por Torgut » quarta Oct 25, 2006 19:17
Eu recebi recentemente um Magellan eXplorist 500, e, infelizmente, não estou nada satisfeito com este equipamento. Como tinha um Garmin, tenho obrigatoriamente um elemento de comparação, e em tudo menos num aspecto prefiro o mais antigo, que é aliás uma unidade de baixo de gama e com vários anos.
É simples apontar o que prefiro no eXplorist: a administração por ficheiros, e a organização extra que isso permite.
O pior do eXplorist é a sua natureza errática. Não sei porque sucede, mas a verdade é que muitas vezes, ora aponta o ponto 0 uns 10 m para W, ora dou dois passos e já são 8 m para E. E isto enquanto me diz que está com uma accuracy de 3 m.
O que não gosto no Magellan:
1) Capacidade da bateria; mesmo assim prefiro pilhas, que podem ser recarregáveis e um gajo leva uma saca delas na bagagem.
2) Campos de info limitados a dois no screen da bússula, e ausência de um screen com campos de info, como tem o Garmin.
3) Icons. Não é importante, mas os icons da Magellan são feios à brava.
4) Concepção gráfica do software de forma geral.
5) Até um gajo chegar a 99 m do ponto 0, ele não indica a distância a metro. O Garmin fá-lo abaixo dos 1000 m.
6) Relação preço-qualidade.
7) Importar as "hints" das caches mas limitá-las a 400 caracteres, ou lá o que é.
8) Já que oferece a facildiade de ter vários files e folders, bem que podia oferecer a possibildiade de se mover e copiar waypoints entre eles.
9) O sistema de fixação do cabo de transmissão de dados e alimentação é uma autêntica provocação ao conceito de "user friendly".
10) Se tiveres um ponto em GoTo, e se desligares o GPS, por exemplo, para poupar bateria, da proxima vez que o ligares tens que ir de novo à procura do waypoint. No Garmin fica em memória.
11) A peça de origem para fixar o aparelho no vidro do carro só funciona se o GPS não tiver o fio para levar ao pulso ou pescoço. Caso o tenha, não fica bem encaixado, logo, não faz contacto para carregar a partir do isqueiro do carro.
Como disse, muitas destas coisas são pormenores sem grande importância, mas o comportamento errático do aparelho é muito aborrecido.