• Anúncios

que grande enxada que tu tens, avozinha!

Aqui fala-se de tudo e mais alguma coisa

Moderador: Moderadores

Mensagempor vsergio » quarta jun 11, 2008 16:32

tenho que chamar a minha mulher para esta conversa e vos dar um bailinho...
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 17:13

Vamos por partes :)

Tocar = puxar; mover

Ou seja, puxar um pulverizador (máquina utilizada em tratamentos fitossanitários) com 3000 lts de calda (solução com produtos utilizados no tratamento) BI-trubo (ok, enganei-me, BI-turbo (possui duas turbinas que projectam ar em sentidos opostos em vez de uma só como é normal nos atomizadores)

32 injectores (64 na totalidade), números de “bicos” utilizados na pulverização da calda. Normalmente 24 na totalidade.

TDF (tomada de força) ponto de tração disponível nos tractores onde se intala um eixo, cardam, que vai transmitir a potencia do motor do tractor à alfaia que esteja acoplada a ele.

Na maioria dos tratores até 100 Cvs, a TDF funciona a 500 RMP. Neste caso ela funciona a 750, um valor intermédio entre as 500 e as 1000 disponíveis apenas em alguns modelos.
no sentido ascendente é diferente de sentido descendente.

Experimenta puxar com o carrito uma roulote de 1000 Kgs e vês a diferença. Neste caso só em calda são 3000 lts que não corresponde a 3000 kgs porque na maioria dos produtos existe a adição de metais à calda.

E se em vez de "4 ton azeitona" for 4 ton de tintol, faz diferença?
Faz! A carga líquida é mais instável que a carga sólida.

E se estiver parado não "desce alem dos 32 kms / hora" ?
Se estiver parado o mostrador marca 3000 RMP!
Editado pela última vez por ajsa em quarta jun 11, 2008 18:14, num total de 1 vez.
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 11, 2008 18:12

Obrigado pela grande explicação! :lol:

"E se em vez de "4 ton azeitona" for 4 ton de tintol, faz diferença?
Faz! A carga líquida é mais instável que a carga sólida. "

Sim, de facto concordo que 4 ton de tintol provocará alguma instabilidade. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 18:19

GeoDuplaP&F Escreveu:Obrigado pela grande explicação! :lol:

"E se em vez de "4 ton azeitona" for 4 ton de tintol, faz diferença?
Faz! A carga líquida é mais instável que a carga sólida. "

Sim, de facto concordo que 4 ton de tintol provocará alguma instabilidade. :lol:

Eu explico. :lol:

A carga sólida está amarraga à galera (reboque). Nas curvas, o centro de massa da galera juntamente com as forças de união provocadas pelas cordas que seguram a carga combatem em conjunto a força centrifuga.

Nas cargas líquidas a unica coisa que está presa é mesmo a galera transportadora. A carga toda ela obedecerá na totalidade à força centrifuga e o perigo de capotar é muito maior principalmente se a cisterna que contem o líquido não estiver completamente cheia.
:lol: :lol:
ajsa
Extra Large

Mensagempor GeoDuplaP&F » quarta jun 11, 2008 18:22

Exacto! E quando a cisterna do tintol não está completamente cheia porque o condutor emborcou uma parte, então ainda é pior. :lol:
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 18:33

Claro. :D
Agora se falarmos do Branco isso já é outra estória. É ou não é primo Zé Carlos.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 18:34

clcortez Escreveu:
MightyReek Escreveu:
clcortez Escreveu:Case

Charrua e depois fresa a seguir? Que raio de terra é que vocês têm para aí?
Aqui se não levar com uma grade ou um escarificador antes da fresa não conseguem fazer nada...

Mas que raio de agricultores apologistas do ambiente são vocemecês?

Então os compadres não sabem que esse tipo de técnicas culturais são más para ambiente. Nunca ouviram falar em SD?

Pelo amor de Deus, e depois venham dizer que o nivel de MO está muito baixo. Claro, com a desagregação dos solos conforme dizem. :evil: :D
ajsa
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 11, 2008 19:57

ajsa Escreveu:Na maioria dos tratores até 100 Cvs, a TDF funciona a 500 RMP. Neste caso ela funciona a 750, um valor intermédio entre as 500 e as 1000 disponíveis apenas em alguns modelos.
no sentido ascendente é diferente de sentido descendente.

Como ligeira correcção a rotação normal para a TDF de um tractor são 540rpm e não 500...

E mais te posso dizer, os John Deere estão equipados com as seguintes combinações de TDFs: 540-540E-1000

Ou seja:
Se o selector estiver na 540 tens 540 rpm no veio de saida com o motor a 2100rpm.

Se o selector estiver na 540E tens 540 rpm no veio de saída com o motor a 1600 rpm e 750 rpm no veio com o motor a 2100rpm.

Se o selector estiver na 1000 tens 1000rpm no veio com o motor a 2100rpm e tens 540 rpm com o motor a 1200 rpm.

E isto usa-se no quê perguntam vocês?

Se tiverem uma alfaia que requeira muita potência (por ex. uma enfardadeira) tens que usar a 540 para teres o motor acelerado e poderes contar com a sua reserva de binário.

Se tiveres uma alfaia que não requer tanta potência assim (o atomizador do AJSA) podes usar uma mudança mais baixa na TDF (a 540E ou 750 dependendo da denominação da marca). Esta permite mais rotação na TDF a menos rotação do motor contribuindo assim para uma redução no consumo de combustível.

Se tiveres uma alfaia que precise trabalhar a 1000 rpm (não são muito comuns) ou que não precise de muita potência do tractor (um espalhador ou uma coisa leve equivalente) pode trabalhar na posição 1000.

Há que ter também muita atenção às RPM que o fabricante da alfaia recomenda para que se trabalhe com a alfaia.
Acreditem que já fiquei de boca aberta a olhar para uma enfardadeira JD 580 (daquelas de rolos) cuja rotação de trabalho é 540 que puseram a trabalhar a 1000rpm! Partiu-se a corrente que dá movimento aos rolos e por onde ela passou parecia que tinha lá andado uma moto-serra.

ajsa Escreveu:E se estiver parado não "desce alem dos 32 kms / hora" ?
Se estiver parado o mostrador marca 3000 RMP!

Estou chocado! 3000 RPM? Mas isso é o teu Clio ou o tractor?
Qual é a reserva de binário desse motor, a que rotações atinge o binário máximo e qual é a gama de trabalho?

E quanto a velocidades na estrada nem vou comentar... É bom porque faz falta às vezes mas no campo é que vale! Os Internacionais sempre tiveram a fama de bons corredores...

Para terminar, esse Case tem 95cv? Cuidado com o JD6210 que, apesar de ter menos 5cv, é rapaz para se bater com ele....
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor MightyReek » quarta jun 11, 2008 19:59

vsergio Escreveu:tenho que chamar a minha mulher para esta conversa e vos dar um bailinho...

a malta quer é baile...
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 11, 2008 20:00

SD? Queres arruinar-me?
Então isso depois os tractores só fazem 1/3 do trabalho e têm 1/3 da manutenção e 1/3 das avarias! Tá mas é sossegado... :P
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 11, 2008 20:38

Por causa deste topico tive uma ideia.
O AJSA podia voluntariar-se para Borda de Água do forúm.
A ideia seria:
- no inicio do mês abria um topico onde indicava as culturas aconselhadas nesse mês.
Depois ao longo do mês ia aconselhando toda a gente relativamente às culturas que cada um desejasse fazer, o tempo ao longo das semanas e assim...
Que tal?
Imagem
MightyReek
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 20:48

MightyReek Escreveu:SD? Queres arruinar-me?
Então isso depois os tractores só fazem 1/3 do trabalho e têm 1/3 da manutenção e 1/3 das avarias! Tá mas é sossegado... :P

Ah pois é. Eu já vi um a trabalhar e fiquei de boquinha aberta.
Honestamente não sei até que ponto é que compesará o investimento, mas que é um maquinão muito vertsátil isso é.

Tu tinhas de estragar tudo com o dos 3000 RPM. Aquilo era para testar os conhecimentos do Cláudio. :evil: :lol:
Editado pela última vez por ajsa em quarta jun 11, 2008 20:51, num total de 1 vez.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 20:50

O meu vibrador exige as 1000 RPM na TD.
E acredita que o atomizador não exige assim tão pouca potência como dizes.
ajsa
Extra Large

Mensagempor ajsa » quarta jun 11, 2008 20:56

Mas se queres fazer uma comparação mais séria terá de ser entre o JD e o Fendt.

I rest my case :P
ajsa
Extra Large

Mensagempor MightyReek » quarta jun 11, 2008 21:21

Restas?
Mas se puseres um Fendt de 200cv eu ponho um JD de 200cv...
Já viste o prototipo Fendt 6x6? É um espectaculo...

Ainda a semana passada estive a falar com um cliente meu (belos morangos que ele me deu... slurp) que andou a trabalhar ao lado de Fendts equivalentes ao JD dele e a diferença não era assim tão grande, até pelo contrário.
Aqui não há muitos Fendts de cerca de 100cv. É tudo de 180 para cima e nessas potências as diferenças são menos notórias.

Também não foi 1 nem 2 clientes que trocaram tractores de 120cv por tractores de 100cv (porque ficaram com menos trabalho ou assim) e os de 100 trabalham bem com as alfaias que era à justa para os outros...
Imagem
MightyReek
Extra Large

AnteriorPróximo

Voltar para Off Topic

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes