ajsa Escreveu:Na maioria dos tratores até 100 Cvs, a TDF funciona a 500 RMP. Neste caso ela funciona a 750, um valor intermédio entre as 500 e as 1000 disponíveis apenas em alguns modelos.
no sentido ascendente é diferente de sentido descendente.
Como ligeira correcção a rotação normal para a TDF de um tractor são 540rpm e não 500...
E mais te posso dizer, os John Deere estão equipados com as seguintes combinações de TDFs: 540-540E-1000
Ou seja:
Se o selector estiver na 540 tens 540 rpm no veio de saida com o motor a 2100rpm.
Se o selector estiver na 540E tens 540 rpm no veio de saída com o motor a 1600 rpm e 750 rpm no veio com o motor a 2100rpm.
Se o selector estiver na 1000 tens 1000rpm no veio com o motor a 2100rpm e tens 540 rpm com o motor a 1200 rpm.
E isto usa-se no quê perguntam vocês?
Se tiverem uma alfaia que requeira muita potência (por ex. uma enfardadeira) tens que usar a 540 para teres o motor acelerado e poderes contar com a sua reserva de binário.
Se tiveres uma alfaia que não requer tanta potência assim (o atomizador do AJSA) podes usar uma mudança mais baixa na TDF (a 540E ou 750 dependendo da denominação da marca). Esta permite mais rotação na TDF a menos rotação do motor contribuindo assim para uma redução no consumo de combustível.
Se tiveres uma alfaia que precise trabalhar a 1000 rpm (não são muito comuns) ou que não precise de muita potência do tractor (um espalhador ou uma coisa leve equivalente) pode trabalhar na posição 1000.
Há que ter também muita atenção às RPM que o fabricante da alfaia recomenda para que se trabalhe com a alfaia.
Acreditem que já fiquei de boca aberta a olhar para uma enfardadeira JD 580 (daquelas de rolos) cuja rotação de trabalho é 540 que puseram a trabalhar a 1000rpm! Partiu-se a corrente que dá movimento aos rolos e por onde ela passou parecia que tinha lá andado uma moto-serra.
ajsa Escreveu:E se estiver parado não "desce alem dos 32 kms / hora" ?
Se estiver parado o mostrador marca 3000 RMP!
Estou chocado! 3000 RPM? Mas isso é o teu Clio ou o tractor?
Qual é a reserva de binário desse motor, a que rotações atinge o binário máximo e qual é a gama de trabalho?
E quanto a velocidades na estrada nem vou comentar... É bom porque faz falta às vezes mas no campo é que vale! Os Internacionais sempre tiveram a fama de bons corredores...
Para terminar, esse Case tem 95cv? Cuidado com o JD6210 que, apesar de ter menos 5cv, é rapaz para se bater com ele....