, independentemente do seu tamanho e número de pontos intermédios. Se temos um trilho, caminho ou troço que tem n pontos de interesse mas que não têm um sequência lógica, um tema coincidente ou características que enquadrem no propósito de uma unica cache, então que seja um PT. Mas se for um PT, que seja bem construído, com bons containers, com listings independentes e referentes a cada uma das caches, porque, convenhamos, são acima de tudo caches Tradicionais, e uma cache Tradicional tem personalidade própria. O que devia de haver era um icone para as caches que pertencem a PTs quando estes são "apenas" uma sequência" de caches e pouco mais, diferente dos icones das restantes.
Parece-me que depois da "febre" das Letter's, este verão a moda vão ser as Multis longas ("a minha é maior que a tua") ou dos PTs com maior número de caches. E deixem-me adivinhar, a seguir vai ser a moda dos desenhos feitos com PTs.
Eu próprio tenho uma cache multi de grandes dimensões, mas, para quem já a fez, percebe que tinha que ter aquele tamanho, não podia ser mais pequena. Ou isso ou um conjunto de caches tradicionais e uma bónus, mas não era a mesma coisa. Deixar nas mãos dos "astronautas" a decisão de voarem ao Sol, depois a Neptuno e depois voltarem a Marte, por exemplo, traduzia-se num gasto de "shuttle fuel" desnecessário.
![Tongue [:P]](./images/smilies/icon_smile_tongue.gif)
Assim, e por mais motivos, foi óbvia a escolha de uma Multi ao invés de um espalhanço de Essenciais.
Mas a discussão aqui é outra, e até agora tenho estado a responder exclusivamente às armarguras do Rui, quer aqui quer no tópico que está a ser discutido no Geopt. A discussão aqui é algo que me toca, e tocou quando um dos primeiros PTs foi publicado em Portugal, o da Serra da Carva. A minha cache mais antiga, e uma das mais antigas do país, que está prestes a comemorar 10 anos, era um desafio isolado no alto da Loca do Gato, e todos os que a faziam eram
os que realmente a queriam fazer. Agora, os que lá vão, são quase na totalidade (para não dizer na totalidade) os que "vim fazer o PT da Serra da Carva e esta ficou quase em caminho".
Se é uma tristesa para um owner? É. o meu objectivo naquela cache era mostrar um local único, isolado, e que com o PT deixou em parte de fazer sentido o seu listing, uma vez que a própria cache faz referência a uma boa parte dos pontos do PT... mas eu percebo porque o owner colocou o PT, aliás cheguei a falar pessoalmente com ele sobre isso, e reconheço que há espaço para todos. Mas sim, preferia que a minha cache continuasse a ser uma tradicional "verdinha" e que as caches do PT passassem a ser umas "cor de rosinha" ou outra côr qualquer que ainda não haja nos ícones das caches nos mapas. Assim, todos ficávamos contentes, eu continuava a ter uma tradicional no meio do nada, daquelas para caminhar, chegar, descansar, admirar a paisagem e o local (com tempo) e só depois regressar, e o owner do PT continuava a ter um PT onde queria, mostrando até locais interessantes, mas que em nada têm a ver com o local da tradicional, e pior, destinam-se a um grupo de geocachers completamente diferente. É a minha opinião. Querem mudar alguma coisa? Então aqui ficam as sugestões:
- novos icones para cache inseridas em PTs e caches Bónus.
- criar um tipo de cache Container (onde o objectivo da cache é apenas procurar um container que esta dissimulado)
- criação de uma plataforma de gestão de caches fora do Geocaching.com para as caches Mistério, Letter's, e todas as caches do tipo Container (à imagem do que foi feito com o Waymarking)
- criação de uma plataforma de gestão de caches à parte também para as Earthcaches.
- criação de categorias dentro do Geocaching.com para as cache serem categorizadas, mais ou menos da seguinte forma: natura, urbanas, históricas (em locais históricos, monumentos, etc) e temáticas, e claro, o outros (que por omissão seria o que temos actualmente). Estas categorias era atribuídas pelo owner, pois só ele sabe a razão da criação da cache e conhece o local da mesma.
- depois disto tudo, integrar todas estas plataformas num único mapa, de modo a que cada um escolha (tal como já existe hoje) se quer ver as tradicionais, as caches de Container, os Mistérios, os PTs, os Waymarks, as ECs, etc etc
- definição de parâmetros mais concretos e rigorosos para a submissão de caches (listing elaborado e sem erros ou informações falsas, colocação de atributos adequados, terreno e dificuldade bem definidos, fotos e imagens, sempre que possível waypoints adicionais, entre outros), containers estanques, que garantam durabilidade e o bom estado do conteúdo, stashnote, material de escrita, identificação clara da cache com o nome e gccode, quer no container quer no logbook, enfoque na escolha do local para esconder a cache (a velha história dos muros, propriedades privadas, jardins, etc etc etc)..
- criar uma plataforma de trabalho de revisão de caches que seja mais abrangente, de modo a acompanhar desde o início o owner no trabalho de submissão de uma cache, e depois da publicação da mesma uma equipa que acompanhe o que se passa com as mesmas. Na prática, seria alargar a equipa de revisores para um número muito superior, na ordem das dezenas.
- permitir que qualquer geocacher se possa candidatar ao lugar de revisor, e que termine a nomeação desse cargo dando lugar à escolha por critérios como a disponibilidade, a competências, anos de casa, etc etc. Um trabalho da GS que teria formulários online para os candidatos, testes, e depois entrevistas se fosse necessário.
E no fim disto tudo, acabar com os não pagantes. É que se isto tudo fosse implementado eu não teria qualquer desculpa para não pagar 30$ ou mais por um serviço que ficaria feito "à minha medida". E penso que questas propostas não "estragariam" o geocaching de ninguém, permitindo assim atingir níveis da dita "qualidade" que muitos apregoam mas não têm a coragem de dar a cara por ela.