• Anúncios

A Língua na informação das caches.

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor Psipsina » sábado jul 28, 2012 08:38

Olá

provavelmente este tópico já foi mais do que debatido. Mas hoje estou especialmente "marafada" pois ao fazer uma pesquisa de caches em Dinamarca, reparo que existem muito poucas traduzidas para Inglês e quando contato alguns owners, a resposta é, de uma forma geral, Caches na Dinamarca, só em Dinamarquês. E manda-me fazer a tradução no Google. Mas afinal isto é um jogo mundial ou não?
Foi um desabafo

Cumprimentos

Psipsina
Psipsina
Micro

Registado: terça fev 01, 2005 11:17

Re: A Língua na informação das caches.

Mensagempor SandroD » sábado jul 28, 2012 11:37

Pois é chato, porque quando se viaja normalmente faz se uma PQ e vê se as listings no gps e nesse caso não há google para ninguém!
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor lynxpardinus » sábado jul 28, 2012 12:02

Esse e um problema recorrente... E uma situação que já praticamente todos tivemos que enfrentar. E não há grande solução, acho.

O máximo que pudemos fazer e garantir que as caches que temos estão traduzidas...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor MAntunes » sábado jul 28, 2012 13:59

Penso que se pode fazer um pouco mais do que, obviamente, termos as nossas caches disponíveis aos estrangeiros. Viajo muito pouco, mas quando preparei a minha ida a Munique, ignorei as caches que não tinham texto em inglês.

Devido aos meus gostos pessoais, ao tempo disponível e à meteorologia (foi na altura em que houve grandes tempestades de vento por toda a Europa central, com muitos aeroportos fechados e as pessoas eram aconselhadas a não sair) , só visitei uma cache na 'Floresta Negra' que loguei em inglês (não fui para a Alemanha logar em português como alguns alemães vem cá logar em alemão) e esse facto foi apreciado pelo owner que me agradeceu ( em inglês ) e trocámos alguns mails, tendo ele até completado a história sobre o tema da cache que visitei (um crucifixo cravado numa árvore e posteriormente envolto pelo tronco da mesma, evocativo dumas vítimas da II GG cujo avião se despenhou ali.)

Preocuparmo-nos em que todos os visitantes das nossas caches as possam compreender e os visitantes preocuparem-se em que os owners compreendam o que escrevemos, provoca este tipo de reciprocidade que é agradável para ambas as partes.

É o que farei de novo, quando a oportunidade surgir.

[modo evil on]Mas se vir alguma cache que talvez gostasse mesmo de visitar, devido à sua localização e atributos mas não percebo o que lá diz, talvez coloque uma note em português a dizer que gostaria de a visitar mas não o pude fazer porque não compreendo o que lá está escrito - assim, os owners que não se importam com os visitantes de fora, podem ir ao google tradutor também.[modo evil off]
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor hfilipe » sábado jul 28, 2012 16:09

Já é um problema antigo e que se nota especialmente em alguns países (Alemanha e Áustria, vêm-me logo à cabeça). Não sabia que a Dinamarca também era assim. Deve ser o ar daquela zona. :twisted:
Tens duas soluções: Tradutor do Google e "papinha" feita toda em casa ou a hipótese MAntunes (vais só às que têm listing em inglês). Se optares pela primeira, podes responder à letra e escrever os logs em português!

Em todas as minhas caches tenho o cuidado de escrever as listings em português e inglês.
Nos logs que faço de caches no estrangeiro escrevo na língua do país ou em inglês.
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor Psipsina » domingo jul 29, 2012 18:31

Pois,

mas torna-se complicado pois quando tento traduzir no google, não dá grande coisa, especialmente nas mistério. E estes owners são todos senhores com finds acima de 3000 caches, ou seja, correm a europa, e devem gostar de encontrar informação em Inglês. Acho de um grande egoísmo mas enfim, não há nenhuma regra que diga que a informação deva estar na língua original e em inglês.

Recebi resposta de alguns owners que me dizem que mandam a informação em Inglês, mas outros mandam-me ir ao google.

Enfim, nestas coisas, nós, os Portugueses somos bem mais acolhedores.

obrigada pela vossa opinião

psipsina
Psipsina
Micro

Registado: terça fev 01, 2005 11:17

Mensagempor SandroD » segunda jul 30, 2012 18:20

Pois ainda à uns dias estive a ver umas caches na Bélgica, devido a uma possível viagem lá e desisti de procurar caches em inglês! -_- é que nem a porra da hint [:(!]
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor rifkinda » segunda jul 30, 2012 21:02

Podem ver isso como uma boa oportunidade para aprenderem uma nova língua. Eu fiz isso na República Checa. Aprendi o suficiente para me safar a ler dicas em checo. :wink:
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes