• Anúncios

Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor rifkinda » sexta mai 25, 2012 10:10

Estava ontem a falar com um amigo geocacher, que é pai há 11 meses e que já há uns tempos largos que não faz geocaching e falámos sobre a partir de que idade é que as crianças começam a gostar de ir em busca de caches.
Li recentemente que o ppereira costuma fazer geocaching em grupo e que levam uma criança de 5 anos. A partir dessa idade já gostam de ir?

Qual é a vossa experiência como pais?

Ele quer retomar a actividade, mas apenas quando o filho realmente tirar algum gozo disso também e tiver noção do que está a fazer.
rifkinda
Moderador
 
Mensagens: 8734
Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor clcortez » sexta mai 25, 2012 10:37

Rita, isso passa-se um pouco comigo também.
A Matilde já tem mais de 4 anos e começa a perceber bem como as coisas funcionam. Parece-me uma boa altura para voltar a praticar geocaching em família. Assim como para ir a parques temáticos, viagens de lazer, etc.
Antes disso temos que ter consciência que a criança não terá noção das coisas nem desfrutará do que se lhe está a "oferecer".
Avatar do Utilizador
clcortez
Extra Large
 
Mensagens: 1707
Registado: terça nov 04, 2003 22:44

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor jasafara » sexta mai 25, 2012 11:10

Os parques temáticos também são giros. A partir de 4/5 anos já gostam de ir. Não podem é andar em metade das coisas. Assim o pai aproveita para brincar nas montanhas russas e afins, enquanto a mãe se fica a afligir com a criança :) (o problema é quando a mãe também gosta...) Depois temos de lá voltar aí pelos 13-14, para nos divertirmos com o adolescente enquanto a mãe se aflige pelos dois ;)) (estou quase nessa fase :D)
jasafara
Extra Large
 
Mensagens: 3149
Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor lynxpardinus » sexta mai 25, 2012 13:45

Estou muito habituado a ver pais com "texugos" de 1 ou 2 anos nas mochilas nas provas de orientação (claro que não vão a correr). Não sei se os miúdos se lembrarão no futuro, mas parecem bem divertidos...
Avatar do Utilizador
lynxpardinus
Moderador
 
Mensagens: 4597
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor ppereira » sexta mai 25, 2012 17:59

Faço Geocaching com o Rafael desde que ele tem 2 meses de vida
Nunca foi um problema, claro que por vezes houve caches que não pudemos fazer - caches com terreno mais alto em que era complicado levar uma criança mais pequena, mas tenho grandes vitórias que ele conseguiu:
[*]1711 Paderne
[*]The Waterfall [Pitões das Júnias]
[*]Ursa [Sintra]
[*]Arco da Pombeira
[*]Half Mountain

E mais recentemente: Formosinho ou Bartolomeu's Treasure

Se no início éramos nós os pais que o levávamos, há uns anos (2/3) que ele quer encontrar os tesouros, e fica chateado quando não encontra presentes (que ele goste) dentro da cache, atenção - que uma geocoin pode não ser um item de troca que ele aprecie, um gormiti ou um lego são os preferidos.
No entanto sempre foi o contacto com a natureza e o ar livre que nos levou a nunca abdicar da presença do Rafael na procura das caches. Para nós como pais nunca foi o facto do Rafael encontrar a cache o ponto principal, o objectivo foi o desfrutar de todo o ambiente que o envolvia.

O gozo de encontrar uma cache só apareceu depois, aí para os 3/4 anos...
Mas é um gozo tremendo poder leva-lo. Neste momento tem 5 anos.

Sempre que me perguntam se as crianças devem participar destas actividades a minha resposta é sempre a mesma: SIM, os pais que façam o esforço para que eles desfrutem à maneira deles

Tremelgo nas Alturas - Neste dia só pudemos ir embora depois de ele subir...
Nesta foto tinha acabado de fazer 4 anos de idade
Imagem
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
Avatar do Utilizador
ppereira
Regular
 
Mensagens: 393
Registado: segunda mar 05, 2007 23:18
Localização: Pinhal de Frades - Seixal

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor timearth » sexta mai 25, 2012 21:19

Fizemos a nossa primeira cache em 2007 e o nosso João tinha 3 anos e a nossa Joana 11
Ao longo destes anos tem feito grande parte das caches connosco.
Vamos fazendo as coisas de forma cientifica [:o)] [:D] :clap: a um ritmo que eles nos acompanhem.
Níveis de dificuldade, caminhadas longas, curtas bla bla bla bla tudo é pensado de forma a que eles nos surpreendam
Daqui a uns anos vamos ver se eles ainda nos levam a nós.
Já os estou a ver dizer (é melhor deixar os velhotes em casa que eles só atrapalham nas caminhadas longas :D )
timearth
timearth
Regular
 
Mensagens: 204
Registado: sábado mai 12, 2007 22:20
Localização: queijas

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor Verdolas » sexta mai 25, 2012 22:45

Quando nos iniciámos no Geocaching, um dos nossos rebentos tinha 8 anos e o outro apenas 1 ano e meio.

O mais velho, depressa se tornou o mais aficcionado da família, divertindo-se imenso tanto a explorar o site, como no terreno.

O mais novo, no início, apenas nos acompanhava, sem se aperceber muito bem do objectivo das nossas actividades.

Penso que por volta dos 3 anos começou a apreciar fazer trocas de objectos, quando aparecia algo que lhe agradava.

Por volta dos 4 anos percebeu basicamente as regras da "caça ao tesouro" e as dicas quando eram simples. Foi preciso "dar uma ajudinha", disfarçadamente, para ele ter o prazer de encontrar algumas caches e sentir maior satisfação na "caçada". Mas com 4 anos e meio ele encontrou mesmo uma cache que estávamos os 4 a procurar...estava ao nível dos olhos dele e não dos nossos! [:D]

Agora tem 5 anos e diz que gosta de encontrar caches, principalmente se tiverem "carrinhos" para poder enriquecer a sua garagem! ;))
Avatar do Utilizador
Verdolas
Regular
 
Mensagens: 334
Registado: sexta jul 03, 2009 15:18

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor carolangelpaul » sábado mai 26, 2012 17:41

A partir do momento em que ganham mobilidade e começam a andar.

Tudo o que for contacto com a natureza ao ar livre (jardins, parques, campo, etc.) é muito útil para o seu desenvolvimento e crescimento.
It's not always the find that brings the smiley. [:)]
It's not about the number you've found.
It's about the fun you had along the way.

The only numbers that matter are the friends you make!
It's all about the journey, the challenge, and enjoying the outdoors!

Paulo aka paulohercules
Avatar do Utilizador
carolangelpaul
Regular
 
Mensagens: 337
Registado: sábado mai 19, 2007 21:26
Localização: Oeiras & Thomar

Re: Crianças e geocaching - a partir de que idade?

Mensagempor Jesus » sábado mai 26, 2012 22:39

A minha filha Lara, tem agora 4 anos, e apesar de já nos ter acompanhado em várias cachadas em mais tenra idade, julgo que só recentemente começou a entender e interessar-se pela prática do geocaching, porém apesar de não saber contar, o que dificulta entender as indicações de aproximação à cache (metros até ao GZ), dadas pelo gps, gosta de seguir a direção da seta (literalmente), bem como procurar pela cache, quando lhe damos as indicações do jogo do frio e quente. Os itens para troca que por vezes encontramos nos containers, e o facto de eu permitir que a Lara faça um desenho seu após o meu log, após a minha assinatura no logbook, são duas situações adicionais que ela também aprecia.

Julgo que a grande maioria das crianças apreciam passeios ao ar livre, com um grupo propicio à paródia, e sempre que envolva brincadeiras múltiplas.
Imagem
Avatar do Utilizador
Jesus
Regular
 
Mensagens: 488
Registado: quinta jul 26, 2007 11:14
Localização: Faro


Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

cron