• Anúncios

Carta Aberta... para destinatários (pouco) incertos

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Carta Aberta... para destinatários (pouco) incertos

Mensagempor Kelux » quinta ago 27, 2009 14:22

Caros amigos (é assim que vos consideramos a todos, sem excepção)

Sempre tentámos ter um cuidado especial na manutenção das nossas caches, estando atentos aos DNFs ou simplesmente fazendo-lhes visitas frequentes e verificando in loco a necessidade de substituir logbooks, recolocar material de escrita ou objectos para troca. Normalmente nenhuma das nossas 32 caches esteve desactivada mais do que umas poucas semanas em média.

No final de Julho, precisamente quando entrámos no nosso período de férias, começaram a chover DNFs e notas afirmando irregularidades ou simples desaparecimentos em caches nossas. Esconderijos intactos, mas sem nada lá dentro... ou sacos de plástico apenas com calhaus... trackables perdidos (espero que não para sempre).
Acedendo aos listings fui desactivando aquelas que tinha mais ou menos a certeza de que teriam mesmo desaparecido até poder verificar caso a caso no regresso das férias. Alguns de vós fizeram o favor de nos enviar emails após terem confirmado pessoalmente os desaparecimentos... Obrigado!

No início desta semana após o final das férias e o regresso ao trabalho, encetei uma verificação de todas as caches e a realidade ultrapassou enormemente o que imaginávamos.
De 32 caches, já verifiquei 24, das quais 22 desapareceram.
Falta-me verificar 8, mas tenho fortes suspeitas (por DNFs ou notas) que mais 5 também terão desaparecido.
Até agora apenas ainda não encontrei desaparecidas a Piscina do Humberto e a Urca que tem um found de hoje mesmo.

Esta situação parece ter ocorrido no breve espaço de uma semana no final de Julho e início de Agosto; razão pela qual me parece pouco provável ser acto de muggles ou simples acaso, mas... Podem imaginar o quanto é desanimador.
Neste momento estamos a recolocá-las todas e já podem visitar de novo 21 delas; a breve trecho ficarão de novo todas disponíveis... não sei por quanto tempo!?

Se esta carta aberta acaso tiver algum destinatário específico, as linhas que se seguem são para ele.

Em conversas casuais, já se avançaram hipóteses para explicar esta situação, caso ela seja algo mais do que simples coincidência azarada. Inimizades e antipatias pessoais, logs críticos levados demasiado a peito, disputas estéreis, etc.
Nos nossos logs, que são normalmente escritos por mim, tentamos usar uma linguagem franca e construtiva... se algo na cache deixou a desejar, dizemo-lo numa perspectiva de constante evolução da qualidade do jogo... mas nunca usámos de qualquer termo ou discurso ofensivo.
Somos ainda relativamente novos no jogo, tendo em conta que já existe há 9 anos e nunca foi nossa intenção jogar geocaching para fazer inimizades ou ferir susceptibilidades de quem quer que fosse... veteranos ou novatos.
Em ocasiões como esta, ficamos a pensar se estaremos no jogo certo para nós e se não estará na altura de "pendurar as botas"... por enquanto não vamos iludir as nossas responsabilidades nas caches de que somos owners... o resto...

Se por qualquer acção ou omissão, algum de vós se sentiu ofendido por nós ou por algo que fizemos (mas não pelo que foi dito que dissemos ou fizemos)... as nossas mais SINCERAS DESCULPAS!
Editado pela última vez por Kelux em sábado jan 23, 2010 19:31, num total de 2 vezes.
Kelux
Large

Registado: quarta jun 27, 2007 08:31

Re: Carta Aberta... para destinatário incerto

Mensagempor t@ndre » quinta ago 27, 2009 14:30

Antes de mais e um pouco a frio...

Obrigado pela vossa dedicação a este jogo.

É de realçar a vontade de colocar visitável uma vez mais as caches.

A quem o fez... por favor que o pare, pois apenas prejudica a comunidade.
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor vsergio » quinta ago 27, 2009 14:31

É a filha da p#$%#% da vida, c#$%#% há em todo o lado.

Seguir em frente é o caminho... se tiveres que deixar de ter as tuas caches, que seja. Há que ter tomates para acabar com elas, como fez o Carolangelpaul.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor mtrevas » quinta ago 27, 2009 15:04

Quer dizer no fim disto tudo ainda estás a pedir desculpa... numa análise a frio sobre o que estás a reportar, é de facto de muito mau gosto fazerem o que firezam. Ninguém ganha nada com a situação, aliás deixa referir que é uma situação bem cobarde por parte de quem a particou.

Todos nós temos a nossa personalidade com os nossos defeitos, qualidades etc e tal, todos nós erramos na vida, quanto mais no geocaching, em resumo ninguém é perfeito... mas partir para estas atitudes de uma forma cobarde ultrapassa toda a lealdade que o geocaching deveria ter, eu sei o que digo, porque eu proprio já me coloquei numa situação semelhante (com a cache do Eusébio) que prejudicou quem foi procurar a cache, mas isso são águas passadas (se bem que eu não esqueço e ainda hoje tenho vergonha por isso [:I] ), mas raios, propositadamente danificar, subtrair caches de um determinado owner para mim ultrapassa todo o mal que se possa fazer ao Geocaching!

Certamente quem fez o que fez vai ficar caladinho no seu cantinho... mas eu gostava de saber quem é, ai se gostava!

Rui, louvo a tua rápida intervenção na reposição (manutenção) das caches, não as arquives, quem teve essa actitude não mereçe que o faças... e além do mais eu ainda não encontrei grande parte das tuas caches! :wink:

Boas cacheadas!
Imagem
mtrevas
Large

Registado: terça fev 27, 2007 15:09

Mensagempor MAntunes » quinta ago 27, 2009 15:05

É lamentável... desprezível...

Eu, assim que me apercebi que a 'Squirrel' estava a ser vandalizada consistentemente, desisti dela. E farei o mesmo se voltar a acontecer com outra. Nem tento repôr.

Tive muito gosto em criar as caches. Tive muito gosto na maioria das visitas que elas suscitaram e isso já ninguém me tira.
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor Jesus » quinta ago 27, 2009 15:39

Atitude reprovável e cobarde, [:(!] por parte do geocacher, ou de alguém que se intitule como tal, de acordo com as fortes evidências.

Excelente contra-resposta, obrigado pela reposição das caches, pois tal como o Miguel, também eu tenho muitas por encontrar. :-D
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor SMF Team » quinta ago 27, 2009 21:15

Infelizmente nós, SMF Team, parece que fomos os últimos a encontrar a cache Lusitani: Grande Lisboa, na qual deixamos um TB que agora está desparecido.
Qualquer acto de retenção, desaparecimento, vandalismo, quer de caches, trackables ou meros logbooks é uma atitude bastante reprovável.
Ficamos muito tristes com o que aconteceu, em especial nesta cache, porque foi a única que visitamos deste owner, na nossa curta estadia em Lisboa e porque fomos nós que lá deixamos o TB.
Esperamos que o geocacher que fez isto, numa visita sem rasto, tenha a coragem de recolocar o TB em circulação, para minimizar o já grande estrago que provoca na comunidade, e que acaba por envolver terceiros, sem culpa nenhuma...
À team Kelux, força e coragem, arrumar as botas não é solução nem resposta adequada a um ataque cobarde sem rosto...

Um abraço,
SMF Team
Imagem
SMF Team
Regular

Registado: domingo ago 03, 2008 08:38

Mensagempor nuno_ka » quinta ago 27, 2009 22:32

É sempre de lamentar o desaparecimento de caches. Neste caso o desaparecimento em série de caches da vossa autoria é ainda mais estranho.
Como em tudo na vida, à que levantar a cabeça e seguir em frente.

Continuação de boas cachadas.
ImagemImagem
nuno_ka
Regular

Registado: domingo jul 29, 2007 15:33

Mensagempor Bioengineer » sexta ago 28, 2009 01:24

Que meninos que praí andam, se tinham algum problema mais valia dizer directamente, agora andar a estragar o jogo... é tãaaaao panisgas!
Embora nunca tenha visitado uma cache tua, obrigado por não desanimares! :clap:
ImagemImagem
Antigo nick: Nekro
Bioengineer
Regular

Registado: domingo jun 10, 2007 13:47

Mensagempor Lima_Paço » sexta ago 28, 2009 10:36

SMF Team Escreveu:...Esperamos que o geocacher que fez isto...

Geocacher [mistery-] [mistery-] [mistery-]

Quer-me parecer que com esta atitude é tudo menos alguém que mereça esse nome, que todos nós melhor ou pior tentamos engrandecer.

Força Kelux não desanimes.
"Aprendi..., que a desilusão é uma das piores dores!... Pois ninguém se ilude com aqueles que conhece, mas sim com os que pensa que conhece!..." (Helber Chin Ku Chon Choo)
Imagem Imagem Imagem Imagem
Lima_Paço
Extra Large

Registado: terça abr 15, 2008 08:59

Mensagempor LMGomes » sexta ago 28, 2009 10:48

Porquê no Off Topic? Por muito pessoal que te pareça esta questão, as suas consequências têm muito a haver com todos...

Boa reacção da tua parte

LMGomes
Imagem
LMGomes
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor Mystique77 » sexta ago 28, 2009 10:59

Está a fazer um ano, que nos iniciámos neste jogo/vício, onde já aprendemos muito, rimos, desesperámos, sei lá, uma quantidade de aventuras, em que já temos algo que contar.
Ainda não colocámos nenhuma cache. Talvez por não achármos o local certo, talvez por achar que ainda somos "novos" demais.
Mas reconheço e entendo, os owners. São eles que dão continuidade a isto, que nos fazem sair de casa, em busca de mais um tesourinho perdido. E penso, que cada caixinha que colocam, seja onde for, algum carinho devem estar a colocar nela, aliado ao prazer de depois as visitas que irão ter.
Venho a este fórum todos os dias, embora por não costume "postar", mas como algumas das caches que desapareceram, eu fiz DNF em algumas delas (inclusivé a do pedragulho de 5 kg), queria só dizer que as caches estavam em sítios giros e que não deviam de acabar. Custa? Deve custar, sem dúvida.
Gente má, existe em todo lado e toda a palavra relacionada com jogo, sugere sempre nas entrelinhas "rivalidade".
Esperemos que não seja o caso, pois não é saudável, e se alguém o fez com intenção, pense se gostaria do mesmo.
Mystique77
Micro

Registado: segunda set 15, 2008 21:29

Mensagempor smercel » sexta ago 28, 2009 13:44

A divulgação que o jogo tem tido leva a que haja cada vez mais pessoas interessadas nele. Uns para o bem e outros para o mal. A facilidade com que se acede às coordenadas das caches, com um simples registo anónimo, pode fazer com que alguns "espertos" se lembrem de apenas vandalizar. O acesso a um aparelho de gps está mais do que democratizado e, mesmo sem ele, acedendo ao google earth ou outro programa de mapas, consegue-se atingir a maioria das caches escondidas.
No teu lugar, se calhar, reactivava tudo com ligeiras mudanças de coordenadas e condicionava o acesso à informação a Premium Members. Em princípio a compra dessa categoria de utilizador demonstra já outro interesse pelo jogo e pelas normas que o regem. No futuro talvez tenha de ser esse o caminho.
É lamentável o que aconteceu.
Aplaudo a tua postura positiva!
Fernando
Imagem Imagem
smercel
Micro

Registado: sábado ago 09, 2008 17:14

Mensagempor NecaXing » sexta ago 28, 2009 13:51

Pois é, tem os seus prós a divulgação do jogo por parte dos midia. Mas concerteza que também tem os seus contras, este é um deles. Não tenho dúvidas que recentemente se têm registado muitos pseudo geocachers que usam o jogo como diversão, mas da pior maneira: DESTRUIR. Infelizmente existem muitas mentes fracas que se divertem assim...
NecaXing
Regular

Registado: sexta abr 17, 2009 21:11

Mensagempor truta » sexta ago 28, 2009 15:03

Rui, em primeiro lugar parabéns pela força de vontade em repores as caches.

Para o vândalo, se lê este fórum, roubar caches não é um acto cometido apenas contra o owner mas contra toda a comunidade.
De alguma forma ainda compreendo que por vezes haja um atrito e alguém por vingança destrua uma cache. Mas dar-se ao trabalho de ir ao local de 22 caches para as remover é mesquinho e revela muito maus instintos.
truta
Regular

Registado: quinta abr 27, 2006 23:47

Próximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes