• Anúncios

enviar trajectos GPX do viamichelin para OREGON

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

enviar trajectos GPX do viamichelin para OREGON

Mensagempor paulo.umm » quarta set 15, 2010 00:01

Boa noite a todos.

Já me ando a passar com o oregon550.
Não percebo como é que um aparelho caríssimo como este me manda sempre pelos piores caminhos possíveis. Se por exemplo, pedir para me calcular a viagem do Porto para Lisboa, ele manda-me pela N1 a maior parte do tempo e faz-me atravessar a cidade do Porto pelo interior em vez de ir naturalmente pela VCI em direcção ao freixo ou arrábida.
No meu 60CSX podia escolher se queria o trajecto mais curto, mais rápido, e outras escolhas... Neste que supostamente deveria estar muito à frente..., ando aqui aos papéis. :??

Quanto à pergunta em si. Fui ao excelente site da viamichelin e estive a ver um trajecto para uma viagem que quero fazer em breve e reparei que tem uma opção de "send to GPS". Escolhi o garmin e fiquei logo desiludido de pé atrás porque o "send to GPS" é afinal para o PC. Mas tudo bem, lá copiei o GPX para o garmin para todas as pastas que aquilo tem e nada... Depois fui pesquisar na net e encontrei um site "takitwithme" que faz a conversão do GPX para o garmin. Desta vez já vi a cidade de destino nos waypoints, mas do trajecto que escolhi no viamichelin, nem vê-lo...

Eu sei que sou novato nisto, mas também não entendo porque tem tudo de ser tão difícil.
Alguém me pode dar umas luzes aqui? Queria poder dar algum uso ao GPS mas estou a ver que terei de ir com o mapa dos pontos da bp... [:(!]

Cumprimentos.
paulo.umm
Micro

Registado: terça jul 27, 2010 21:43

Re: enviar trajectos GPX do viamichelin para OREGON

Mensagempor lynxpardinus » quarta set 15, 2010 06:51

Bom dia Paulo!

Possivelmente já andaste a mexer nisto mas, de qualquer modo...

No Dakota (cujos menús não derivam muito do Oregon - pelo menos em relação ao meu antigo 300), podes mexer nas opções de routing ido ao menú de setup (que deve estar logo na primeira página). Depois carregas em routing. Aí tens uma série de menús:
- Guidance method - podes escolher entre "off road" / "on road for time" e "on road for distance" (imagino que tenhas seleccionado o "on road for distance" e que queiras o "on road for time");
- Calculate Routes for Car / Motorcycle - certifica-te que tens "Car" escolhido;
- Lock on road
- Off Road transitions
- Avoidance setup - e aqui podes escolher se queres evitar "U-Turns", "Toll Roads" (portagens), "Highways" (auto-estradas), Unpaved roads (estradas não pavimentadas), "Carpool lanes" (ok, isto não vale a pena porque não temos cá na tugalândia)

Certifica-te que tens tudo configurado para fazeres as viagens por estrada como desejas - os Garmin podem não estar o máximo da intuitividade, mas não faz sentido que tenhas que utilizar os mapas da BP ou o Via Michelin quando tens esse GPS. Se não, acho que podemos lançar a "maldição dos DNF" aos engenheiros da Garmin...
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Re: enviar trajectos GPX do viamichelin para OREGON

Mensagempor paulo.umm » quarta set 15, 2010 22:04

Viva "lynxpardinus".

Muito obrigado pela ajuda. Sim já lá tinha andado e de facto tenho configurado para o "on road for distance". Tentei establecer um paralelo com o meu antigo e querido 60 CSx, que tinha por exemplo, (carro, veículo pesado, veículo de passageiros), tinha ainda se queria dar prioridade a processamento mais rápido ou detalhado. Tudo influenciava o resultado final com n opções.
Agora percebo o que quer dizer ali o "for time" ou "for distance"....
;) , ainda bem que tenho carro de rodas altas, porque se tivesse um GTI já tinha penado um bocado por "caminhos de cabras"... ;))

Quanto à pergunta de enviar trajectos GPX do viamichelin (ou outros quaisquer, uma vez que deve ser semelhante), se alguém tiver uma dica agradeço. De certeza que me falta algo. Tenho mesmo de ir a um evento conjunto para tirar uma série de dúvidas.

Obrigado mais uma vez e cumprimentos.
paulo.umm
Micro

Registado: terça jul 27, 2010 21:43

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes