Faltou dizer que a primeira é de fardos rectangulares, que saem assim:
Visto da parte de trás estas enfardadeiras são assim:
Como vêem, entra palha solta e sai assim, toda compacta e atada com dois arames (ou mais vulgarmente cordéis plasticos).
É normal nos campos ver-se isto (que são pequenas pilhas de fardos) que não é mais que uma maneira de os manter juntos para depois ser mais fácil recolhê-los nos reboques:
A segunda é uma enfardadeira de rolo (onde a palha ou feno é enrolada em espiral em vez de ser compactada). É uma alternativa muito mais recente em Portugal que o método rectangular tradicional, mas já largamente utilizada pois deixa a palha mais solta e de muito mais fácil distribuição (basta desenrrolar o respectivo rolo). É comum ver nos campos grandes "sacos" brancos amontoados, são na verdade estes rolos ensacados para protecção da chuva.
Existem ainda outro tipo de enfardadeiras, as de fardos rectangulares gigantes, onde os fardos em vez de pesarem os habituais 12kg (peso varia entre os 10 e 20kg) pesam por vezes mais de 100kg. Sºao mais largos, altos e compridos. As enfardadeiras que os produzem são estas:
Estes fardos são mais fáceis e rápidos de armazenar pois são manuseados com o tractor desde que saem da enfardadeira até serem postos no gado. São usados nas grandes explorações, obviamente.
Mais dúvidas?:)
Cláudio Cortez