• Anúncios

Duvida entre dois GPS: GARMIN eTrex H e o KEYMAZE QUECHUA 5

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Duvida entre dois GPS: GARMIN eTrex H e o KEYMAZE QUECHUA 5

Mensagempor ze_666 » segunda Oct 18, 2010 08:07

Ola caros colegas,
Estou a começar nas andanças do Geocaching e já tou com um dilema, qual o GPS a escolher.
Tenho às escolha o GARMIN - eTrex H e o KEYMAZE QUECHUA 500.
Que me podem dizer deles??
O aparelho só vai mesmo ser usado para Geocaching e numas voltas de BTT.

Agradeço desde já a todos os que me puderem ajudar.

Cumprimentos,

Garmin - eTrex H:http://www.garmin.pt/index.aspx?p=ProdDetail&ProdId=194
KEYMAZE QUECHUA 500:http://www.decathlon.pt/PT/keymaze-500-36124583/
ze_666
Micro

Registado: quinta Oct 14, 2010 19:41

Re: Duvida entre dois GPS

Mensagempor alieri » segunda Oct 18, 2010 09:34

Bemvindo ao fórum.
Nunca usei o relógio da decathlon, mas sou fã do garmin Etrex H. Apesar de ser básico nas suas funções, tem o essencial e tem uma precisão enorme. Não tem mapas, não tem écran a cores, mas tem o que faz falta.
Eu escolhia o Garmin, por ser feito para aquilo que pretendes - geocaching e btt - em vez do relógio, que deve ter sido feito para gravar o percurso quando vais correr.
Se procurares no ebay e noutros sites semelhantes, talvez o consigas comprar por menos dinheiro que no site da garmin.
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor lynxpardinus » segunda Oct 18, 2010 17:40

Como o Alieri estava a dizer, o Quechua 500 é um GPS de corrida. Não o conheço directamente, mas, diria que o concorrente directo na gama da Garmin é o ForeRunner - que é um bocadinho diferente. O ForeRunner permite que se faça geocaching com ele, mas não é exactamente prático (afinal, não foi para isso que foi construido), e tem um ecran que me parece um pouco mais versátil do que o deste Quechua.

O eTrex, apesar de também nunca o ter usado, é companhia regular de várias pessoas que fazem geocaching - e não é normal ouvir muitas queixas dele. É um GPS de outdoor simples, fácil e robusto - sem "mariquices". Tive um GPS de outdoor Garmin ainda mais simples (o meu saudoso Gekko, que continua a olhar para mim de uma prateleira na minha casa) e nunca tive problemas com ele (todos os meus DNFs foram minha culpa e não dele...).

Edit - Troca da palavra "diferente" por "versátil", acerca do ecran do ForeRunner vs Quechua.
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda Oct 18, 2010 17:59

Eu usei o eTrex H durante imenso tempo, e é uma boa máquina. Tem apenas dois problemas:

- Não podes passar as coordenadas das caches directamente do PC para o GPS. Tens que as meter à unha.
- Não tem mapas, por isso precisas de outro adicional com os mapas e os caminhos a percorrer até chegares às proximidades da cache.

Tirando estes dois "pequenos" problemas, é uma boa máquina e foi o que usei durante imenso tempo. Para resolver a questão dos mapas, tenho o do carro que tem os mapas todos. Para resolver a questão de meter as coordenadas à unha... Bem, aí é só comprar uma unha nova quando esta estiver gasta. :lol:

Assim, ou tens um GPS com mapas, ou compras outro que os tenha e dê para o Geocaching (= permita navegar fora de estrada).
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Mensagempor ftomar » segunda Oct 18, 2010 18:27

GeoDuplaP&F Escreveu:- Não podes passar as coordenadas das caches directamente do PC para o GPS. Tens que as meter à unha.
-

wrong ...com o cabito certo passas as caches na boa...
Imagem
ftomar
Regular

Registado: sexta dez 15, 2006 20:16

Mensagempor alieri » segunda Oct 18, 2010 20:11

ftomar Escreveu:
GeoDuplaP&F Escreveu:- Não podes passar as coordenadas das caches directamente do PC para o GPS. Tens que as meter à unha.
-

wrong ...com o cabito certo passas as caches na boa...

Nem mais, foi o que fiz: comprei um cabo no e-bay e mando as caches do PC para o GPS sem espinhas
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor CPTeam » segunda Oct 18, 2010 21:25

Eu comprei o cabo na Garmin (aprox 25€) e soldei a ficha DB9 em casa.
Podes passar as coordenadas de cada cache do geocaching.com, ou, no caso dos premium members, descarregar uma pocket query e chutar tudo lá para dentro de uma vez só. Tudo... pera aí... 500 no máximo.

O Etrex H tem sido o nosso GPSr de aproximação final desde o inicio e, a única necessidade extra que sentimos a determinada altura foi a de um GPS de estrada. Problema resolvido quando o meu antigo telele deu o suspiro final e tive de o trocar por um 6110 Navigator.
ImagemImagemImagem
Caching tools:
Nokia 6110 Navigator: Garmin Mobile XT (road navigation) + SmartGPX (paperless)
A clean conscience
Garmin Etrex H (final aproach)
UMM Alter II (VERY final aproach)
2 Geocachers (aproaching final...)
CPTeam
Regular

Registado: sexta fev 22, 2008 19:21

Mensagempor GeoDuplaP&F » segunda Oct 18, 2010 21:42

ftomar Escreveu:wrong ...com o cabito certo passas as caches na boa...

alieri Escreveu:Nem mais, foi o que fiz: comprei um cabo no e-bay e mando as caches do PC para o GPS sem espinhas

Pronto, o problema das caches está resolvido. Passas os nomes e as coordenadas, faltando as restantes informações que tens que levar em papel. Há outros que levam tudo lá dentro, incluindo dicas e imagens.

Só falta mesmo o problema dos mapas.
Imagem
GeoDuplaP&F
Extra Large

Registado: terça dez 04, 2007 10:13

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes