• Anúncios

Será que o geocaching pode tornar as crianças melhores?

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Será que o geocaching pode tornar as crianças melhores?

Mensagempor lynxpardinus » quinta Oct 06, 2011 11:27

Recomendo que dêem uma vista de olhos a este artigo - http://www.notaboutthenumbers.com/2011/ ... er-adults/

A ideia subjacente ao artigo é que, ao incentivar as crianças a sair de casa e a explorarem o ar livre em busca de um tesouro, podemos estar a ajudá-los a evitar problemas mentais e de excesso de peso, para além de desenvolver a sua curiosidade e auto-confiança. Alguém quer partilhar os seus dois cêntimos?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Será que o geocaching pode tornar as crianças melhores?

Mensagempor Burkhita » quinta Oct 06, 2011 12:39

Olá a todos, sou nova por este forum e achei piada a este assunto.

Eu acho que qualquer actividade que faça as crianças, mas também adultos, sairem da rotina e terem experiências saudáveis pode tornar as pessoas melhores, digo "pode" porque há casos e casos, é referido no artigo em causa que a ligação nova tecnologia (computador, internet, etc.) com actividades "outdoor" é benéfica, mas isto não chega, há que incentivar as pessoas a sairem mesmo da frente do computador e da comodidade do lar, concerteza que há neste forum, como em todos, pessoas que falam mais por aqui do que realmente jogam geocaching, portanto a ligação tecnologia com a promoção de actividade fisica fora de casa é pouca. Pensem nisto.
Burkhita
Micro

Registado: quarta Oct 05, 2011 23:32

Mensagempor patinhofeio » quinta Oct 06, 2011 18:24

Burkhita Escreveu:... concerteza que há neste forum, como em todos, pessoas que falam mais por aqui do que realmente jogam geocaching,...

Ufa, ainda bem que eu "falo" pouco aqui.eheh
Devo estar no leque dos que fazem muito geocaching(e só não faço mais por falta de tecnologia à altura, mas está pra breve a resolução do problema.:)
Sobre o tema inicial, acredito que possa funcionar, mas se for de forma constante e ponderada. Nas caches tenho encontrado muitos adolescentes que percorrem vários quilómetros a pé ou de bicicleta em busca de uma caixinha. O mal, é quando deixarem de ter caixinhas junto da porta.
Eu já não dispenso uma lista de caches do local de destino quando vou a algum lado. Já estou habituado a apanhar seca ou a ter tempos mortos, e acabo por rentabilizar o tempo com caches.
No inverno o terreno fica mais agreste, mas por outro lado o sol é menos intenso e os dias mais amenos. Veremos o que os próximos meses me reserva em termos de viagens, caches e novos lugares a explorar.
Uma cache por dia, nem sabes o bem que te fazia!!!
patinhofeio
Regular

Registado: quinta fev 10, 2011 19:09

Mensagempor geo-amd » sexta Oct 07, 2011 10:44

Todos os miúdos adoram esta atividade, mas os mais pequenos, com menos de 7/8 anos, só aguentam caminhadas relativamente curtas. Numa caminhada um pouco mais longa, começam a aborrecer-se e a gemer. A partir do 9/10 anos, caminhadas de 10 Km (por exemplo em Power Trails) já deixam de ser problema.

O artigo fala da necessidade de manter objetos interessantes para troca nas caches, e eu concordo. É um aspeto fundamental para os mais novos. Mas fico com muita pena ao pensar que a situação de há 2 ou 3 anos atrás dificilmente será recuperada. As nossas caches andam quase vazias e deve haver para aí uma dúzia de geocachers com uma grande arca em casa cheia de bonecada que mais valia andar a circular pelas caches. Eu, pessoalmente, gasto entre 5 ou 10 euros por ano em bonecada ou carrinhos - por vezes deparo com exemplares com uma excelente relação qualidade/preço (lembro-me agora duma determinada loja em Ayamonte) e tenho de comprar.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor geo-amd » quinta Oct 13, 2011 09:47

Um vídeo com crianças e com um final divertido:

http://www.youtube.com/watch?v=axjzUa4u5Z0
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor avatar » sexta Oct 28, 2011 08:58

Tambem acho que seja um excelente topico ja que as criancas de hoje em dia andam um bocado perdidas no especo ja que lhes passam um telemovek e um computador para a mao e parece que o sofa e o unico sitio que conhecem, o sentido de orientacao e coisa que nao e muito apurado hoje em dia.

Nesse sentido acho que isto seria realemente uma bela tarefa para dar em algumas escolas, nomeadamente antes de entrarem para o 5 ano antes dos 10 anos ja que supostamente ja devem ter alguma capacidade de orientacao o que lhe possibilidade treinar e melhorar alguns aspectos normais do ser humano.
Micro

Registado: quarta Oct 26, 2011 13:37

Mensagempor Strawberryzinha » terça nov 15, 2011 07:17

Olá,

Penso que no mínimo as exercita, lhes dá a conhecer novos lugares, pessoas e formas de olhar o mundo. Permite-lhes ter contacto com a natureza, criar o hábito de investigar e inclusivamente de partilha, acredito que devem adorar encontrar TBs e GCs e passa-los em diante! Estes conhecimentos, estas experiências interiorizadas que hoje adquirem certamente farão parte do seu intelecto para sempre, tornando-os mais atentos e saudáveis desde que a experiência se mantenha prazerosa, não obstante há necessidade de aprender a lidar com a frustração. Acho também que qualquer estímulo (música, desporto, leitura entre tantos outros), que se possa proporcionar às crianças para além do ensinar a mexer num teclado, num rato e numa consola é sempre bom!
Não sou escuta, nem nunca fui, mas pelo pouco que sei os escuteiros acabam por desenvolver actividades que tocam em alguns pontos do geocaching. Poderá ser uma forma de os entreter e de os levar a alargar os horizontes, para além de um screensaver...

De um ponto de vista psicológico, podemos observar a ludoterapia, que utiliza o brincar, como estratégia para em contexto clínico levar a criança a ser autêntica potenciando ajuda na resolução dos seus problemas. Logo se transpusermos para a vida quotidiana e colocarmos a criança perante o geocaching que é um jogo acima de tudo, poderemos observar os seus comportamentos e ajudá-la a enquadrar-se melhor no mundo em que vivemos, afinal ela certamente irá experiênciar sentimentos positivos assim como negativos, como a frustração por um DNF ou já não estar lá um TB que ela procure, desde que os pais saibam lidar correctamente com estes sentimentos manifestados pela criança, e os encaminhem correctamente, certamente estaremos a tornar as nossas crianças melhores!
E funciona inclusivamente para os adultos, hoje está muito em vouga o coaching e inclusivamente o teambuilding, que ajuda os adultos a ajustarem-se mais em contexto organizacional, utilizando precisamente a aprendizagem experiencial (aprender fazendo, passando pelas situações), e realizando pequenas dinâmicas de grupo. Todos nós que já procurámos emprego certamente já teremos ouvido falar desta última.

E o meu post já vai kilométrico, pelo que acrescento que uma das coisas que tive enquanto gente de palmo e meio, foi a sorte de passar muitos fins-de-semana em Sintra, enquanto os acessos aos jardins dos monumentos ainda eram gratuitos, a subir, a saltar, a correr, a cair... e mal não me fez! Hoje em dia é das coisas que mais sinto falta!! De caminhar! Um dos motivos pelos quais entrei nesta fantástica aventura que é o Geocahing! Para me ajudar a tornar-me mais saudável, no que toca a hábitos de sedentarismo.

Desculpem mas é um ponto que me fascina, o jogar enquanto criança que repercussões tem na vida adulta!
Strawberryzinha
Micro

Registado: terça nov 15, 2011 06:02

Mensagempor Lola87 » terça nov 15, 2011 22:20

Na minha modesta opinião, acho que o geocaching é uma actividade bastante interessante para as crianças e não só claro está.
A curiosidade da procura do tesouro, a troca de lembranças e claro a actividade física durante a busca.
Nós, eu e o Sinal, passámos a fazer muitas mais caminhas desde que entramos no jogo.
As crianças de hoje precisam de isso mesmo. Há muito sedentarismo, o ficar em casa a ver televisão ou no computador, quando há tantos locais lindos e históricos para se conhecer.
E há também a parte da sensibilização para com o meio ambiente, mostrar-lhes que não se deve deixar lixo fora dos locais apropriados e até todos juntos fazerem uma pequena limpeza quando vão a algum local que tenho lixo. Sensibiliza-los, porque não?

Acho mesmo que é bastante benéfico para as crianças, não só a nível físico, mas também intelectual.
Lola87
Micro

Registado: segunda ago 29, 2011 20:59

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes