• Anúncios

Geocaching e asa-delta

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Geocaching e asa-delta

Mensagempor lynxpardinus » segunda dez 26, 2011 09:43

Conhecem alguém em Portugal que vá até às caches de asa-delta ou outra modalidade de voo livre?

A questão vem na sequência de uma sátira do "It's Not About the Numbers" (ou pelo menos é o que acho, apesar de algumas pessoas estarem a levar este artigo a sério), em que uma associação ( a Geocaching Association of Safety) faz um apelo para que os owners sejam responsáveis por garantirem a segurança dos geocachers que procurem as caches via voo livre - nomeadamente, por proporcionarem informação considerada relevante em caches situadas em pontos passíveis de ser procurados dessa forma. Essa informação deveria incluir links para sites meteorológicos e escolas de voo livre, bem como sobre a presença de areia no local...

A sátira foi inspirada no vídeo que está no artigo - em que um geocacher procura uma cache na praia de asa-delta (com uma aterragem que não corre assim tão bem...). Podem ver mais em http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... ing-crash/
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Geocaching e asa-delta

Mensagempor MAntunes » segunda dez 26, 2011 10:27

Não o conheço pessoalmente mas o autor da RUDIAN, o samcam, é instrutor e ouvi dizer que já o terá feito pelo menos uma vez por brincadeira.

Como método e hábito, não me parece muito saudável abordar dessa maneira caches em locais que até a pé são perigosas. Mas, se surgisse essa necessidade em Portugal não e importava de adicionar informação que lhes facilitasse a vida.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkinda » terça dez 27, 2011 00:01

Conheço um geocacher bem conhecido da praça e deste fórum que anda a ter aulas de parapente! Mas que eu saiba, ainda não foi a nenhuma cache neste meio de transporte.
Quanto ao asa-delta, o meu irmão já praticou. Mas da última vez que voou, a aterragem correu mal e acabou a ser operado de urgencia num hospital de França. Hoje tem uma grande cicatriz para o lembrar que andar de asa-delta pode ser bastante perigoso. [B)]
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor lynxpardinus » terça dez 27, 2011 09:16

O SamCam sabia - é instrutor de parapente e montanhista. Aliás, há uns anos atrás esteve envolvido numa expedição interessante que consistiu em atravessar os Himalaias de parapente e em trekking. Isto para além de ter sido a equipa de apoio do português que esteve envolvido na prova de travessia dos Alpes até ao Mónaco (que está documentada algures neste fórum).

Por outro lado, salvo erro, o meu homónimo, o outro Ricardo Silva (o ricardobsilva) também é praticante de voo livre - apesar de um pouco afastado do geocaching nos últimos ano.

Agora... temos um outro parapentista por aí? Essa é nova!
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor rifkinda » terça dez 27, 2011 09:54

Dá-lhe mais uns dias, para ele voltar de férias! :wink:
Pode ser que ele próprio se acuse! :roll:

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor alieri » quarta dez 28, 2011 01:37

sou eu o 'tal' :) ando a ter aulas de "tapete voador"
Li o artigo referido e parece-me que só faz sentido como paródia ou ironia sobre alguma situação concreta que desconhecemos. Embora provavelmente não seja difícil, se reunidas as condições, aterrar perto de determinado gz.

Para ser exigível aos criadores de caches perto de locais "voáveis" colocar informação pertinente (estado do vento, locais de aterragem/descolagem, etc etc), então também as caches nas praias (como as das grutas, no Algarve) teriam que ter o estado do mar, as marés, etc. Poderia apontar outros exemplos, sendo o mais absurdo que houvesse em cada cache drive in uma webcam do trânsito na zona para podermos prever se vamos apanhar filas ou não. :D
Por outro lado, embora seja um perfeito principiante na matéria, tenho noção que nenhum piloto de parapente ou asa delta, digno desse nome, iria voar num local sem ter feito um estudo mínimo sobre as condições do mesmo (incluindo ventos, meteo, características e localização dos locais de aterragem, e vários etcs). Trata-se de desportos com uma componente de risco muito grande, em que a hipótese de acidentes fatais está sempre presente, pelo que a segurança está constantemente a ser ponderada pelo praticante.
Quanto a aterrar no local da cache, há vários países em que só se pode aterrar e descolar nos locais expressamente designados para tal (lembro-me de ver em França uma placa onde se exigia até um contacto prévio com o proprietário do terreno de aterragem).
Finalmente, segundo sei, além do Samuel (samcam), temos o pmtenera, e acho que os bttus (a julgar por algumas caches que esconderam). Tenho uma cache escondida em Alcaria Ruiva, Mértola, local procurado por parapentistas, na qual já tive logs de malta que se identifica como praticante de parapente.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor geo-amd » quarta dez 28, 2011 08:57

Há tempos fiz esta cache: Voo Livre [Marinhas do Sal].
Bem entendido, esta cache é quase drive-in. De qualquer forma, deve ser uma das raras caches do país dedicadas ao voo livre.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » quarta dez 28, 2011 11:41

Alieri, então és tu "o tal"! :) Muitos parabéns por essa nova aventura!

Quanto ao artigo, acho que é a gozar - só pode! (e, aliás, o autor bem que o marcou como sendo satírico)
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor alieri » quarta dez 28, 2011 13:09

geo-amd Escreveu:Há tempos fiz esta cache: Voo Livre [Marinhas do Sal].
Bem entendido, esta cache é quase drive-in. De qualquer forma, deve ser uma das raras caches do país dedicadas ao voo livre.

Procura o perfil dos bttus no gc.com . eles têm algumas perto de locais de descolagem de parapente
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes