• Anúncios

A frustração de não poder participar nos 45km no Douro

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

A frustração de não poder participar nos 45km no Douro

Mensagempor t@ndre » sábado jul 19, 2008 17:12

Hà coisas que realmente nos deixam de rastos (neste caso coisas não muito sérias)! A mim foi a não participação nos 45Km da linha desactivada do Douro...mas as coisas não se composeram para eu conseguir participar. Mas acima de tudo espero que se divirtam, e muito é o que desejo.. haaaa e também quero ver fotos :P

Pois é andam lá aqueles marmanjos a ver vistas espetaculares e eu aqui a tomar conta do pequeno.. mas só de tarde! Assim sendo não me fiz rogado e com muita gana olhei para o mapa da arrábida e tentei encontrar a cache mais dificil, e assim foi preparei tudo para que no dia seguinte a fosse visitar.. ahh não foi só uma foram 4, todas com um grau de terreno comprometedor :), por incrivel que parece só nao descubri a mais fácil :|

Ao todo foram 5 horas para caminhar 7KM numa média de 3.6Km/h!

A primeira: Formosinho
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=1f5b7750-1cee-4116-b380-5cb45a78a32b

Eram 6.3AM quando sai de casa com o intuito de ir cachar, deixando a familia para traz a dormir, pois eles não fazem caches dificeis.

E assim foi, geocachemobil em andamento no até ao local que eu achei ser o melhor para a abordagem à cache. Ao contrario dos conselhos do owner optei por abordar a subida pelo lado Norte da serra.. e que subida. Esta minha decisão deve-se ao facto de conhecer muita gente a quem já foi assaltado o carro no meio da arrabida.

Parrei a sensivelmente 500 metros da cache, problema é que nesses mesmos 500 metros tinha uma parede de rocha, vegetação e cascalhos à minha espera :|

Pois até tive sorte com os trilhos que optei para subir, mas também diga-se de passagem que o lema de em caso de dúvidas escolhe a que sobe ;)

Foram uns bons minutos a passar por meio de vegetação densa e picante, mas eu estava prepadado, fisica e mentalmente... A certa altura o terreno começou a ficar mais ingreme, o que deixaria perceber que o mais radical estaria para chegar! É então que de um momento para o outro sou obrigado a olhar para cima, já sem vegetação e vejo uma subida de cerca de 70 a 80% de inclinação de puro cascalho!

Que beleza foi subir esta mágnifica parede, um passo para a frente, meio recuo para traz... creio que demorei a percorrer cerca de 40 metros uns bons 30 a 45 minutos, contudo subi cerca de 300 metros...

Quando comecei a ver o terreno a aligeirar um pouco, o animo voltou logo de seguida, e ainda foi duplicado quando me apercebo que já estou a ver o marco :)

Que felicidade, que gana!! O problema foi entrar em stress pois não conseguia encontrar a magana.. o GPS estava completamente atrofiado no dia de hoje, o GC apontava para cerca de 4 a 5 metros da cache. Mas então respirei fundo e libertei a mente da dificil subida e com a ajuda do ar puro lá encontrei a cache com as ditas pedrinhas a servir de suporte.

Tirei um tempinho e fiquei a ver a vista, e que vista permite ao mesmo tempo ver Lisboa e Troia, é só escolher ;)

A seguir foi apontar para a próxima cache: BH45 A View To The South II
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=b94f43f5-f14e-4ab1-995b-1259e57067e6
Vindo da cache do Formosinho, foi bastante fácil encontrar com o caminho para esta cache, tal como owner avisa o caminho está muito bem marcado, e só me consegui perder duas vezes ^^

Pedrinha aqui fitinha acolá está realmente bem marcado é ir à confiança e sem medos :P

Chegado ao sitio propriamente dito a vista é simplesmente genial, Troia é linda, excepto as torres que marcam a paisagem. Mas a vegetação da serra tão verde e rasteira (ás vezes) faz um cenário realmente bonito!

Próxima: Rota das Capelas [url]
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... 2101c6b13b[/url]
Das quatro que eu tinha planeado esta era concerteza a mais fácil, mas parece que deu bronca :(.

Ao contrário do que owner aconselha eu vinha da cache a "View to the South", e não do estacionamento perto do convento, por isso lá cheguei à clareira fácilmente, o problema mesmo foi acha-la estive cerca de uma hora a procurar por todo o lado, ainda por cima o meu GPS estava convencido que o ponto zero era ali mesmo no meio de uma subida ingreme com muitos arbustos.

Não contente, fui verificar se realmente era o sitio correcto e apontado pelo owner como sendo o caminho das capelas, ainda por cima não via nenhuma capela... fui descendo até à entrada sugerida, e subi tudo de novo convicto que realmente era o sitio certo, e que agora iria concerteza encontrar a dita... grrr não é que não apareceu de novo, não deve mesmo gostar de mim... ainda tentei contactar o bolacha pois ele logou hà relativamente pouco tempo! mas parece que não era o dia ideal para fazer esta cache, pois o telefone dava sinal desligado...
E assim foi com alguma dor na alma lá continuei a minha caminhada agora apontada para a Lusitani ali do sitio!

http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=f51ab082-7741-4e66-a64c-f45cdd59294c
Vindo de um DNF, esta não poderia escapar, andei no alcatrão até ao ponto onde se deveria entrar na densa mata.

Subi e subi... e o que me custou subir depois de tanto passeio nas pernas. Realmente é muito útil as fotografias que aparecem como ajuda, apesar de lá por baixo (da vegetação) tudo parece igual :|

Entao se estive alguem a ver de fora a minha figura deveria ser linda! De papel na mão a apontar para tudo o que era lado, para ver se encontrava uma imagem igual à "tela" que trazia comigo. ainda andei umas duas vezes para cima e para baixo até que dei com o ponto requerido!

Depois daqui, outra aventura encontrava-se à espera. Fui por onde me parceram indicar as fotos, o que mais tarde vi que estava engando, virei logo à direita e não vi o sub-caminho escondido à esquerda, resultado: arranhões e muito mato nas meias. Cheguei a um ponto a cerca de 5 metros do GZ, e pensei para comigo mesmo, estás a portar-te mal de novo GPS GRRRRRRRRRRRR... pois andei para traz até encontrar o canto escondido da eremita, e então percebi que me encontrava um andar abaixo da cache.. Toca a subir ainda mais!

Pronto já desabafei.... aconselho este caminho a todos que queiram passear pela linda serra da Arrábida! É simplesmente genial ;)

Peço desculpa por tão longo relato :|
Editado pela última vez por t@ndre em sábado jul 19, 2008 18:33, num total de 1 vez.
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor MightyReek » sábado jul 19, 2008 18:21

Cuidado com essas raivas...
E belo relatório!
E quanto aos 45km, bem, são daquelas coisas que simplesmente tenho que fazer um dia...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Corvo » segunda jul 21, 2008 08:43

Há já algum tempo que procurava um percurso de um dia por caches na Serra da Arrábida.

Penso que este é muito bom e exigente, tal como a Serra deve de ser.

A Rota das Capelas não me aparece no Geocaching.com, terá havido algum problema?

Para além do cuidado com o vestuário, calçado e no estacionamento do cachemobil, que mais é recomendado para se fazer estas caches?

Obrigado pelo relato. :D
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor rcoelho » terça jul 22, 2008 20:03

t@ndre, epá eu tive na Linha do Douro e como sabes adorei sendo uma delas a melhor que fiz até hoje, mas olha que esse relato, deixa-me com vontade de assim que recuperar fazer esse caminho, bela descrição..... e que tal troca, eu vou contigo ao Douro repetir, e tu vens repetir essa volta da Arrábida..... hann que me dizes.
Imagem
Imagem
rcoelho
Regular

Registado: quarta abr 18, 2007 17:25

Mensagempor t@ndre » terça jul 22, 2008 21:05

rcoelho Escreveu:t@ndre, epá eu tive na Linha do Douro e como sabes adorei sendo uma delas a melhor que fiz até hoje, mas olha que esse relato, deixa-me com vontade de assim que recuperar fazer esse caminho, bela descrição..... e que tal troca, eu vou contigo ao Douro repetir, e tu vens repetir essa volta da Arrábida..... hann que me dizes.

Realmente é uma opção ;)

Temos de estudar isso!
t@ndre
Large

Registado: terça mar 25, 2008 14:23

Mensagempor god_herodes » quarta jul 23, 2008 08:52

Eu alinho nas duas!!!!
Imagem
Regular

Registado: terça jan 22, 2008 09:59

Mensagempor bolacha » quarta jul 23, 2008 12:20

god_herodes Escreveu:Eu alinho nas duas!!!!

Eh Lá!!! temos macho!!! :lol:
Assim é que é... Mas para a Arrábida é só apareceres... :roll:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor god_herodes » quarta jul 23, 2008 13:15

bolacha Escreveu:

Tal como tu na de Vila Franca :twisted:
Imagem
Regular

Registado: terça jan 22, 2008 09:59

Mensagempor bolacha » quarta jul 23, 2008 19:51

god_herodes Escreveu:
bolacha Escreveu:

Tal como tu na de Vila Franca :twisted:

Estás a desafiar-me, é isso?! :mrgreen:
bolacha
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jul 23, 2008 22:18

Marquem o desafio para um dia em condições e com alguma antecedência que eu faço de árbitro...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor bolacha » quarta jul 23, 2008 22:50

MightyReek Escreveu:Marquem o desafio para um dia em condições e com alguma antecedência que eu faço de árbitro...

Já viste como é isto, Mighty?! :?

Já não há respeito, a gente apadrinha-os nesta bela coisa e tal, que é o Geocaching... e depois já nos desafiam... :shock:

Marca lá a data... que depois a gente fala... :lol:
bolacha
Extra Large

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes