• Anúncios

Caches de morte!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches de morte!

Mensagempor José Carvalho » domingo mar 18, 2012 10:45

Bom, ontem á noite tentei procurar informações ou logs de geocachers que fizeram caches perigosas e puseram em causa a integridade física, ou até mesmo a vida, ou até mesmo morrerem! [V] Mas não encontrei nada! [V]
Será que alguém me pode dizer se alguma vez no planeta, uma cachada radical (Terreno [*5], por exemplo ) , teve um desfecho trágico? [:O]
José Carvalho
Micro

Registado: sábado dez 03, 2011 12:57

Re: Caches de morte!

Mensagempor hfilipe » domingo mar 18, 2012 12:05

Não foi a primeira e não me parece que seja a última morte que ocorre enquanto se pratica geocaching. Nem sequer é preciso ser numa cache de terreno [*5].
Na Alemanha um geocacher morreu numa [url]cache[/url] que aparentemente não era perigosa e a pessoa em questão dizem que era cuidadosa. Podes ver mais informação no forum oficial da GS.

Cá em Portugal, lembro-me do caso da A Queda de Sonho, esta sim, Terreno e Dificuldade [*5], em que uns geocachers não fizeram o trabalho de casa, meteram-se ao caminho feito "heróis" e arriscaram demasiado. Parece que até um cabo USB serviu de corda improvisada. O mais caricato foi desancarem malcriadamente no owner, nos logs de DNF que fizeram. Se os fores ler já estão bastante mais "suavizados".

Se pesquisares no google por "geocaching death" devem-te aparecer mais alguns casos.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor lynxpardinus » domingo mar 18, 2012 15:40

Sim, e há também mais um par de casos na América do Norte - salvo erro, um no Canadá e outro nos EUA. Ambos relacionados com quedas. Não me lembro dos detalhes.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor rifkinda » domingo mar 18, 2012 15:43

Lembro-me também do caso de uma perna partida na cache das Buracas, distrito de Coimbra.
Nesse caso, não penso que a cache seja tão perigosa assim, mas claro que podem acontecer acidentes. Um pé que foi mal pousado, um terreno que não se confirmou se era firme, antes de colocarmos o nosso peso todo em cima dele, etc.

Acima de tudo, há que ter muita precaução e ter a consciência de voltar para trás, quando achamos que já chegámos ao nosso limite.
Não ir a caches mais complicadas sozinho, é outro bom conselho. Ou pelo menos, avisar alguém para onde fomos, para o caso de não regressarmos a casa.
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » domingo mar 18, 2012 15:47

Sem contar com aquelas que eu acho que são as mais perigosas de todas - as caches fáceis que estão colocadas em rails em estradas onde seja fácil registarem-se velocidades elevadas ou de visibilidade reduzida.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor hfilipe » quinta set 13, 2012 16:57

Mais um infeliz caso de um geocacher que morreu enquanto jogava.
Parece que ao subir uma árvore para fazer uma multi adoeceu, caiu e morreu no local.
A notícia está aqui (em holandês): http://www.regiohoogeveen.nl/news/21984 ... eveer.html

A cache onde aconteceu o trágico acidente foi a GC3JAJH que entretanto foi arquivada.
Editado pela última vez por hfilipe em quinta set 13, 2012 17:00, num total de 1 vez.
hfilipe
Extra Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta set 13, 2012 17:00

Segundo um post do Kelux na página brasileira de Geocaching no Facebook, um geocacher holandês de 62 anos morreu neste acidente, ao cair de uma árvore quando fazia geocaching.

http://www.ad.nl/ad/nl/1012/Nederland/a ... ijdt.dhtml
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor geo-amd » quinta set 13, 2012 21:28

Deve ser horrível alguém ter um acidente grave ou fatal numa cache nossa. A decisão de arquivar será provavelmente imediata, sem ser necessário um revisor intervir.

Agora ouve-se falar nestes acidentes no geocaching ao ritmo de cerca de 1 por mês. Mesmo assim, são acidentes muitos raros. Estou sempre a ouvir dizer que onde acontecem acidentes fatais com maior frequência é em casa, em primeiro lugar na cozinha e logo a seguir na casa de banho.

Alias, fazendo uma procura rápida na net: http://www.ehow.com/list_6833182_top-10 ... s-home.htm
Fatal accidents within the home are a leading cause of death in the United States.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor patinhofeio » quinta set 13, 2012 23:58

Boas.
Na minha opinião, cada owner é livre de decidir o futuro das suas caches.
No caso em concreto, julgo que subir a uma árvore de noite não terá sido a melhor opção da vítima.
O aviso de que quem subir está por sua conta e risco está presente na página.
Como já disse em outro local se vamos arquivar todas as caches potencialmente perigosas acaba-se o geocaching.
Infelizmente, para falecer basta estar vivo, e até numa cache terreno 1 se pode desmaiar, bater com a cabeça e falecer.
Esta é uma noticia de um trágico acidente que infelizmente ceifou a vida de um colega nosso, mas daí a responsabilizarem o owner não tem qualquer sentido.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor hfilipe » sexta set 14, 2012 10:17

Acho que ninguém está a responsabilizar os owners pelo sucedido, cada um que deve zelar pela sua própria segurança quando vai procurar caches. Sejam as que estão num rail de estrada, sejam as que exigem equipamento de escalada.

Que a cache deixe de fazer sentido para o owner quando ceifa uma vida parece-me normal e por isso são arquivadas.
hfilipe
Extra Large

Mensagempor geo-amd » sexta set 14, 2012 10:56

É isso. Eu estava a querer referir o efeito psicológico doloroso sobre o owner, que é algo de que geralmente não se fala.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » sexta set 14, 2012 20:53

Para um owner deve ser uma experiência terrível. Absolutamente traumática.
lynxpardinus
Moderador

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes