• Anúncios

Cronologia do Geocaching em Portugal

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Cronologia do Geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 24, 2013 16:22

jasafara Escreveu: De hoje até daqui um ano será publicado mensalmente um artigo a escalpelizar um ano de calendário.

O artigo de hoje 2001 - Ano Um do Geocaching em Portugal tem a particularidade de poder ser exaustivo. Ou seja, tanto quanto sei, não aconteceu mais nada do que lá consta :)

Os posteriores, já terão de ter uma estrutura diferente e serão mais um Best of e um resumo.

O artigo de hoje serve especialmente para enquadrar a entrevista que o Pedro Regalla deu à GeoMagazine e que poderão ler amanhã.
De facto para todos os geocachers surgidos mais recentemente (a esmagadora maioria) e que não pesquisaram as fontes possíveis sobre o passado do Geocaching em Portugal, não deve ser fácil porem-se na pele dos pioneiros. E o Pedro Regalla é claramente o pioneiro dos pioneiros. Foi o primeiro português que escondeu caches. Foi o português que fez o primeiro found/FTF. A geomagazine de amanhã é uma edição de luxo, mas um dos artigos premium é com certeza a entrevista que ele deu depois de 10 anos afastado do Geocaching. Se lerem antes o artigo terão um melhor contexto ;)
in geopt

O artigo foi feito especialmente para os geocachers mais novos, mas os mais críticos sobre ele poderão ser os mais antigos.
Estejam à vontade ;))
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Re: Cronologia do Geocaching em Portugal

Mensagempor jasafara » quarta abr 24, 2013 16:31

Na revista é feito o agradecimento, mas não quero deixar de o fazer aqui.
Muito obrigado ao MAntunes por me ter posto em contacto com o Pedro Regalla e ter permitido que esta entrevista tivesse ocorrido.
O sucesso da mesma só será completo se ele voltar mesmo ao Geocaching activo, seja a nível individual (Pedro Regalla), seja a nível familiar (BipBipTeam).
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta abr 24, 2013 16:42

Por alguma razão em investigação o lnk acima ainda não funciona.

Enquanto o problema não se resolve a introdução é esta

Para dar enquadramento ao contexto que o Pedro Regalla (nosso entrevistado no #2 da GeoMagazine a sair amanhã) encontrou em 2001 quando se registou, escondeu as suas primeiras caches e fez os seus primeiros founds, um pequeno artigo onde se passa por tudo, mas mesmo TUDO o que aconteceu nesse ano em Portugal no que respeita a Geocaching.

Imagem
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quarta abr 24, 2013 17:34

Julgo que o link já estará Ok.
jasafara
Extra Large

Mensagempor jasafara » quinta abr 25, 2013 17:13

Para complementar esta cronologia e a entrevista ao Pedro Regalla, dois testemunhos de geocachers que são referidos na entrevista e que foram os que mais interagiram com ele.
Têm a palavra.

Ricardo Bordeira Silva (ricardobsilva)

O nome Pedro Regalla foi um dos primeiros nomes que surgiu quando comecei a practicar geocaching, pela leitura de descrições de caches e respectivos logs, e como tal ficou-me gravado eternamente. Até porque rapidamente me apercebi que caches colocadas ou encontradas por ele eram sinal de qualidade. No entanto, só alguns anos mais tarde, numa actividade completamente diferente, temos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente. Foi através do parapente, que identificámos este outro gosto comum, acabando por tirar o curso numa escola em Santiago do Cacém onde o Pedro residia na altura. Muitas viagens, muitas horas nas encostas, e outras tantas no ar, sempre pautadas por boas conversas e trocas de experiências, tanto de parapente, como de geocaching. Entretanto a vida continua, eu acabo por trocar o parapente por outra forma de voar, e deixa de existir oportunidades para conviver pessoalmente. Fica o respeito e enorme consideração para com o Pedro, sendo para mim um dos dinossauros do geocaching.

Manuel Antunes (MAntunes)

Conheci o Pedro Regalla pela via digital, ou seja, descarado que sou, meti conversa com ele e pedi-lhe ajuda. Na altura não havia Grupos no Yahoo, nem Eventos, nem Foruns em Portugal. Era, como disse algures, apenas nós, as nossas leituras das guidelines muito mais leves e resumidas, a leitura e análise das páginas das caches e dos logs e... a nossa interpretação pessoal de tudo isto. Não havia com quem validar se tinhamos interpretado bem. A não ser... os foruns da GroundSpeak - na altura ainda se apresentava como o Geocaching.com apenas - e, aquele botãozinho no perfil dos geocachers que nos 'convidava' a contactá-lo por mail. Um dia, já depois de ter lido muitas páginas da GroundSpeak e as listings das caches todas (era facil, eram só 19), lá arranjei coragem para contactar o geocacher que na altura parecia mais activo. O Pedro Regalla. Embora tenha perguntado/confirmado algumas das minahs dúvidas, o meu maior problema era mesmo a escolha do GPSr. Na altura, ele tinha no perfil um link para uma página online onde falava algo sobre GPSrs e, também por esse motivo me pareceu a pessoa indicada para contactar. Assim foi, e a escolhar revelou-se acertada não apenas pelos conhecimentos que revelou mas pela disponibilidade e rapidez com que respondeu e se entabulou logo uma conversa que durou por alguns mails. Fiquei esclarecido quanto à escolha - eu tinha apresentado dúvidas sobre os dois aparelhos que me pareciam melhor e ele aconselhou-me o Meridien Magellan Platinum.

E pronto, das conversas com ele fui confirmando a simpatia, conhecimentos e disponibilidade e, muito importante, senti logo uma certa empatia com ele porque as suas opiniões e forma de ver as coisas encaixavam perfeitamente no que eu sentia e pensava. Aquele tipo de opiniões e posicionamente que hoje nos vais afastando cada vez mais do pensar geral que se nota - sem dizer que o nosso era correcto e agora os outros estão errados mas nota-se que, devido à massificação, pessoas como o Pedro, eu, o Cláudio, etc... estamos cada vez mais em minoria na forma como encaramos o Geocaching (valorizar mais a Natureza, a aventura, a experiência, a história... e valorizar menos os patamares quantitativos, o contentor, o "limpar a área", os trackables...
jasafara
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes