• Anúncios

Vamos pensar que se conseguíssemos fazer isto até era GIRO

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Mensagempor timearth » domingo jun 19, 2011 13:23

Temos uma comunidade de Geocacheres muito activa de Norte a Sul do país cheios de energia
Nesta comunidade temos muita gente que gosta de caminhar e nem sei se são primeiro Geocacheres & Caminhantes ou Caminhantes & Geocacheres
O número de caches cresce a um ritmo alucinante e os Power Trails são uma realidade
Por momentos pensei ou sonhei que podíamos canalizar toda esta energia para um projecto mais grandioso ao estilo T.A. Trilho dos Apalaches
http://en.wikipedia.org/wiki/Appalachian_Trail
http://tv.rtp.pt/programas-rtp/index.ph ... d=8&dif=tv
O trilho dos Geocacheres Portugueses
Não sei se este era o ideal pelo facto de estar pensado para BTT no entanto pode ser o inicio de uma base de trabalho
http://ruisousa.planetaclix.pt/etapas1.htm
Um trilho tendencialmente pedestre que ligasse Rio de Onor a Sagres ou Viana do Castelo a Vila Real de Santo António tanto faz.
Criar uma discussão calma ponderada entre as varias comunidades distritais em que cada uma seria responsável pelo seu trilho em discussão com os distritos vizinhos para a sua ligação.
Uma competição saudável para criar um trilho bonito e inteligente o mais fácil possível em termos de relevo ao melhor estilo Romano e muito bem marcado com simbologia a ser criada por nós.
Um trilho que até um cego conseguisse fazer e não estou a brincar quando digo isto.
O Trilho dos Apalaches nos EUA foi feito por um cego.
A execução do mesmo demoraria o tempo que fosse preciso pois temos a vida toda para o realizar e poderíamos passar o testemunho para os que chegarem.
Já me esquecia as caches são o menos importante neste projecto e não seria preciso uma cache de 160 em 160 metros.
O quanto baste seria o suficiente ……………..
timearth
timearth
Regular

Registado: sábado mai 12, 2007 22:20

Re: Vamos pensar que se conseguíssemos fazer isto até era GI

Mensagempor lynxpardinus » domingo jun 19, 2011 16:07

Confesso que acho esta ideia muito gira! E que adorava participar nela!

De certa maneira, no entanto, esse projecto já exste com as GR - estou a lembrar-me do que segue pela costa portuguesa. Não sei se não haverá outros.

A ideia seria uma coisa mais pelo litoral ou interior?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor timearth » domingo jun 19, 2011 16:38

Seria escolhido mais pela beleza das paisagens do que por outro factor.
Seria uma discussão publica que demoraria anos :lol:
E de certeza o caminho poderia ser pensado a passar por muitos locais onde já existem caches.
Este trilho tambem pode ser pensado ligando as caches mais emblematicas do nosso país.
Um trilho com 1200 km ????
Se tivesse uma cache de km em km teria 1200 caches [tradicional-] demasiadas
Já de 10 km em 10 km seriam apenas 120 [?] equilibrado
E uma [letter-] com 120 carimbos isso é que era :D
timearth
timearth
Regular

Registado: sábado mai 12, 2007 22:20

Mensagempor lynxpardinus » domingo jun 19, 2011 16:38

Algumas perguntas para fazer pensar:
- o objectivo seria fazer um powertrail ou um trilho novo (provavelmente utilizando já existentes) que tivesse um powertrail? (é que fazer um powertrail pode ser feito colocando caches na GR do Litoral ou outra);
- como seria sinalizado o trilho? (sinalização no trilho ou apenas ficheiro no GPS? - se fossem utilizadas PRs, provavelmente, podemos combinar os dois);
- até que ponto é que devemos avançar com a organização? Ou seja, devemos tentar oferecer informação complementar (como contactos de alojamento na área) ou limitamo-nos ao trilho?
- que lições podemos tirar das GR e da Via Algarviana?

Como é que eu estou a ver o final deste projecto (Manuel, confirma se 'encaixa' na tua visão) - um percurso de Norte a Sul de Portugal, sobretudo pelo interior, realçando as extraordinárias belezas naturais e patrimoniais de Portugal, com caches colocadas em locais de verdadeiro interesse (possivelmente até aproveitando muitas que já lá estão), sem nenhum tipo de imposição powertrailiano (esqueçam as caches de 160m em 160m ou de quilometro a quilometro, de carácter obrigatório).
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor Osodrac Team » domingo jun 19, 2011 17:31

timearth Escreveu:Nesta comunidade temos muita gente que gosta de caminhar e nem sei se são primeiro Geocacheres & Caminhantes ou Caminhantes & Geocacheres

Pelo que nos diz respeito, a 2º hipótese é a que melhor se aplica, apesar de adorar-mos as duas componentes.
Já caminhamos há muitos anos e praticamos geocaching há 3. Ao dizer, caminhamos queremos dizer grandes caminhadas de montanha - 15, 20, 30km.
Já fizemos Picos e Pirinéus muito antes de sabermos o que era o Geocaching.

Agora... este projecto, parece fantástico, porque conforme:
timearth Escreveu:Temos uma comunidade de Geocacheres muito activa de Norte a Sul do país cheios de energia

E é por aí que se tem que começar. Agregar pessoas interessadas no projecto.
Pela nossa parte e caso queiram prosseguir, estamos disponíveis para dar o nosso contributo naquilo que for possível.
Imagem
Osodrac Team
Regular

Registado: sexta mar 21, 2008 22:35

Mensagempor daraopedal » domingo jun 19, 2011 23:41

Pode ser interessante se não cair em exageros.
Sugiro a utilização do percurso do TransPortugal de BTT, que começa em Bragança e segue junto à fronteira espanhola e acaba em Sagres.
Podem ter uma ideia do percurso consultando o site oficial http://www.trans-portugal.com/ ou no da travessia de Portugal http://www.travessiadeportugal.com/ que é a mesma coisa mas sem ser em competição.
Boas caches
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Mensagempor JCX_team » domingo jun 19, 2011 23:42

Nós também podemos ajudar......
Imagem
Imagem

Pedro José......forever
Aurora Isabel......
JCX_team
Regular

Registado: segunda mar 24, 2008 13:53

Mensagempor Laurus » segunda jun 20, 2011 00:19

Há uns anos eu e o meu irmão programamos uma ida de bicicleta de Almada a Albufeira que nunca se chegou a realizar. Basicamente atravessava o Sado até Troia e seguia pela costa vicentina. Não sei bem o que são os GR mas conheço a via algarviana que tem 6 caches (colocadas por eles) ao longo do percurso.

Fico aguardando esses mega-trilhos que, previsivelmente, depois de escolhidos ~irão ter um incremento no número de caches pois ninguem vai perder a oportunidade de colocar lá uma cache nova.
Imagem
Laurus
Small

Registado: quinta Oct 28, 2010 19:22

Mensagempor alieri » segunda jun 20, 2011 08:16

Está em fase final de estudo e consulta às comunidades um projecto semelhante à Via Algarviana que irá aparecer na costa vicentina - consultem o blog em http://rotavicentina.blogspot.com/
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ppereira » quarta jun 22, 2011 09:23

Estou nessa, parece-me uma ideia muito fixe.
Pessoalmente não gosto de powertrails, e com esta ideia

timearth Escreveu:E uma com 120 carimbos isso é que era

Não uma com 120 carimbos, mas porque não umas 30 ou 50 com rodbooks, quando se chegasse ao fim de uma letterbox, era o ínicio de outra, percorria-se todo o percurso em roadbook, de forma despreocupada e sem caches de 160 em 160 m

Na zona centro/sul estou disponível para participar (distrito de Setúbal, Évora, Beja)
Imagem
"Não herdámos o planeta dos nossos antepassados, pedimo-lo emprestado aos nossos filhos"

Não sei quem escreveu, ou quem disse, vi no ZOOMARINE
ppereira
Regular

Mensagempor Torgut » quarta jun 22, 2011 11:40

Estou como o ppereira. É nestas alturas que sinto que o icon do "Like" já faz parte da minha vida... não o encontro, fico nervoso. Eu diria que estava disponível para participar no Algarve, mas a questão é... será que não existem já as caches necessárias, e que não basta ligá-las ao projecto? De resto, estou a gostar de ver que ainda há malta que pensa para além dos 160 metros... mesmo para além dos 1600 metros... gostei especialmente desta passagem:

"Já de 10 km em 10 km seriam apenas 120 [?] equilibrado"
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Sagitario » quarta jun 22, 2011 23:10

Ora viva.
É uma ideia para não deixar morrer, bem pensada e se não cairmos em exageros tem pernas para andar.

A Ideia de Leterbox's com Road-books parece-me muito interessante e até de fácil execução para quem fizer este percurso num qq veiculo motorizado. Podemos, para quem o é ou para quem conhece, pedir "boleia" aos Motrds já que é muito famosa entre a comunidade o "Lés a Lés" que já vai na 13ª edição.

Tb sou a favor do rácio de 1 cache a cada 10Km.

Se formos por esta ideia e se o Trail começar no Minho, posso pedir ajuda ao Club Moto Galos para realizar o percurso Minhoto... carago!

Abraço
Sagitário
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Mensagempor z3r0_ » segunda jun 27, 2011 18:39

Estou como o Torgut, Where is a Like Button when you need one...

Nada de 160 metros como já foi dito... Posso prestar assistência no que for preciso no distrito de Bragança... Estou ao dispor!
ImagemImagemImagemImagem
z3r0_
Small

Registado: domingo jul 13, 2008 22:25

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes