• Anúncios

Votem!

Assuntos gerais sobre o geocaching

Moderador: Moderadores

Votem!

Mensagempor daraopedal » terça fev 01, 2011 14:16

Não, este tópico nada tem a ver com as recentes eleições, serve antes para fazer um apelo para usar a funcionalidade dos Favoritos.

Sei que não serei a pessoa mais indicada para falar disto pois também contribuí para o aumento do número de caches existentes, mas numa altura em que vemos surgir cada vez mais caches (algumas de interesse discutível - mas isto são os meus cinco tostões de opinião), não haverá forma de distinguir às da 1ª liga, das da liga de honra?
Acho que agora temos, mas não está a ser muito usada. Estou obviamente a falar da votação dos "favorites" que, aliada à funcionalidade das Stats sobre as caches recomendadas, permite "separar o trigo do joio". Esta estatística é óptima para mim que procurava uma forma de encontrar as melhores caches de determinadas zonas.
No entanto, perante o cada vez maior número de geocachers existentes, pareceu-me que as caches mais votadas têm relativamente poucos votos.
Não estaremos aqui a passar ao lado de um sistema que permite encontrar as caches que valem mesmo a pena, daquelas que... bem... são assim, assim... ou de todo!?
Eu já usei grande parte dos pontos a que tinha direito para votar naquelas que achei dignas, por uma ou outra razão, de um verdadeiro waaooooww e recomendo que outros o façam.

Nota: alguns dir-me-ão que se toda a gente começar a votar "à toa", este sistema de valorização/classificação deixa de funcionar. Claro que é sim. Se for uma cache muito difícil de acesso, provavelmente terá poucos votos também, mas nenhum sistema é perfeito.
E mais vale este do que nenhum, digo eu... :D
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Registado: segunda dez 03, 2007 16:28

Re: Votem!

Mensagempor Torgut » terça fev 01, 2011 14:23

daraopedal Escreveu:Nota: alguns dir-me-ão que se toda a gente começar a votar "à toa", este sistema de valorização/classificação deixa de funcionar. Claro que é sim. Se for uma cache muito difícil de acesso, provavelmente terá poucos votos também, mas nenhum sistema é perfeito.
E mais vale este do que nenhum, digo eu... :D

Como é? Então se se pode votar em apenas 10% das caches que encontramos como é que se pode imaginar o conceito de "votar à toa"? Seja como for, não não voto :-) Aliás, voto, mas com rigor, de forma que os meus pontos de voto em vez de decrescer estão a aumentar, porque, longe disso, não voto em 10% das caches que encontro.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor daraopedal » terça fev 01, 2011 14:25

Torgut Escreveu:Aliás, voto, mas com rigor, de forma que os meus pontos de voto em vez de decrescer estão a aumentar, porque, longe disso, não voto em 10% das caches que encontro.

É exactamente isso que defendo! ;))
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Mensagempor Silvana » terça fev 01, 2011 15:19

O sistema de votação nas caches favoritas tem sido de uma grande ajuda na definição das caches a visitar no fim-de-semana.
A mim, permite-me escolher uma cache com mais votos e definir essa como objectivo do dia. E se houver tempo, então ainda se faz uma visitas ás seguintes mais votadas e que se encontram nos arredores.
É claro que as caches próximas dos grandes centros continuarão a ter mais votos do que uma boa cache em pleno Alentejo, mas mesmo assim, é já um bom começo para valorizar e destacar as caches que o merecem.
"Há sítios no mundo que são como certas existência humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição. Este Gerês é um deles." - M. Torga
Silvana
Large

Registado: segunda set 11, 2006 11:47

Mensagempor Paisagista » terça fev 01, 2011 15:57

Silvana Escreveu:...uma boa cache em pleno Alentejo...

Temos por cá muitas boas sem favoritismos.
Desde que me dei ao trabalho de o instalar tenho-me deixado guiar pelo o GCVote (afinal não foi tão difícil ;)) ). Até agora não me desiludiu.
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor lynxpardinus » terça fev 01, 2011 16:08

Os favoritos vão ser um bom indicador relativamente à qualidade das caches - a única questão é que isto é altamente subjectivo, e mesmo a 'favoritização' de uma cache pode ter outros factores envolvidos. De qualquer modo, e apesar do que escrevi em cima, acho que é uma ferramenta excelente.

Confesso que só favoritei caches de que tenha gostado muito! No entanto, e mais restritamente, não tenho 50 e tal caches como favoritas - acho que nunca vou votar apenas nas "melhores das melhores". Abri o critério... e a definição. Contudo, e mesmo assim, não gastei os votos todos - continuo a ter uns quantos na mão. E só os vou gastar quando achar que valha mesmo a pena!
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor daraopedal » terça fev 01, 2011 17:24

daraopedal Escreveu:Eu já usei grande parte dos pontos a que tinha direito para votar naquelas que achei dignas, por uma ou outra razão, de um verdadeiro waaooooww e recomendo que outros o façam.

Feitas as minhas contas, e tendo em conta o universo de 1020 caches encontradas, verifiquei que as caches que destaquei correspondem apenas a 4% dos founds. Acho que é suficiente, mas se mudar de opiniões, a lista é editável, não é? Isto é, dá sempre para retirar o "favoritismo" e atribuir a outra cache. Certo?!
ImagemImagem
Imagem
Imagem
daraopedal
Regular

Mensagempor lmpinto » quarta fev 02, 2011 12:57

daraopedal Escreveu: Acho que é suficiente, mas se mudar de opiniões, a lista é editável, não é? Isto é, dá sempre para retirar o "favoritismo" e atribuir a outra cache. Certo?!

Sim, em qualquer altura podes tirar o favorito de uma cache e colocar noutra, sem restrições.
Imagem
lmpinto
Small

Registado: sexta Oct 29, 2010 15:30

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes