Página 1 de 1

Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: segunda jan 22, 2007 12:47
por lamas
Necessito de aconselhamento para uma solução PDA, com as seguintes características:

Para routing (a vertente geocaching, está a cargo de um Etrex)

Pocket ou Palm ?
Solução Bluetooth ou Combo ?
Que software, que mapas, actualizações etc.  ?

Re: Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: segunda jan 22, 2007 13:58
por MAntunes
Bom...

Eu sou fã de PDA PocketPC com GPSr Bluetooth (c/SirfIII). Um PDA com GPSr de encaixar no slot de cartões, se o PDA tiver dois slots porque o outro slot seria para um cartão com mapas, também é capaz de ser boa solução.

Com esta plataforma a variedade e liberdade de escolha de software é muito maior:

Navegação: CoPilot, TomTom, NDrive, etc...

Cartografia: OZICe (aquilo bem instalado e com os mapas bem calibrados é imbatível "no meio do mato" - ainda ontem se viu na Serra de Grândola. :-)

Navegação final para um Waypoint:

BeeLineGPS mas o GPSDash2 e outros também servem.

Mas reconheço que se é só para navegação em estrada, talvez o TomTom GO seja suficiente e talvez mais económico. Mas já não é um PDA e está-se restrito ao software da TomTom.




Re: Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: segunda jan 22, 2007 17:20
por guest
1 - Um PDA Pocket PC e nao Palm com resolucao VGA:
a) PPC pela maior disponibilidade de software para geocaching;
b) Ecra de 640x480 pixeis porque para ver mapas, a resolucao adicional da jeito nao e?

2 - Um receptor Sirf III separado c/ ligacao via Bluetooth. Via Bluetooth e nao outra qualquer pela flexibilidade em o usar com outro dispositivo (outro PDA, telemovel ou mesmo laptop).

3 - Como programa de navegacao sem duvida o TomTom 6.

Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: quinta jan 25, 2007 19:56
por lamas
Obrigado pelos vossos esclarecimentos.

Depois informarei qual o desfecho deste episódio, quando for decidida a configuração da "máquina".

Re: Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: sexta jan 26, 2007 09:03
por HDV
Nao pretendiam ser “esclarecimentos”, apenas “achegas”. Nao obstante, devo dizer que pessoalmente nao me agradam muito as solucoes integradas (PDA com GPS incluido) tipo “tijolo” que ha por ai agora comumente ha venda porque me parecem menos versateis, sobretudo:

- quando veem com versoes mais ou menos proprietarias do Windows CE (impossibilitando ou pelo menos dificultando muito instalar e correr software adicional tipo OziCE - que permite aceder as cartas militares); de onde ser importante ter a certeza que o Windows Mobile 5 e o SO usado

- quando limitam a resolucao a 320x240 (para os mapas “raster”, mais resolucao significa conseguir meter uma porcao maior do mapa no ecra sem sacrificar qualidade).

- quando sao volumosas (e nao vale a pena pensar - a curto prazo - que o “para o terreno temos o etrex” quando o chip Sirf III e superior)

Convem ainda ter em atencao se a implementacao do Sirf III usada (a questao coloca-se designadamente na analise das tais solucoes integradas) vem ou nao com o “Static Navitation” activo (se sim temos o “velho” problema de “ter que andar a correr no meio do mato” para obter indicacoes fiaveis, experimentado por ex. pelos proprietarios do Acer N35).

Na opcao por um PDA para usar com um GPS em separado ha ainda que pensar:

- no volume de que o altifalante do PDA e capaz (importante quando se use software de navegacao com instrucoes por voz).

- na velocidade do processador (sendo que a resolucao VGA – 4x mais pixeis para gerar uma imagem – vem colocar um stress adicional no processador o que faz que, no limite, para um processador com a mesma velocidade de relogio um PDA VGA possa parecer mais lento que um QVGA).

- no problema da bateria (que nao se coloca no uso em viatura, com a ficha do isqueiro presente nem na generalidade das caches mas e bicudo quando estas impliquem deslocacoes a pe superiores a 3 horas... – aqui sim, manter o eTrex como “backup” e boa ideia), ainda que se possam arranjar solucoes de recarga com recurso a pilhas mais ou menos “deselegantes” ou recorrer a aquisicao de baterias extra para o PDA (caro).

Digam lá do vosso conhecimento ...

MensagemEnviado: segunda fev 26, 2007 18:16
por lamas
Obrigado Mantunes e HDV pelas vossas opiniões.

Para finalizar o topico, informo que a opcção tomada foi não ir pela via do PDA, mas sim por um NUVI 660.
Acho que a solução adoptada foi resultado de uma "repescagem" de um Palm M515 para a organização diária, e o "abrir os cordões à bolsa" para o Nuvi.