• Anúncios

Estrutura das multis-caches

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Estrutura das multis-caches

Mensagempor ct1gfk » sexta jun 24, 2011 09:29

Ora viva,

Desde que adquiri um novo GPS e desde que comecei a utilizar mais a sério as Poquet Queries que me tenho deparado com um problema.
É raro uma multi-caches ficar com a listing completa depois de metida no GPS. Já fiz actualizações de firmware e etc...
Posso estar a ver mal a coisa, mas não seria preferível que as listing da multis começasse logo pela descrição da cache e pontos intermédios e formulas finais e só depois as lições históricas e fotografias e etc????
É que assim como estão presentemente, fico com a hitórinha toda no GPS e depois a formula final (por exemplo) foi dar uma voltinha....
Estou a pensar seriamente reformular as listings da minhas multis...
Ou haverá algo que me esteja a escapar??

73's CT1GFK
Imagem Imagem
ct1gfk
Small

Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Re: Estrutura das multis-caches

Mensagempor geo-amd » sexta jun 24, 2011 10:09

Já se falou desse assunto por aqui, a propósito das traduções para inglês que, muitas vezes, são metidas no final das páginas.

O que devia ser feito era dar mais estrutura às paginas das caches e introduzir campos para além dos 3 existentes: "Descrição curta", "Descrição longa", "Dicas/Ajudas. Desconfio que alguém já tenha pedido disso no "Feedcack", mas realmente não sei.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor alieri » sexta jun 24, 2011 10:10

Só me lembro de isso ter acontecido numa cache, precisamente como dizes: uma grande lenga-lenga sobre o local, e as contas cortadas a meio. Impossível procurar a cache, sequer.
Essa é uma das razões porque tento manter os textos e a formatação o mais simples possível. Aliás, há tempos houve um update no geocaching.com e várias pessoas se queixaram de a formatação das suas caches ter sido alterada. As minhas não, muah ahahahahah :-)
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor ct1gfk » sexta jun 24, 2011 11:36

Só numa???? As multis ficam quase todas a meio.... a não se que seja alguma relativamente pequena, se não... cortou!!!!
Mas ainda assim continuo com a ligeira impressão que me está a escapar qq promenor quem sabe nas query ou algo assim.
Haverá alguma forma de reduzir informação desnecessária à busca da cache aquando da importração do GPX mesmo quando a consrução da listing não obedeça à descrição curta, longa etc?

Cumps
Imagem Imagem
ct1gfk
Small

Registado: segunda abr 26, 2010 12:01

Mensagempor geo-amd » sexta jun 24, 2011 12:02

O conteúdo da descrição longa é livre e cada um põe lá o que quiser. Por isso não estou a ver como se podem arranjar critérios programáveis para cortar uma parte e manter a outra parte.

Em todo o caso, se houver uma solução satisfatória para o problema, eu também gostava de saber. Se calhar, convinha saber qual é o modelo do aparelho!

O que eu nunca percebi, são esses limites arbitrários nos GPSr com suporte para "paperless gc": limite para o tamanho da página, limite para o número de waypoints, etc. Isso até me faz perder a vontade de fazer upgrade. A solução rudimentar que eu ainda uso não impõe limites: eu transposto as minhas PQ convertidas para HTML e vejo-as num browser; não há limite de tamanho.
geo-amd
Extra Large

Registado: segunda mar 01, 2010 11:04

Mensagempor lynxpardinus » sexta jun 24, 2011 14:05

A melhor solução para tudo isso continua a ser a que o Costa dos Lamas tinha há uns anos atrás e que era verdadeiramente paper-friendly. Um dossier com todas as páginas das caches. Claro que só era paper-friendly para as companhias que vendiam papel... (e que só saiam 3 ou 4 caches por semana...)
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor lamas » sexta jun 24, 2011 14:46

Velhos tempos...

Na realidade eram duas pastas (que ainda hoje existem...) uma tinha as descrições das caches devidamente ordenadas por data de publicação, e também as não encotradas, e a outra pasta tinha dois separadores: as encontradas e as arquivadas.
Na altura não havia nada de paperless assim a modos que para o comum dos mortais...
Mais tarde arranjei um Palm que me permitiu acabar com as pastas na mala do carro, aliado ao Garmin Quest, o paperless geocaching passou a fazer sentido.
Numa segunda fase substitui o Palm, por o Smartgpx (de que fiquei rendido...) num Nokia, sempre acompanhado do meu fiel Quest.
Hoje em dia continuo a utilizar o Quest aliado a três ou quatro aplicações que ando a testar num Adroid.

Existem várias soluções que permitem ter as descrições completas, mas nos GPS's infelizmente essa solução não é, que eu conheça totalmente, satisfeita quando o "pessoal" gosta de "apinocar" as descrições com floreados, tipo aqueles naprons de por nas costas dos sofás...
Imagem
ImagemImagem
lamas
Regular

Registado: terça ago 31, 2004 00:09

Mensagempor ViperUnderground » sexta jun 24, 2011 15:02

ct1gfk Escreveu:Ora viva,

Desde que adquiri um novo GPS e desde que comecei a utilizar mais a sério as Poquet Queries que me tenho deparado com um problema.
É raro uma multi-caches ficar com a listing completa depois de metida no GPS. Já fiz actualizações de firmware e etc...
Posso estar a ver mal a coisa, mas não seria preferível que as listing da multis começasse logo pela descrição da cache e pontos intermédios e formulas finais e só depois as lições históricas e fotografias e etc????
É que assim como estão presentemente, fico com a hitórinha toda no GPS e depois a formula final (por exemplo) foi dar uma voltinha....
Ou haverá algo que me esteja a escapar??

73's CT1GFK

Primeiro: Qual o GPS?
Segundo: Se for Magellan ou Garmin com o GSAK tens macros que te formatam a coisa bem!

Mas sim!! Milhentas vezes já me vi aflito porque as descrições estavam cortadas a meio, impossibilitando a leitura de muita informação!

Mesmo com as macros no GSAK, por vezes, acontece alguma coisa com alguma cache!
A solução (no meu caso) passa por ter um pda. Onde podes ter aplicações como o Cachebox(WM), o c:geo(Android), ... e também ligação à internet!
Mas melhor ainda .... é mesmo a solução do Costa!
É que eu, além da panóplia de "aparelhos e aparelhinhos", não dispenso o meu "molesquino de 1€ do Lidl" com os apontamentos e TPC feito!
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Torgut » sexta jun 24, 2011 20:29

ct1gfk Escreveu:Desde que adquiri um novo GPS e desde que comecei a utilizar mais a sério as Poquet Queries que me tenho deparado com um problema.

Por acaso ainda este fim-de-semana pensei nisso. Mas repara, a culpa não é de quem fez as listings, é da Garmin. A malta não tem culpa se o entitulado paperless geocaching tal como concebido pela Garmin deixa de fora waypoints e a integra de listings um pouco mais extensas. Mas culpas à parte, que é inconveniente, lá isso é. Já agora, fotografias não contam para a equação, são deixadas de fora de qualquer modo.

À pala disto, quando ando a cachar de forma mais "generosa", sem grandes estudos nem preparações em face ao número elevado de caches que vou encontrar, dou por mim a passar ao lado de multi-caches pelas razões mencionadas. Dai ter pensado nisto no último fim-de-semana, quando vim de Tomar para o Algarve e pelo caminho pus uma série de multis que me passaram à frente mas para as quais não tinha no GPS os dados necessários.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes