Acrescentar linhas no excel

Venho lançar um repto a quem tenha conhecimentos mais alargados no excel uma vez que os meus são algo limitados.
Preciso de auxílio para fazer uma lista com vários dados sobre pacientes. A lista será algo extensa e aparecerão pacientes repetidos.
Pretende-se criar uma base de dados com os pacientes e todos os seu dados clínicos, cada paciente possuiu uma ID única. A grande questão é que dentro de cada paciente (ID) pode existir mais do que uma consulta e há necessidade de agregar essa informação à respectiva ID e não acrescentar uma linha nova com informação. Algo que não deixasse dispersar a informação.
Resumindo, como poderei fazer para ao inserir os dados de um paciente o excel permitar decifrar se a ID está repetida e depois agir em conformidade. Por um lado se está repetida, acrescentar junto à mesma, por outro lado se é numeração nova acrescentar uma nova linha no final da BD.
Algumas luzes nisto? Se me fiz explicar em condições.
Preciso de auxílio para fazer uma lista com vários dados sobre pacientes. A lista será algo extensa e aparecerão pacientes repetidos.
Pretende-se criar uma base de dados com os pacientes e todos os seu dados clínicos, cada paciente possuiu uma ID única. A grande questão é que dentro de cada paciente (ID) pode existir mais do que uma consulta e há necessidade de agregar essa informação à respectiva ID e não acrescentar uma linha nova com informação. Algo que não deixasse dispersar a informação.
Resumindo, como poderei fazer para ao inserir os dados de um paciente o excel permitar decifrar se a ID está repetida e depois agir em conformidade. Por um lado se está repetida, acrescentar junto à mesma, por outro lado se é numeração nova acrescentar uma nova linha no final da BD.
Algumas luzes nisto? Se me fiz explicar em condições.