• Anúncios

Homenagem ao vosso fiel companheiro de caminhadas!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Homenagem ao vosso fiel companheiro de caminhadas!

Mensagempor rifkinda » segunda jan 21, 2013 07:28

Encontrei por mero acaso, esta fotografia num log,

Imagem

com a legenda:

Acompanharam-me ao longo da maioria das 400 caches
Esta "homenagem" pode parecer não fazer sentido :D, mas surpreenderam-me tanto em termos de resistência e conforto que resolvi mencioná-las neste log da cache #400! Naturalmente estas Berg já acusam sinais de desgaste, mas já não há em stock na S.Z.

e não pude deixar de sorrir!
Uma homenagem merecida sem dúvida! :-D

E vocês? Que características consideram mais importantes numas botas de caminhada? Que cuidados têm com elas, que vos proporcionam tantos quilómetros em paragens distantes?
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Homenagem ao vosso fiel companheiro de caminhadas!

Mensagempor lynxpardinus » segunda jan 21, 2013 10:02

Acho que sou um caso um pouco aparte porque não uso botas - normalmente, uso as minhas sapatilhas de trail, umas Salomon XA Pro 3D Ultra (o nome podia ser ainda maior...). Têm uma óptima aderência e maneabilidade, são leves (muito mais que quaisquer botas) e respiráveis (mais uma vez, não há comparação possível com botas), estão muito habituadas a lama e água (e secam mais rapidamente que botas). A única desvantagem é a maior probabilidade de lesões, mas, até agora (e já faço orientação com este género de sapatilhas há 10 anos) isso ainda não aconteceu.

Compro um par novo de 9 em 9 meses, mais ou menos, para minimizar a probabilidade de lesões nos joelhos por desgaste (é de recordar que corro cerca de 20 a 30 kms por semana com elas). Normalmente, o "par usado" fico como reserva (nomeadamente para geocaching mais "duro"... ou para quando as sapatilhas ficam dentro de uma mala que ainda está a viajar - como aconteceu este fim-de--semana).
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor RuiJSDuarte » segunda jan 21, 2013 11:01

Eu sou um caso ainda mais aparte! :)
Apesar de andar quase sempre de bike não me corto a trepar rochedos ou descer ravinas nessas condições.
As biqueiras das minhas shimano são bastante aderentes e dão perfeitamente para fazer umas escaladas, suaves. O único cuidado especial é não pousar completamente a planta do pé nos locais inclinados para não deslizar por ali abaixo.
A única cache que tentei e não consegui mesmo fazer foi a Kit de sobrevivencia na Peninha, fazendo a aproximação por cima... [:O]
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor scuz » segunda jan 21, 2013 21:41

@Lynxpardinus: andei recentemente a fazer uma prospecção para comprar uns Salomon (acabei por comprar uns mais modestos, não sei o modelo) e experimentei esses. O piso na loja é tudo menos agressivo mas fiquei agradavelmente surpreendido pelo conforto que o sapato proporciona.

@RuiJSDuarte: Apesar de usar uns sapatos com cleats do tipo bota, não inteiramente rígidos, não consigo andar normalmente com aquilo quanto mais estar a trepar. O facto dos clips estarem sobressaídos não me ajuda em nada o acto de caminhar....

Nao tenho nenhuma bota específica para caminhadas, a grande parte das caminhadas que faço costumam ser por estradões com um grau de dificuldade baixo. Quando abordo locais mais difíceis levo os sapatos de protecção que utilizo no trabalho, são algo desconfortáveis mas a sola é rija e ajuda nos terrenos incertos.
scuz
Regular

Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Mensagempor hfilipe » segunda jan 21, 2013 22:32

Rui, andar a trepar rochas com as sapatilhas de BTT é um desporto bem radical! Também já o experimentei de forma ligeira mas com bastante cuidado, mesmo com as minhas tendo um bom piso, bastante aderente. Mas o maior problema não é o piso mas o fato de terem a sola rija.

Quanto às botas de caminhada, as minhas foram compradas na Decathlon e são um dos modelos intermédios. Foram as primeiras (e únicas) que comprei, há uns 2 anos e já começam a ter sinais de desgaste, especialmente no interior, mas continuam confortáveis.

Apesar de não serem nada de especial, lembro-me que das primeiras vezes que as utilizei fiquei surpreendido com a aderência proporcionada, o conforto mesmo em caminhadas de várias horas e a impermeabilidade.
Já fizeram algumas dezenas de quilómetros pelos mais diversos pisos, já andaram em 2 GeoAcampamentos e nalgumas das caches mais míticas do Gerês.

Obrigado botinhas!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor sarateam » terça jan 22, 2013 11:22

Pelos vistos as minhas botas devem ser do outro mundo...
Foram compradas numa promoção,numa cadeia de lojas de desporto,há mais de 8 anos e não as consigo estragar ou romper.
Da marca Lafuma e com um peso que deve exceder os 300g cada uma tem sido muito boas,já gastei 3 pares de atacadores.
A parte exterior já está a começar a ter algum desgaste e a sola também um pouco mas,nada de especial.
São usadas principalmente no Inverno ou quando chove ou faz frio, quando vou para o mato denso, faça frio ou calor levo-as sempre.
Não consigo contar as vezes que já andaram no meio da lama e água e os pézinhos do menino sempre quentinhos e secos(a maior parte das vezes).
No verão uso uns Timberland que após 2 anos já tem quase a sola gasta e nem sofreram quase nada em comparação com as botas.(e custaram o dobro)
Na neve são do melhor e não ficam manchadas como umas que tenho mais recentes.
Aqui fica a minha homenagem as minhas botas
sarateam
Micro

Registado: quarta jan 26, 2011 13:23

Mensagempor rifkinda » terça jan 22, 2013 12:24

Confesso que tive alguma relutância em comprar as minhas primeiras botas de caminhada, porque tinha a mania que as sapatilhas que já tinha, chegavam. O Rifkind andou a chatear-me por bastante tempo, até um certo dia, em que estávamos na decathlon e me deixei convencer.
E depois disso, e de alguns kms nas pernas, percebi que foram uma óptima compra, essencialmente porque dão um bom andar e apoiam o tornozelo, evitando potenciais entorses.
Passei aliás, a usá-las também no dia a dia, quando tinha mais voltas para dar por Lisboa.

Já vou no 2º par, não porque as primeiras se tenham estragado, mas porque depois de tanta lama a fazer geocaching, ficaram com um ar "sujinho", e passei a usá-las apenas para geocaching. No início do mês, arrebentaram os atacadores pela primeira vez.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor alieri » terça jan 22, 2013 14:12

Tenho umas Salomon compradas numa promoção quando encharquei literalmente outras botas ao procurar uma cache no meio da neve, em Andorra.
Têm uma sola rija e cobrem o tornozelo, pelo que me sinto bastante protegido a saltar de calhau em calhau ou a descer sobre cascalho solto. De tal forma que já estranho quando não as levo calçadas nalgum trajecto mais manhoso.
Como estavam um pouco grandes quando as comprei, tenho usado umas palmilhas mais grossas de uns Timberland ou de uns ténis Adidas, já não dá para ver :)
Portanto ficaram ainda mais confortáveis.
Em termos de cuidados com elas, apenas o arejar normal quando chego a casa.
Se algum souber algum truque para tirar pingos de cerveja do goretex, dica aqui
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor PMARQUESLB » quinta jan 24, 2013 22:02

Boas noites. Eu sou o geocacher autor da foto-homenagem ao nosso calçado de geocaching. É com agrado que vejo que alguém partilha da minha opinião acerca doesta calçado especifico e da sua importância. Só uma pequena correcção, eu uso "sapatilha" e não "bota", embora na imagem seje perfeitamente normal que pareça uma "bota". Estarei mais exposto a lesões, mas é este tipo de calçado que eu prefiro. Como referi no log, elas já apresentavam o natural desgaste de muitos km's nos pés, pois a sola já não garantia a estanquicidade total... entretanto já adquiri outros também da marca Berg que espero durarem tanto ou mais que estas que estão na foto.
PMARQUESLB
Micro

Registado: quinta jan 24, 2013 21:54

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes