• Anúncios

Respeitar o estado de cache indisponível

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Respeitar o estado de cache indisponível

Mensagempor SandroD » domingo mai 27, 2012 20:04

Uma pergunta sincera e ser ser critica, mas o pessoal que tem um "log later" tão grande consegue se lembrar da dita cache? ainda mais quando são centenas ou milhares de caches por logar. Ou acaba por ser uma mensagem geral para grande parte das caches?
Imagem
"Muito do que lhe foi ensinado já foi, um dia, a visão radical de indivíduos que tiveram a coragem de acreditar que o que sua mente e coração diziam era verdadeiro, ao invés de aceitar as crenças comuns de sua época "
SandroD
Small

Registado: quarta dez 15, 2010 22:49

Mensagempor patinhofeio » segunda mai 28, 2012 00:03

Torgut Escreveu:...Para mim escrever um log é parte integrante do acto de procurar uma cache, logo, para ser feito mais ou menos ao mesmo tempo. É o segundo acto da mesma peça de teatro. Se não tenho tempo para escrever logs, é porque também não tenho tempo para procurar caches. Isto até por uma questão de respeito para com o owner, que merece os logs a tempo e horas.

Boas.
Poderá ter alguma lógica, mas julgo ser preferível um log com 6 meses de atraso que um log temp. Esses sim, são completamente desnecessários, já que apenas servem para incrementar o contador.
Como owner, aborrece-me mais ter um log minimalista ou log temp que ter o logbook cheio de logs sem registo online.
Não vejo qualquer desrespeito pelo owner quando não se regista uma cache online. Aliás, tenho visto bastante gente a visitar os locais, registar no logbook e ficar-se por aí. A ideia de uma geocache é levar as pessoas aos locais, o registo online é apenas para alimentar guerrinhas e disputas absurdas em torno dos números.
SandroD Escreveu:Uma pergunta sincera e ser ser critica, mas o pessoal que tem um "log later" tão grande consegue se lembrar da dita cache? ainda mais quando são centenas ou milhares de caches por logar. Ou acaba por ser uma mensagem geral para grande parte das caches?

Eu só posso falar por mim.
Da vez que tive mais logs em atraso, foram cerca de 120. Desses 120 logs, mais de metade foi em PT's. Se me lembro de todas as caches de um PT? No geral lembro-me e coloco uma frase específica sobre a cache(através de notas pessoais que coloco quando a acho), mas mesmo quem loga no dia do achamento não faz um log individual para cada uma delas, é mais copy paste, alguns até na cache bónus.
De caches individuais, julgo lembrar-de de praticamente todas as que fiz. Á sua maneira, cada found ficou registado, e ao ler o log, facilmente identifico a cache e o que vivi ao visitá-la.
Este comentário apenas expressa o meu ponto de vista e não tem qualquer intenção de criticar um ou outro ponto de vista.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor Torgut » segunda mai 28, 2012 05:49

SandroD Escreveu:Uma pergunta sincera e ser ser critica, mas o pessoal que tem um "log later" tão grande consegue se lembrar da dita cache? ainda mais quando são centenas ou milhares de caches por logar. Ou acaba por ser uma mensagem geral para grande parte das caches?

A bem da verdade tenho que dizer que uma criatura que bom asco me cria no panoramada chamada "comunidade de geocachers portugueses" faz logs com meses de atraso e não são nada maus. Claro que me refiro aos que recebi nas minhas caches.

patinhofeio Escreveu:
Torgut Escreveu:...Para mim escrever um log é parte integrante do acto de procurar uma cache, logo, para ser feito mais ou menos ao mesmo tempo. É o segundo acto da mesma peça de teatro. Se não tenho tempo para escrever logs, é porque também não tenho tempo para procurar caches. Isto até por uma questão de respeito para com o owner, que merece os logs a tempo e horas.

Boas.
Poderá ter alguma lógica, mas julgo ser preferível um log com 6 meses de atraso que um log temp. Esses sim, são completamente desnecessários, já que apenas servem para incrementar o contador.
Como owner, aborrece-me mais ter um log minimalista ou log temp que ter o logbook cheio de logs sem registo online.
Não vejo qualquer desrespeito pelo owner quando não se regista uma cache online. Aliás, tenho visto bastante gente a visitar os locais, registar no logbook e ficar-se por aí. A ideia de uma geocache é levar as pessoas aos locais, o registo online é apenas para alimentar guerrinhas e disputas absurdas em torno dos números.

Por partes:

1) Verdade, mas ambas as coisas são más e evitáveis, por isso creio ser desnecessário hierarquizar-se como se uma fosse desculpável e a outra um mal menor. Não, são dois males.

2) O desrespeito é evidente: primeiro, a leitura dos logs é o único prazer usufruido por um owner que investe tempo, dinheiro e trabalho na criação de uma cache. Pode havê-los tão generosos que não pensam nessas coisas, mas sem dúvida que os logs são o pagamento tacitamente combinado para o trabalho de criar uma cache. Segundo, os logs são um termómetro técnico para um owner... permitem ajustar problemas não previstos, perceber se os rating de terreno e dificuldade estão actualizados, acorrer ao local em caso de problema com a cache, etc. A gente que visita os locais e não faz logs está a desrespeitar tudo isso, e, decididamente, não me merecem respeito algum, sendo que, adicionalmente, estão a desrespeitar mais duas coisas: primeiro, os outros geocachers todos, que bebem informação nos logs (e não estou a falar apenas de ter dicas que facilitem, mas de casos em que a cache pode apresentar problemas/perigos inesperados); segundo, o mecanismo do jogo como lhes foi explicado no dia em que pensavam que GPS's eram só para manter carros, aviões e navios na rota certa.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor patinhofeio » segunda mai 28, 2012 11:32

Boas.
São opiniões, que embora divergentes da minha, respeito de igual forma.
Como owner, gosto de receber bons logs, mas se fosse esse o meu "pagamento", por certo já estaria em falência técnica.
Se encontro uma cache com problemas, apesar de não ter o log de found, envio um mail ao owner, ou faço uma post note.
A questão de "se não tens tempo para os logs não tens tempo para cachar" é discutível. Num fim de semana em que vão geocachers a caches em que é necessário material específico, ou implica uma grande caminhada e convém ser em grupo não se podem desperdiçar ficando em casa a fazer logs.
Já no inverno ou em dias de chuva, não é agradável andar na rua às caches, e o tempo pode ser ocupado recordando e revivendo as aventuras dos founds efectuados.
Como em tudo, é praticamente impossível haver consenso de ideias entre todos. Num ou noutro ponto, todos nós cometemos pequenos delitos. Importa pois fazer o melhor, e esperar que isso influencie os outros a procederem da mesma forma.
Se gosto de ter logs em atraso? Não gosto, mas como disse, entre aproveitar um grupo e o material para uma cache ou ficar em casa a logar, prefiro ir para o terreno cachar.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor clcortez » segunda mai 28, 2012 18:27

Torgut Escreveu:
clcortez Escreveu:É sabido aqui neste fórum que normalmente há um largo período de tempo entre eu encontrar uma cache e fazer o respectivo log online. Para que conste, neste momento o log mais atrasado que tenho (a par de outros) é de 2005, portanto, cerca de 7 anos.

É sabido é como quem diz. Cada um saberá da minha vida. Para mim, mais de 24 horas de atraso e já me começa a dar comichão. Geralmente termino todos os logs no dia do achamento.

Para mim escrever um log é parte integrante do acto de procurar uma cache, logo, para ser feito mais ou menos ao mesmo tempo. É o segundo acto da mesma peça de teatro. Se não tenho tempo para escrever logs, é porque também não tenho tempo para procurar caches. Isto até por uma questão de respeito para com o owner, que merece os logs a tempo e horas.

Ora nem mais, acabaste por chegar lá.:)
Se ao fim de 9 anos tenho apenas uma meia centana de caches encontradas, se calhar é porque também não tenho muito tempo para as encontrar!;)

Ninguém quer saber da tua vida, acho. Por acaso até nem me parece desinteressante, pelo menos lendo aquilo que partilhas sobre parte da tua vida nos teus blogues. O que quis dizer foi que neste fórum já foi abordado no passado mais que uma vez o facto de eu não ter os logs em dia.
Que não o faço de propósito, também é sabido. Que gosto de escrever nos logs, também é sabido. Que não quero andar a fazer caches de empreitada e por isso as aventuras em cada caçada são sempre longas e por isso têm logs longos, alguns sabem. Que prefiro isso a escrever umas linhas sem interesse, também já o disse acima.:) Mas não é por falta de consideração com o owner que nao o faço logo, até porque se a cache precisar de algo faço questão de chegar essa informação ao owner.
E sim, o log online faz parte do processo, sem isso o resto nao faz sentido, assim como não faz sentido logar online uma cache que não se encontrou. Mas isso já era outra discussão.... :twisted:

Agora, procurar caches indisponíveis? Só se estiverem assim e o seu estado não estiver actualizado, quer por desleixo do owner em actualizar o estado, quer por que alguém entretanto fez a devida manutenção.
clcortez
Extra Large

Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Mensagempor Joao Narciso » terça mai 29, 2012 08:03

Boas

Recentemente fiz um log de meu filhote (ajudei) de 2006, tinha ele apenas 4 anos, está com 8 anos neste momento e fez questão agora que reiniciei o geo em ter um nick dele, até porque navegava já na net melhor que muitos adultos( apesar de ser controlado por mim)!

Fez esse log porque esteve presente e ajudou nessa altura a achar o seu tesouro algo que deu que falar para ele durante muitas semanas, retirou de lá (out) um caracol de plástico que era o seu tesouro favorito!

Provavelmente não o deveria ter feito, bastava lá voltar com ele e faria um log actual.

Este assunto era de muito fácil solução, ... aceito que o owner goste de ter os logs em dia, os feedback das caches etc, sim é uma questão de respeito e sentido correcto da actividade, aceito que algumas pessoas têm falta de tempo (cada qual sabe de si) mas esta actividade é social, não só individual, a minha liberdade acaba onde começa a dos outros, ambas devem ser respeitadas, mas existem regras, éticas, comportamentos mais correctos e outros menos, daí ... bastava um simples filtro ... nos logs automáticamente, não deixava fazer logs anteriores por exemplo a 1 mês e ponto final, as pessoas teriam de manter seus logs em dia, essa regra cumpria-se e acabou, também não tenho tempo para pagar imposto e ou arranjo tempo ou sou multado!

Respeitem a comunidade Geo e serão respeitados como praticamentes e como individuos!
Aka João Narciso, Geocaching BTT Rio Azul, FB Joao Narciso
Membro fundador dos: GOLFINHOS BTT Rio Azul

Imagem Imagem

ImagemImagem
Joao Narciso
Small

Registado: quinta mai 17, 2012 01:11

Mensagempor Pcalisto » quinta mai 31, 2012 11:41

Já tenho pensado bem nesse assunto... O certo é que já não é a primeira vez que vou a caches que estão desactivadas e as encontro de perfeita saúde!

Depois de dois casos muito juntos, às portas de casa, se encontrar alguma desactivada vou lá na mesma. Com essas minhas visitas os owners, que eventualmente passariam na cache quando pudessem, reactivaram-nas depois do meu log que confirmou que as caches lá estavam e recomendavam-se. Uma e outra

Já apanhei algumas em que havia pedidos de manutenção por "isto ou aquilo" e estavam desactivadas e ao chegar ainda estão em boas condições. E depois há aqueles casos em que são desactivadas para "averiguações" e nunca mais é feita a manutenção, e a cache que supostamente desapareceu até está lá. Falta falar dos casos em que são feitas manutenções e não são reactivadas....

Por isso tudo também vou às desactivadas... Muitas vezes não custa nada...
Imagem
Pcalisto
Small

Registado: segunda mai 30, 2011 11:06

Mensagempor Torgut » sexta jun 01, 2012 22:14

Joao Narciso Escreveu:bastava um simples filtro ... nos logs automáticamente, não deixava fazer logs anteriores por exemplo a 1 mês e ponto final, as pessoas teriam de manter seus logs em dia, essa regra cumpria-se e acabou, também não tenho tempo para pagar imposto e ou arranjo tempo ou sou multado!

Seria só mudar a data do found, no big deal.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes