• Anúncios

Um pouco de história...

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Um pouco de história...

Mensagempor lynxpardinus » quinta mai 27, 2010 12:48

Estava a procurar um outro assunto, quando tropecei no tópico de baixo.

http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?f=11&t=18&p=8938&hilit=100+caches#p8938

Acho que o destaque vai para a afirmação desesperada do MAntunes a dizer que já não tem caches para procurar num raio de 100kms...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Um pouco de história...

Mensagempor jasafara » sexta abr 19, 2013 10:22

Um dia destes tem de se fazer um apanhado de todos os tópicos com histórias/estórias.
Para já puxo este, com mais uma que já fez 10 anos.

Imagem

A partir daqui

Oh Manuel, conta lá? Então temos 24 caches em Portugal?

edit: Reparei que remete para o Navicache. Assim se calhar temos mesmo só 24 caches em Portugal...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor jasafara » sexta abr 19, 2013 10:32

Até Agosto de 2007 era assim que se tinha um ficheiro com todas as caches de Portugal? As geostats ainda não produziam o excel?
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta abr 19, 2013 19:57

jasafara Escreveu:Um dia destes tem de se fazer um apanhado de todos os tópicos com histórias/estórias.
Para já puxo este, com mais uma que já fez 10 anos.

Imagem

A partir daqui

Oh Manuel, conta lá? Então temos 24 caches em Portugal?

edit: Reparei que remete para o Navicache. Assim se calhar temos mesmo só 24 caches em Portugal...

Vês? Chegaste lá sem dicas. ;)

Inicialmente, os Buxleys Maps foram os primeiros mapas com caches georeferenciadas (ou seja, pontos). Nem a GroundSpeak tinha os pontinhos clicáveis no sítio. [}:)] Depois, o apetite comercial do nosso amigo Jeremias foi crescendo e começaram a haver problemas. Ver aqui a história contada por uma das partes mas pelo que sabemos do posicionamento da GroundSpeak, não deve ser muito diferente. Por isso, os Buxleys maps, desde 2006, só listam as caches do Navicache.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor MAntunes » sexta abr 19, 2013 20:11

jasafara Escreveu:Até Agosto de 2007 era assim que se tinha um ficheiro com todas as caches de Portugal? As geostats ainda não produziam o excel?

Não, esses eram os ficheiros de caches georeferenciadas, e em diversos formatos, que o geocacher de Castelo Branco, PauloJFMartins, disponibilizava à comunidade (*) - na altura ainda não era proibido disponibilizar dados da GS e de certa maneira, este episódio está ligado com o fim dos Buxley Maps (ou o fim das caches da GS, lá). Ele, o Paulo, foi um dos que contribuiu muito para o Geocaching em Portugal e a sua dádiva foi de grande valor. Tudo que sei sobre georeferenciação, Ozi Maps, etc... devo a ele. E penso que mais alguém aprendeu algo com ele - estou a lembrar-me de um famosa frase, num GeoMeetup de Lisboa, na Mexicana; "Olha o datuns.dat, ó totó!" ;).

O ficheiro de caches das GeoStats foi, desde o início, sempre em Excel e com a configuração muito parecida com a actual - agora tem mais algumas colunas mas a estrutura manteve-se.

(*)
"
GeoCachingPT.zip PauloJFMartins Aug 27, 2007
Coordenadas das 1329 caches existentes em território português à data de 2007-08-27. Este ficheiro contém ficheiros nos formatos OziExplorer (WPT), EasyGPS (GPX), Geocaching/EasyGPS (LOC), GPS Trackmaker (GTM), Google Earth (KML) e TomTom Overlay (OV2). Caches (discriminatóriamente) reservadas a membros Premium não estão incluídas.
"
Imagem
MAntunes
Extra Large

Mensagempor jasafara » sexta abr 19, 2013 21:06

A propósito do geocacher PauloFJMartins será pena se esta cache for arquivada...
jasafara
Extra Large

Mensagempor MAntunes » sexta abr 19, 2013 21:27

[off-topic]

Por algum motivo que desconheço, ele PauloJFMArtins (last visit Wednesday, 19 September 2012) afastou-se do Geocaching e abandonou as suas caches como os GreenShades (last visit Friday, 27 July 2012) fizeram. Só que com as dos "GS", a comunidade vai mantendo as suas caches e, por isso, ainda subsistem senão várias delas já não existiriam...

Quanto a esta cache, o PauloJFMartins poderia tê-la dado para adopção ou desistir dela, de vez, com eu fiz com a cache de Castelo Rodrigo, da mesma série, das Aldeias Históricas - e não foi porque não possa lá ir uma vez por ano, porque até fui lá recentemente certificar-me que o contentor não estava presente e a constituir-se em geolixo.

Penso que é preferível dar as caches para adopção ou acabar com elas de vez, retirando os contentores, ou certificando que eles não permanecem após a fim da cache. Eu prefiro a segunda opção.

[/off-topic]
Imagem
MAntunes
Extra Large

Um pouco de história...

Mensagempor lynxpardinus » sábado abr 20, 2013 12:52

Foi o Paulo que geo-referenciou todas as cartas M888, certo?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » sábado abr 20, 2013 13:19

viewtopic.php?f=7&t=63&p=3569&hilit=m888#p3569

É uma das particularidades (eventualmente arcaica mas interessante) do excel das caches das geostats. O trazer a referência à carta respectiva.
jasafara
Extra Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante