por Torgut » segunda fev 07, 2011 18:28
Peço desculpa pelo título um pouco atabalhoado mas não consegui criar nada mais descritivo. Passo a explicar. Hoje ao abrir a listing de uma nova cache em Lisboa veio-me à ideia algo que já me faz comichão. Não lhe vou chamar moda, mas a verdade é que têm surgido várias caches dedicadas a figuras históricas ou públicas, com um texto descritivo muito pedagógico. Até aqui excelente. Adoro aprender com a listing de uma cache que vou procurar. O que eu questiono é que se associe a figura histórica que se pretende honrar com locais que não têm qualquer relação com ela. Se calhar é preguiça por parte dos owners. Eu, se me metesse a criar uma cache dedicada a uma personalidade, não poderia deixar de a colocar em local igualmente associado à pessoa. Fosse ele defronte da casa onde ela nasceu, cresceu, morreu. Ou perto do seu local de trabalho ou sítio favorito. Ou algo assim. Em Portugal qualquer canto vale. Notei que em Praga quando falam de alguém, criam a cache num local associado, que é integrado na explicação, e a pessoa ao encontrar a cache compreende a importância do ponto, mesmo que actualmente não passe dum beco a cheirar a urina ou qualquer outro ponto incaracterístico. Porque se é incaracterístico para o pobre muggle, ganha um significado especial para o geocacher que ao ler a listing compreende a relevância do local.