• Anúncios

Caches temáticas sem rigor temático

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Caches temáticas sem rigor temático

Mensagempor Torgut » segunda fev 07, 2011 18:28

Peço desculpa pelo título um pouco atabalhoado mas não consegui criar nada mais descritivo. Passo a explicar. Hoje ao abrir a listing de uma nova cache em Lisboa veio-me à ideia algo que já me faz comichão. Não lhe vou chamar moda, mas a verdade é que têm surgido várias caches dedicadas a figuras históricas ou públicas, com um texto descritivo muito pedagógico. Até aqui excelente. Adoro aprender com a listing de uma cache que vou procurar. O que eu questiono é que se associe a figura histórica que se pretende honrar com locais que não têm qualquer relação com ela. Se calhar é preguiça por parte dos owners. Eu, se me metesse a criar uma cache dedicada a uma personalidade, não poderia deixar de a colocar em local igualmente associado à pessoa. Fosse ele defronte da casa onde ela nasceu, cresceu, morreu. Ou perto do seu local de trabalho ou sítio favorito. Ou algo assim. Em Portugal qualquer canto vale. Notei que em Praga quando falam de alguém, criam a cache num local associado, que é integrado na explicação, e a pessoa ao encontrar a cache compreende a importância do ponto, mesmo que actualmente não passe dum beco a cheirar a urina ou qualquer outro ponto incaracterístico. Porque se é incaracterístico para o pobre muggle, ganha um significado especial para o geocacher que ao ler a listing compreende a relevância do local.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Re: Caches temáticas sem rigor temático

Mensagempor Kelux » segunda fev 07, 2011 19:40

Pergunto-me se terás lido o enunciado até ao final... por vezes faz todo o sentido, mesmo que apenas na última linha.
Ou então não... basta estarmos para aí virados.

De resto esse é um exercício que podes encetar em todas as páginas das caches dessa série.

Perceberás assim que é desagradável um owner esforçar-se por fazer precisamente aquilo que defendes e ainda assim ter de ler pérolas que se devem apenas a simples distração.
Ou então não... basta estares para aí virado.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor Torgut » segunda fev 07, 2011 20:15

Ò jovem, e eu nomeei algum caso, porventura? Quantos casos queres de caches nas condições que descrevi? Basta pegares na colecção Reis de Portugal, para dar apenas um (longo) exemplo. Mas já que queres levar a coisa para a área pessoal, já explicavas lá na listing da cache de que estás a falar como é que se prepara uma conjura à margem do Trancão.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor Kelux » segunda fev 07, 2011 20:27

O quartel-general das tropas que levaram a cabo o (infame) golpe militar de 28 de maio de 1926, que viria a derrubar Bernardino Machado e a impôr a ditadura que durou até 25 de abril de 1974, estava precisamente instalado em Sacavém, dividido entre o Quartel e o Forte.
O GZ situa-se grosso modo a meio caminho entre ambos os pontos históricos e leva em conta pormenores de valor estético (que tentamos sempre respeitar nas nossas caches), mas também a existência de outras caches próximas.

Por outro lado entenderás que estabelecer outras relações com o território, comuns a dois presidentes (e não apenas a um) cria desafios acrescidos... especialmente quando os personagens não tiveram assim tanto para contar.

PS: Caramba... 15 dias no cargo para cada um, mais parece uma anedota, não fosse o respeito que o mesmo me merece.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Mensagempor Sagitario » segunda fev 07, 2011 20:35

Ora bem, assim fiz em Esposende com a minha cache "Henrique Medina" e não me livro de receber uns e-mails a perguntar pelo horário do museu... Está tudo dito na pagina... mas prontes.

Tenho mais uma em vista, para homenagear um escritor, mas de momento não a coloco, a casa do Homem está inserida mesmo no coração de um lugar onde as casas são tão contiguas e a vizinhança tão "atenta" que não posso lá colocar um contentor à maneira, dá uma Micro ou nano, mas abomino este formato... Azar!
"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado."
Epicuro

Imagem Imagem Imagem
Imagem
Sagitario
Large

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor jasafara » segunda fev 07, 2011 21:56

jasafara
Extra Large

Registado: sexta ago 22, 2008 17:30

Mensagempor MightyReek » segunda fev 07, 2011 22:51

Torgut Escreveu:(...) defronte da casa onde ela nasceu, cresceu, morreu. Ou perto do seu local de trabalho ou sítio favorito. Ou algo assim. (...) mesmo que actualmente não passe dum beco a cheirar a urina (...)

Se calhar era no seu canto-WC favorito e a moda manteve-se...

Percebo a questão colocada, por vezes há uma explicação noutras nem por isso, mas prefiro quando o local está relacionado com o tema. Faz todo o sentido que assim seja.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 08, 2011 02:45

Tendo a concordar - uma pessoa sente-se bastante defraudada quando assim é. A pior cache que vi nesse aspecto nem foi cá, mas sim em Inglaterra, há alguns anos, em que a um nome e uma descrição com pompa e circunstância sobre uma batalha, correspondia uma micro escondida num beco de um subúrbio inglês - com um nome vagamente relacionado com a batalha...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes