• Anúncios

Caches em parques de estacionamento - pergunta

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Votariam sim ou não numa cache urbana, banal, como abaixo descrito?

- Sim
6
40%
- Não
9
60%

Total de votos : 15

Caches em parques de estacionamento - pergunta

Mensagempor lynxpardinus » sexta abr 15, 2011 13:51

Tropecei numa discussão interessante no opencaching.com .

Como sabem, o sistema de revisão de novas caches no opencaching.com é feito pelos utilizadores - o que significa que, naturalmente, como as regras de aprovação são, apesar de tudo, mais 'soltas' que no geo.com, a aprovação é bem mais subjectiva. O que dá o poder aos utilizadores de, sejamos sinceros, rejeitarem caches de que não gostam - apenas porque não gostam, sejamos sinceros (apesar de as guidelines pedirem que seja dada uma razão para um voto negativo numa cache para aprovação).

Bom, muita gente diz que não gosta da banalização do geocaching, e que não é bom para o jogo encontrar caches em parques de estacionamento, ou "candeeiro sim, candeeiro não" nas cidades. A questão é - votariam sim (aprovariam) ou não (não aprovariam) uma cache desse género, banal, numa área urbana com elevada densidade de caches?

P.S- Só respostas "sim" ou "não". A opção "depende" não existe na votação - mas podem referi-la nos comentários.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: Caches em parques de estacionamento - pergunta

Mensagempor lgass » sexta abr 15, 2011 14:12

votei sim.

as minhas caches são quase todas mais ou menos banais mas foram colocadas porque houve qq coisa de interessante que achei no local e que explico na descrição

não engano ninguém a dizer que são as mais espectaculares do mundo! porque não são e eu não o digo.

o bom do geocaching é que há um cantinho e caches de todos os tipos para todos os gostos.

não tenho muitas oportunidades de ir fora de lisboa, pelo que essas caches vão alimentando os meus números e a minha fome de geocaching.

entretanto também vou partilhando belos momentos de geocaching urbano simples e banal por causa da companhia.
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Mensagempor ViperUnderground » sexta abr 15, 2011 14:30

Claro que sim!
Desde que não prejudicasse nada, nem ninguém, porque raio iria responder não!!?

Se gostaria ou não da cache, isso já era outra conversa!!
Dou-me por muito feliz por poder escolher entre o mau e o bom! Se só existisse caches boas não tinha escolha!! Além de não saber quem estabelecia o "rótulo" de Bom! "O que é bom para mim pode não o ser para ti!"
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor allien » sexta abr 15, 2011 14:43

Claro que sim.
Leiam as páginas da cache e se não gostarem não vão.

Se e só "se" algo na página não for explícito sobre o enquadramento da mesma, então poderá haver razão para "queixas".
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor MAntunes » sexta abr 15, 2011 15:04

Eu votaria não, exactamente pelos motivos apontados no post de lançamento da votação.

lynxpardinus Escreveu:...
Bom, muita gente diz que não gosta da banalização do geocaching, e que não é bom para o jogo encontrar caches em parques de estacionamento, ou "candeeiro sim, candeeiro não" nas cidades. ...
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor hfilipe » sexta abr 15, 2011 15:28

O meu voto é Sim.
Neste aspeto acho que as regras do geocaching.com são corretas. Desde que não "nasçam" umas em cima das outras, a "qualidade" das caches é muito relativa e devem existir tanto caches mais urbanas e banais como caches mais exigentes.
Há "mercado" para todas e aposto que muitos que se opõem à criação das caches banais acabam por ir à procura delas para ter mais um find!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor lgass » sexta abr 15, 2011 15:40

MAntunes Escreveu:Eu votaria não, exactamente pelos motivos apontados no post de lançamento da votação.

lynxpardinus Escreveu:...
Bom, muita gente diz que não gosta da banalização do geocaching, e que não é bom para o jogo encontrar caches em parques de estacionamento, ou "candeeiro sim, candeeiro não" nas cidades. ...

sendo que então votariam não para os powertrails certo?

candeeiro sim candeeiro não nas cidades é a mesma coisa que árvore sim, árvore não no 'campo'
Imagem
lgass
Large

Mensagempor MAntunes » sexta abr 15, 2011 15:55

Sem dúvida! Onde é que está a votação para os power trails "arvore sim, árvore, não no 'campo' "?

Garanto-lhe que o que eu digo é o que eu faço normalmente e já saltei pontos de power trails por me parecerem exageradamente juntos e sem interesse, além de que ignoro constantemente caches demasiado perto de outras que já lá estavam numa determinada zona e que já a mostravam, assim como não vou a todos os power trails que aparecem. Sim, um power trail será interessante se todos os seus pontos o forem de per si e se não for apenas uma (mais uma) oportunidade para somar founds. É esta a minha opinião e é isto que faço.
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor lynxpardinus » sábado abr 16, 2011 09:50

É bom ter esta diversidade de respostas. Porque, muito sinceramente, e pessoalmente, acho que há vantagens e desvantagens na aprovação ou não-aprovação de uma cache com estas características.

Uma outra desvantagem na reprovação de uma cache destas é que, ao permitir subjectividade na aprovação, estás a deixar o sistema de tal forma "solto", que deixa de ser previsível se uma cache é ou não aprovada - a partir de certo ponto, os owners deixam de poder saber com o que contar. É uma das coisas que, de certa forma, a Groundspeak tenta impedir.

Agora... uma cache destas seria uma que, em condições normais, evitaria.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor hfilipe » sábado abr 16, 2011 12:15

lynxpardinus Escreveu:Uma outra desvantagem na reprovação de uma cache destas é que, ao permitir subjectividade na aprovação, estás a deixar o sistema de tal forma "solto", que deixa de ser previsível se uma cache é ou não aprovada - a partir de certo ponto, os owners deixam de poder saber com o que contar. É uma das coisas que, de certa forma, a Groundspeak tenta impedir.

Agora... uma cache destas seria uma que, em condições normais, evitaria.

É por essa razão que acho que não se deve reprovar uma cache, apenas porque não tem a "qualidade" que esperámos. Daqui a pouco entra-se num terreno demasiado subjetivo que só dará azo a mais guerrinhas e conflitos. As regras de aprovação das caches devem ser o mais claras possíveis. E aqui o reviewer (ou a falta dele)faz muita diferença, como já foi discutido, aqui, no fórum!
Há mecanismos para que as caches "más" sejam identificadas, como ler os logs anteriores, os favoritos ou o GCVote, por ex. e cada um faz o geocaching que mais lhe dá prazer em determinado momento. Todos nós já tivemos alturas em que estávamos mesmo com "pica" para uma cachezinha rápida só para fazer o gosto ao GPS e um rolo fotográfico no meio da cidade até vinha a calhar!
É claro que em cachadas mais programadas, dá gosto ter que preparar o percurso, ver os acessos, fazer uma caminhada mais longa, descobrir novos locais.
Há tempo e espaço para todo o tipo de geocaching!
hfilipe
Extra Large

Registado: segunda nov 16, 2009 13:19

Mensagempor allien » sábado abr 16, 2011 14:46

E isto "É claro que em cachadas mais programadas, dá gosto ter que preparar o percurso, ver os acessos, fazer uma caminhada mais longa, descobrir novos locais." como escreveu o "hfilipe", também pode ser feito em ambiente urbano.
Já me aconteceu ir "cachar" em locais onde passo frequentemente e graças à descrição da página da "cache" ou/e à minha disponibilidade para "olhar com olhos de ver", ver algo que nunca tinha percebido.
Mas felizmente que co-existem diversas opiniões, é sinal da existência de quem pensa "geocaching".
Na colocação de caches deverá existir a liberdade de cada um colocar uma onde melhor entender. E cada um, tem a liberdade de a ir procurar, ou não.

Mas bom, mesmo bom, é que quando peçam a aprovação de uma cache, a coloquem no local indicado pelas coordenadas, ou no mínimo, a coloquem!
allien
Large

Registado: terça mai 15, 2007 23:30

Mensagempor CarlosDBG » sábado abr 16, 2011 16:13

lgass Escreveu:... pelo que essas caches vão alimentando os meus números e a minha fome de geocaching...

é esse o principal problema actual... números! De que valem muitos números se não se tem prazer em fazê-los?
Imagem Imagem
CarlosDBG
Regular

Registado: domingo set 06, 2009 23:51

Mensagempor lgass » sábado abr 16, 2011 16:38

CarlosDBG Escreveu:
lgass Escreveu:... pelo que essas caches vão alimentando os meus números e a minha fome de geocaching...

é esse o principal problema actual... números! De que valem muitos números se não se tem prazer em fazê-los?

faço geocaching sempre com a minha namorada e os horários já são curtos. nem sempre dá para ir fazer grandes caches.

vou alimentando o meu gosto pelo geocaching com caches banais mas ainda assim agradáveis... cada uma vai dando uma história.

eu gosto das caches urbanas... são simples mas vamos aprendendo na mesma.

quantas vezes já fui eu apanhar mais um rolo fotográfico numa árvore ou numa vedação, num local onde já passei tantas vezes e nunca tinha dado por aquilo que o owner quer mostrar.

eu gosto deles, já coloquei uns assim, e ainda hei de colocar mais
Imagem
lgass
Large

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 12 visitantes