• Anúncios

Percorrer uma linha direita

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Percorrer uma linha direita

Mensagempor pedromp » quinta jul 21, 2011 18:51

Boa tarde,

Preciso de conselhos de entendidos na matéria, visto que eu aínda não entendo praticamente nada do que procuro saber.

Basicamente, para um trabalho que pretendo realizar para o meu mestrado, ando à procura de um aparelho que me permita visualizar uma linha direita predefinida anteriormente por mim entre dois pontos num mapa de portugal e que para além de me localizar no espaço, registe o meu percusrso efectivo na tentativa (impossível) de seguir essa linha direita de um ao outro ponto.

Já pesquisei uma série de aparelhos, nomeadamente da Garmin e da Magellan, mas sempre que contacto as marcas, ou não sabem ou não querem explicar se os seus produtos fazem o que eu pretendo!

Alguém sabe se o que procuro existe e se me podem recomendar os melhores produtos e mais em conta.

Obrigado
Pedro
pedromp
Micro

Registado: quinta jul 21, 2011 18:27

Re: Percorrer uma linha direita

Mensagempor MAntunes » quinta jul 21, 2011 19:06

Boas,

Se entendi bem, podes fazer o que precisas com;

- uma route e

"...visualizar uma linha direita predefinida anteriormente por mim entre dois pontos num mapa de portugal "

Marcas uma route ente dois pontos predefenidos no GPSr para a seguires (ou tentares)

- uma track

"e que para além de me localizar no espaço, registe o meu percusrso efectivo na tentativa (impossível) de seguir essa linha direita de um ao outro ponto."

Registas o tracklog do percurso efectivamente percorrido.

Penso que qualquer aparelho de Gpsr handheld tem routes e tracks. É só consultar o manual dos mesmos e ver como se usam estas duas funcionaliades.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » quinta jul 21, 2011 19:15

Pedro, pelo que percebo, o que pretendes é traçar um azimute entre dois pontos e depois registar como o estás a seguir. Se assim for, é exactamente o que o Manuel acabou de explicar - traças uma route, guardá-la e, depois, tentas segui-la guardando o gpx.

Qualquer GPS (acho que até o meu 'velhinho' Geko) tem as funcionalidades que procuras - talvez a linguagem tenha sido diferente daquela que as marcas estão habituadas, mas são funções básicas.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor alieri » quinta jul 21, 2011 19:27

Eu faria assim:
no google earth ou num software de criação de tracks, criava uma track com apenas dois pontos 'inicio' e 'fim'(fazendo assim a tal linha recta).
Mandava esse track para o GPS.
Ia para o terreno, próximo de 'inicio', e configurava o GPS para gravar os meus movimentos, i.e., gravar um track.
Tentava então seguir o track criado em casa, que estaria visivel no mapa do GPS, e no final gravava o percurso efectuado.
Exportava ambos tracks para o Google Earth e voilá!

Esta é uma função que todos já usámos para seguir um percurso pré gravado até uma cache, ou para percorrer um trilho BTT.

Penso que isto qualquer GPS básico faz. Posso fazer esse teste amanhã, mas tenho quase a certeza que dá.
Sugeri esta alternativa ao Route do Mantunes, porque nunca usei esta função, mas penso que é uma espécie de "navegação", tipo "vire à direita a 150 mts".
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor pedromp » quarta jul 27, 2011 15:53

Arranjei um etrex da garmin e tentei fazer o que o alieri sugeriu, mas ainda não consegui que a partir do momento em que começo a fazer o meu percurso o gps não me recalcule automáticamente o desenho do track (linha recta) que fiz antes apartir do ponto em que me encontro até ao ponto final da minha linha. Isto porque o que eu quero é poder ver à medida que ando é o quanto me afasto e aproximo da liha recta. Não preciso sequer que o gps me indique direcções. preciso só de saber onde estou e conseguir ver a distância para a tal linha recta!

obrigado
pedromp
Micro

Registado: quinta jul 21, 2011 18:27

Mensagempor ViperUnderground » quarta jul 27, 2011 17:02

Mas precisas de ver essa distancia (desvio) em relação à linha, em tempo-real?

O que o Alieri disse consegues fazer isso! Mas só depois do track feito!

Não te esqueças que o GPS calcula a distância a um ponto!
Por exemplo (penso que é isto que queres):
Imagem

Sendo a linha vermelha o teu track.... em X que distância à linha terias? A 'A'?? A 'B' ?? Ou outra com cálculos "estrambólicos" tipo perpendicularidade em relação à linha!? :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor ViperUnderground » quarta jul 27, 2011 17:12

É verdade!! Não te esqueças que muitos de nós só tem conhecimento "académico" destas coisas! Tudo o que seja mais de colocar coordenadas e navegar para elas é quase um doutoramento!! :mrgreen: [:P]

Mas lembrei-me ( e o mightyreek se ler isto pode ser que te ajude) que a John Deer tem sistemas de GPS que fazem o que tu queres!!
Vi e li recentemente (não me lembro onde, nem quando) uma ceifeira guiada por GPS.
Naqueles campos enormes tornava-se difícil conduzir numa linha recta perfeita! E por isso, sempre que o "tractor" saía de rota era ajustado automaticamente.

Por isso, além de Garmin e Magellan sempre podes tentar pedir informações aos "veados". :-D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor hfilipe » quarta jul 27, 2011 18:47

Eu consigo fazer o pretendido...
num TomTom "kitado" com o ttmaps!

É o que uso para seguir tracks em BTT! Carrego a track para o TomTom e no mapa aparece-me uma linha laranja com o percurso a seguir e uma linha azul com o percurso que faço. Posso gravar o meu percurso em GPX para visualzar depois no PC!
No ttmaps nunca tenho indicações sobre o caminho a seguir, só mesmo a linha laranja!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor manelov » quarta jul 27, 2011 18:54

A única maneira que me ocorre de fazer o que pretendes, envolve um programa chamado mapsource.
O processo é o seguinte:
1º obtemos as extremidades do segmento de recta pretendido;
2º percorremos o caminho aos"ss" e ficamos com o track no GPS;
3º descarregamos o track para o mapsource abrimos o track e copiamos para o word;
4º selecionamos os dados da longitude e copiamos para uma coluna excel, fazemos o mesmo com os dados da longitude;
5º usamos o mapsource para saber quanto mede uma milesima de minuto de longitude e uma milesima de minuto de latitude.
6º Temos, adquirimos ou pedimos um pouco de habilidade a lidar com trigonometria;
7º No excel calcula-se a distância de cada ponto à extremidade do segmento e com umas operações trigonométricas ficamos a saber a distância de cada ponto do track até à reta.

Dá um bocadito de trabalho mas resulta. Provavelmente há uma forma mais fácil, mas eu não a conheço.

Se achares que vale a pena e precisares de ajuda é só dizeres.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor alieri » quarta jul 27, 2011 20:53

pedromp Escreveu:Arranjei um etrex da garmin e tentei fazer o que o alieri sugeriu, mas ainda não consegui que a partir do momento em que começo a fazer o meu percurso o gps não me recalcule automáticamente o desenho do track (linha recta) que fiz antes apartir do ponto em que me encontro até ao ponto final da minha linha. Isto porque o que eu quero é poder ver à medida que ando é o quanto me afasto e aproximo da liha recta. Não preciso sequer que o gps me indique direcções. preciso só de saber onde estou e conseguir ver a distância para a tal linha recta!

obrigado

Acho que isso não vais conseguir fazer, uma vez que o GPS vai sempre dizer-te a distância para , ou o ponto final, ou o ponto inicial.
A não ser que cries uma linha recta com nn pontos, e conforme vais andando vejas a distância ao ponto dessa recta que esteja mais próximo de ti. Mas isso teria que ser feito à mão, pedindo ao GPS para te mostrar o ponto mais perto e anotando a distância num caderno

Acho que a ideia do Manelov é capaz de ter pernas para andar. Quanto a mim, Trigonometria é o nome de uma discoteca no All-Garve :D
alieri
Moderador

Mensagempor manelov » quarta jul 27, 2011 23:28

Experimentei com um pequeno track e funcionou.
Imagem
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor alieri » quinta jul 28, 2011 11:59

acho que é a primeira vez que uso este gajo: :clap:
alieri
Moderador

Voltar para Geral