• Anúncios

Atribuição de terreno 5 a caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Re: Atribuição de terreno 5 a caches

Mensagempor allien » sexta Oct 29, 2010 11:42

A minha contribuição.

Necessidade de material específico:
-Escalada
-Espeleologia
-Mergulho autónomo
-Barco a remos ou a motor
-Outros do mesmo género
Dificuldade 5*

Todas as outras, atribuição de dificuldade até ao máximo de 4,5*

Pelo menos quando fizéssemos a selecção das "caches" a visitar, já saberíamos que naquelas, e para a maioria dos "geocachers", só a nossa boa vontade não seria suficiente.
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor Maxado » sexta Oct 29, 2010 13:26

Ora vejamos então opiniões.

Uma cache que esteja numa ilha, em que:

1ª hipotese - teremos que fazer uma boa distância de barco para chegar a ela;

2ª hipotese - teremos que percorrer uma estrada de terra batida com 3,5 km com subidas e descidas um pouco ingremes, em que o terreno varia conforme as condições climatéricas e tanto pode ser feito com um ligeiro (com muito jeito...) ou apenas a pé e posteriormente terão que se fazer uns 5 a 7 metros a nado ou com algo que flutue até chegar a ela;

Já na ilha, o terreno não é nada de mais e arrisco dizer que os metros circundantes à cache serão de um terreno 2.

Que classificação dar a esta cache?
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.
Mas acima de tudo diverte-te e boas cachadas.

Imagem
Maxado
Regular

Registado: quarta jul 01, 2009 13:21

Mensagempor allien » sexta Oct 29, 2010 14:02

Dificilmente se conseguirá "limpar" toda a subjectividade desta questão. Porque o próprio avaliador irá "imprimir" algo de si próprio na atribuição da dificuldade.

Mas no primeiro caso diria que é terreno 5*

No segundo e pelo que está transcrito abaixo:

Q: "How easy is it to find the cache?

A: Finding this cache requires very specialized knowledge, skills, or equipment. This is a serious mental or physical challenge."

seria terreno 2*.

E passo a explicar.
No formulário, sobre a dificuldade do terreno para submissão de uma "cache", basta a resposta `pergunta "Q" ser a resposta "A" para que ela seja avaliada como 5*.
Portanto no 1º caso necessitarias de equipamento específico, logo dificuldade 5*
No 2º caso, e aqui entra a subjectividade referida no início, não me parece que para "terão que se fazer uns 5 a 7 metros a nado ou com algo que flutue até chegar a ela;" seja necessário "very specialized knowledge, skills, or equipment".

Acabei de mudar de ideias e não estou para reformular o "post" :? Se nadar é uma "skill" e uma jangada um "equipment", então são os dois casos de tereno dificuldade 5* ;))
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor Maxado » sexta Oct 29, 2010 14:13

Sim, nadar é uma "skill" e jangada, prancha, ou o que quer que seja é um "equipment".
Disso não tenho duvida, mas coloca-se ainda a questão de que na segunda hipotese além do nadar, tens o caminho até à travessia maritima, em que se apanhares mais um ou dois dias com chuva como hoje, o melhor é levares algo TT com kit de unhas incluido ou então dás corda aos sapatos e montas-te neles... Sempre são 3,5 km não muito agradaveis de fazer com lama...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.
Se tudo o resto falhar ou precisares apenas de companhia ou conhecer pessoal, passa por aqui.

Imagem
Maxado
Regular

Mensagempor CPTeam » sexta Oct 29, 2010 14:45

Discordo dessas avaliações:
Maxado Escreveu:Sim, nadar é uma "skill" e jangada, prancha, ou o que quer que seja é um "equipment".

Alargando um pouco os horizontes, saber ler, escrever, operar com o GPS ou conduzir também podem ser consideradas "skills".
Por outro lado (e mais uma vez alargando os horizontes), ter cachemobil, botas de caminhada, GPSr, ou um chapéu também pode ser considerado "equipment".

Uma cache em que seja necessário nadar, não é, por si só argumento para terreno [*5].
Por equipamento especial, considero os já listados:
allien Escreveu:-Escalada
-Espeleologia
-Mergulho autónomo
-Barco a remos ou a motor
-Outros do mesmo género

e ainda acrescento mais um: mini-submarino :D
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor Maxado » sexta Oct 29, 2010 15:15

Espera... se não souberes escalar... arriscas-te a cair de alto e aleijares-te ou pior...
Se não souberes nadar arriscas-te a morrer afogado.
Agora não saber ler, escrever ou operar um GPSr, não me parece que vá causar danos imediatos à tua integridade fisica.

No entanto, eu coloquei a questão assim, pois tenho uma cache nesses parametros.
Não estou a querer demonstrar que deveria ser de nivel 5, nem eu a classiquei desse modo.
Eu classifiquei-a de nivel 4,5 tendo em conta as piores condições que os geocachers possam encontrar e refiro isso no listing.
Onde quero chegar é que segundo algumas opiniões, e essa parte está-vos a escapar, o terreno onde está inserido a cache é que deve contar, e nesse caso não posso clasificar o terreno da ilha com mais de 2...
Apresenta-te aqui.
Instruí-te aqui.
Procura aqui.

Imagem
Maxado
Regular

Mensagempor Torgut » sexta Oct 29, 2010 18:24

Aqui está um bom exemplo de cache que devia ser 5 / 5 e não é nem 5 nem 5. Mais do dobro de tentativas resultam em DNF. E agora nem o owner a consegue encontrar (sem desprimor para o mesmo, que a situação é compreensível): GCX596
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Torgut » sábado dez 11, 2010 21:37

Hoje, ao encontrar a cache GC2FNMZ lembrei-me deste tópico. Pois a GC2FNMZ é uma cache de dificuldade real 1 e terreno 2 ou 1,5. Contudo, está classificada pelo owner com 5 e 4. Pensei que fosse qualquer outra razão (ingenuidade, ignorância, neglicência), mas ao serão descobri que não, é outra coisa: segundo ele, a cache é para ser encontrada de BTT, logo......

Logo o quê, perguntarão alguns e pergunto eu... Mesmo que o fosse, que não pode ser, continuaria a ser de dificuldade 1 (porque não há dificuldade zero, o que seria ainda mais pertinente uma vez que a cache se avista a vários metros de distância) e de terreno... Ok... 2,5, já que tem que se teria de ir à volta a pedalar até lá. Mas não. Ele é que sabe. Como é para ir de BTT, não é para mudar nada. Todo o mundo está errado. E entretanto, poder de casmurrice exercido, quem não se inteirar da situação continua a ser enganado pela classificação absurda e mesmo quem o souber, continua a ter valores estatísticos adulterados (pessoalmente não gosto de ter no meu registo estatístico uma cache de dificuldade 1 como sendo de dificuldade 5... gosto de ter os méritos que mereço).
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor alieri » sábado dez 11, 2010 21:52

está boa, essa...também vou alterar a dificuldade das minhas caches, porque só quero que a malta as descubra a fazer o pino, segurando o GPS com os dentes e fazendo malabarismo com uma bola nos pés. Pode ser, não pode?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Sagitario » sábado dez 11, 2010 23:33

Um dia destes, mais propriamente no Geomagusto, estive com o Touperdido e revisitamos uma conversa antiga que tivemos por um motivo idêntico.
Tudo pk eu faço as caches como quero, se vou a pé vou, se levo um dos meus 4x4 ou a jinga levo e escrevo no log o que faço e o que sinto. E o Rui não "gostou" do meu log... Hoje continuamos com a mesma ideia que tínhamos na altura, ou seja, não concordamos um com o outro.

Neste caso não posso concordar com a opinião do fotao_x por dois motivos, um é que cada um pratica como quer este jogo e a sua consciência é que dita a razão para tal, o segundo tem por base as guidelines da GS, não existe lá nenhuma premissa que lhe dê hipótese de criar uma cache que só possa ser logada segunda a ideia dele.
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 13, 2010 00:25

Na realidade, acho que esta é uma situação provocada por uma certa dose de ingenuidade do owner - que procurou fazer uma cache interessante, virada para o BTT. No entanto, essa é uma questão que nenhum owner consegue controlar. E diga-se que, em abono da verdade, desde que os posts anteriores foram escritos, ele já corrigiu a dificuldade.

Não posso dizer que o venha a fazer (a minha lista de caches por fazer continua a engrossar e a bicicleta está parada há algum tempo...), mas, gostava de tentar subir o Cerro de Nexe de BTT e de fazer a cache como o owner sugere - não me faltem as pernas...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Silvana » quinta fev 16, 2012 09:48

Cada vez existem mais caches de terreno 5.
Já fiz muitas delas e segundo os critérios- base para a atribuição da dificuldade de terreno, continuo a achar que mais de metade estão sobravaliadas.
Não sei se partilham desta opinião.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Anterior

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes