• Anúncios

Logs curtos e/ou só com siglas - porquê?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Alguns geocachers escrevem logs minimalistas, principalmente por:

Por não terem tempo.
0
Sem votos
Por preguiça.
2
13%
Por não terem jeito para escrever.
1
6%
Porque acham que os logs online servem apenas para contabilizar o número de caches encontradas.
8
50%
Por não saberem o que dizer.
2
13%
Outra opção.
3
19%

Total de votos : 16

Mensagempor rifkinda » terça jan 15, 2013 11:03

É cada vez mais comum, verem-se logs online muito curtos, ou apenas com siglas a agradecer a visita à cache, ou até mesmo só com um smile.
Qual será a principal razão para alguns geocachers logarem assim?
Deixem a vossa opinião na poll e se quiserem fazer mais algum comentário, fiquem à vontade.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Logs curtos e/ou só com siglas - porquê?

Mensagempor clcortez » terça jan 15, 2013 11:42

Aqui uma multi hipótese de resposta seria o melhor, mas acho que a principal razão é o hábito e costumes. Quem vai chegando vai vendo que os geocachers que já fizeram logs anteriores escrevem pouco e com siglas e fazem o mesmo por acharem normal e prático. Creio que a tendência é mais visível nas caches mais urbanas e "park and grab" porque são feitas para serem "mais uma", logo sem grande história para contar. As caches que envolvem mais aventura e um desafio maior têm normalmente logs maiores, mas ainda assim acredito que a maioria dos que fazem logs curtos o faz porque assume que o registo online serve essencialmente para resgistar o seu found, sem necessidade de contar aos outros como o conseguiu.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor geopate » terça jan 15, 2013 12:27

Pelo que noto, isto acontece muito em Geocachers novos no hobbie e parece-me que também na idade. Acho que não é outra coisa senão preguiça, com uma pitada de falta de hábitos de leitura e escrita. Há casos em que acompanhados de mais Geocachers, há um que faz um log bem descritivo da aventura e os outros tipo "caxe feita com o quim"...
Falta-lhes saber o trabalho que dá colocar uma Cache, falta-lhes pensar que (como já aqui disseram) os Owners destas não lhes estão a prestar um serviço por obrigação. Também acredito que passa muito por quem os introduziu no hobbie... faltou saber como passar o "testemunho".
Imagem
geopate
Large

Registado: segunda abr 28, 2008 12:06

Mensagempor RuiJSDuarte » terça jan 15, 2013 13:29

Concordo e muito com a prespectiva do Clcortez.
Ainda no outro dia fui dar uma volta pela zona da Excalibur em Sintra com um amigo do trabalho e uns dias depois ele disse-me "meu, fizeste um testamento do caraças...", fui ver e ele fez duas ou três linhas... e podem crer que sofreu para burro! :)
E é um tipo bem culto e interessado, com hábitos de leitura e outros. É assim... para ele é mais um found, num passeio e espero que em boa companhia (que é o que conta para ele). Talvez mude se alguma vez pensar em colocar uma cache.
Imagem
RuiJSDuarte
Large

Registado: domingo jan 10, 2010 18:20

Mensagempor jasafara » terça jan 15, 2013 21:05

Eu ia fazer um post longo a explicar a razão para eu escrever tanto nos fóruns e me atrasar tanto a fazer os logs, mas vou-me contrariar...
jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 16, 2013 02:38

Concordo muito com a opinião do Cláudio. Acho que, para muitos, e uma questão de "educação" - foi assim que aprenderam e vêem. Pensam que o log serve apenas para registar uma visita e não para também contar uma história. E, por outro lado, que historias há para contar em rápidas park & go?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » quarta jan 16, 2013 11:40

Mas uma coisa que eu faria (talvez noutro tópico) seria a pergunta exactamente inversa - logs maiores, porquê? Aquilo que, para mim, pode ser evidente, pode não o ser para outrém, e, se gostássemos que os geocachers escrevessem logs maiores, também teríamos que lhes explicar as razões para o fazer.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor TiagoGH » quarta jan 16, 2013 17:31

lynxpardinus Escreveu:Mas uma coisa que eu faria (talvez noutro tópico) seria a pergunta exactamente inversa - logs maiores, porquê?

Ui... as razões são tantas... que pela 2ª opção desta poll, não vou dizer quais são. TFTP :-) (thank u for the post)
TiagoGH
Regular

Registado: sábado nov 19, 2011 00:44

Mensagempor zipputzky » quinta jan 17, 2013 09:30

Concordo que seja, em alguns casos, uma questão de má aprendizagem por imitação e deixo a minha experiência pessoal para ilustrar:
Comecei a fazer geocaching quando estava de férias no Algarve. Fizemos algumas caches boas e, como tinha aprendido a pesquisar na net, fiz alguns logs mais ou menos longos.
De volta a Lisboa, com a pica inicial e por estar desempregado na altura, fiz tudo o que me apareceu à frente. Mesmo em caches "sem sumo" escrevia qualquer coisa sobre a busca até que comecei a reparar que os outros logs eram muito curtos. Como não queria ser o "freak" que faz testamentos quando tudo o resto são TFTC's comecei a limitar inconscientemente os logs.
Rapidamente percebi que os logs são também uma recompensa para os owners e voltei a escrever tudo o que me vem à cabeça sobre a caçada. Não fosse isso e continuava com logs de uma linha porque afinal é quanto basta para contabilizar mais um smile.

Escrito c'os polegares e enviado c'o indicador direito
zipputzky
Micro

Registado: segunda mai 16, 2011 20:28

Mensagempor CarlosDBG » sábado jan 19, 2013 21:34

Alguns escrevem logs minimalistas... pelo que tenho visto, na maioria novatos. Ainda não têm assimilado que os outros gostam de ler a aventura de como foi descobrir a cache. Eu pelo menos gosto de ler...
Mas o que mais me deixa frustrado e enraivecido, é deparar-me com logs longos, todos pipis... em modo copy/paste, por dezenas de caches! Estes são na sua totalidade feitos por geocachers "profissionais" que apenas logam para contabilizarem mais um found. Esses sim é que irritam!
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor rifkinda » quinta jan 24, 2013 10:20

E pouco mais de uma semana depois de ter lançado esta poll, a opção

Porque acham que os logs online servem apenas para contabilizar o número de caches encontradas.

vence com largo destaque e 53% dos votos.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor scuz » quinta jan 24, 2013 21:31

Sendo um rookie e com experiência reduzida votei em outras e fundamento o meu voto com algo que vi. Em Agosto passado fui ao BTC feito no âmbito da Geocoinfest cujo roteiro englobava meia dúzia de caches escolhidas a dedo. Após o found e enquanto nos dirigíamos para o local do GZ da cache seguinte tive a oportunidade de ver algumas pessoas a fazer os logs em directo quer fosse via telemóvel ou por tablet. A facilidade com que se pode aceder à página da cache e fazer o log é a meu ver potenciador dos logs curtos e fugazes. O advento da tecnologia e a massificação dos aparelhos acredito que promovem tal acontecimento. Atenção que eu não sou nenhum exemplo até porque a minha veia literária é fraquinha.

No entanto e depois do resultados e das respectivas justificações o voto da maioria faz sentido. É como a experiência dos macacos com a banana no topo da de uma forma auto-didacta podem existir formas de estar menos correctas que acabam por não ser corrigidas.
scuz
Regular

Registado: sexta mar 16, 2012 22:59

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes