• Anúncios

gps é doido?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

gps é doido?

Mensagempor lgass » segunda ago 23, 2010 23:05

ola a todos,

eu sou relativamente novo nisto, e tenho tido algumas cenas maradas com o meu gps,

muitas vezes ele manda-me para sitios que nao teem nada que ver com o local da cache.

que pposso estar a fazer mal?
Imagem
lgass
Large

Registado: segunda jul 05, 2010 21:00

Re: gps é doido?

Mensagempor lynxpardinus » terça ago 24, 2010 02:08

Ás vezes acontece que eles enlouquecem. Tenho quase a certeza que ouvi um primo de um amigo meu a dizer que, de repente, o GPS se tinha tornado alcoólico. Sempre que ele o ligava, lá a setinha o enviava para uma qualquer tasca numa esquina. Era por isso que a mulher sempre o encontrava lá. Outro (um sobrinho do vizinho do cão de um amigo meu) jura que teve que levar o GPS ao psiquiatra para uma sessão de psico-terapia curativa relacionada com fobias de água. Se for esse o caso, não ligues - isso passa-lhe depois de um bocado.

Outra hipótese é que tenhas qualquer coisa mal na configuração, como o Datum (não, não é o datsun, é o datum - se for o datum a estar errado vai dar-te um erro consistente de mais de 100 metros) ou o static navigation (neste caso, por vezes, o GPS não reconhece que te moveste durante alguns segundos, o que significa que, segundo o GPS, estás a avançar aos saltos e a setinha não estabiliza).

Queres descrever um bocadinho melhor o problema?
lynxpardinus
Moderador

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor mrwho » terça ago 24, 2010 08:08

lgass Escreveu:muitas vezes ele manda-me para sitios que nao teem nada que ver com o local da cache.

Se é "muitas vezes" e não "sempre", pode ser que esteja tudo bem com o teu GPS e seja apenas uma questão de haver algum factor externo - ou conjugação de vários - que possam causar isso.

O que pode afectar a precisão do GPS?
- Céu muito nublado
- Arvoredo cerrado
- Edifícios altos
- Pilhas fracas no GPS

Também se pode dar o caso de estar tudo bem com o GPS e ser antes um erro não intencional do owner da cache que, por qualquer motivo, não colocou as coordenadas precisas do ponto zero. Aí o teu GPS estar-te-à a dar o local correcto, as coordenadas que tens é que não são suficientemente precisas.

Também tens de te lembrar que, na melhor das hipoteses, um GPS tem uma margem de erro de 4 a 6 metros. Quer isso dizer que, juntando a margem de erro do teu GPS à margem de erro do GPS do owner da cache, terás de contar com pelo menos 8 metros de margem de erro - e isto em situações perfeitamente ideais! Em locais de má recepção (pelos factores que indiquei em cima) em que temos margens de erro superiores a 10m, então terás de contar com 20m ou mais de margem de erro!

Por isso é que, na aproximação final à cache, deves prestar menos atenção ao GPS e mais ao local em si, a ver se dás com ela.
¡oʇɔǝʇ op sɐpɐbǝd sɐ ɐdɯı1 'oʇsı ɹǝ1 sǝnbǝsuoɔ ǝs
Imagem
Imagem
http://voltas.mrwho.mine.nu
http://speccy.mrwho.mine.nu
mrwho
Large

Registado: quinta mai 08, 2008 18:58

Mensagempor jcpmleal » terça ago 24, 2010 09:20

O que pode afectar a precisão do GPS?
- Céu muito nublado
- Arvoredo cerrado
- Edifícios altos
- Pilhas fracas no GPS

Nuvens no céu não afectam o rigor com que os receptores determinam a posição. Os factores determinantes, para além da qualidade do receptor, são o horizonte e a constelação de satélites disponíveis no momento.

João Leal
Imagem
jcpmleal
Micro

Registado: sexta set 22, 2006 17:42

Mensagempor mrwho » terça ago 24, 2010 10:06

Bem, só vendi o peixe que me venderam.

Will bad weather condition affects the GPS reception?

Bad weather condition will have a slight impact on the GPS reception. Bad weather condition here refers to cloudy sky, rain and snow. A raining day may sometimes take a while longer to get GPS signal as compare to a non-cloudy sunny day.

Óbviamente que não terá tanta influência como arvoredo, mas se conjugarmos os dois (arvoredo+nuvens) poderá ser mais evidente a discrepância entre o GPS e o ponto zero real.
Imagem
Imagem
mrwho
Large

Mensagempor lgass » terça ago 24, 2010 11:02

desde já obrigado a todos pelas respostas.

o problema que mais me chateou foi http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... cc7545fd2b

o gps apontava para um local totalmente errado. o poste amarelo fica num local, mesmo na estação e o gps apontava para um local a mais d 200 metros de distância.

de seguida, quando conseguimos devido a MUITA insistência encontrar o que queríamos, coloquei um waypoint nos meus gps. tenho dois porque vamos duas pessoas.

um apontava para o sitio certo, outro para um sitio no sentido oposto! isto foi com o meu etrex legend hcx. pelo que me disseram este gpsr supostamente era jeitoso.

já nesta http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... fcb53a1537

resolvi o mistério e introduzi as coordenadas do local nos dois gpsr. dessa vez foi o meu maggellan explorist 600 que apontou para mais de 15 metros de distância.

eu ia também perguntar qual é indubitavelmente o melhor gps que por ai anda mas já vi que o oregon 550 reune consenso. sera que para nao ter estes problemas tenho que ter um gps melhor do que estes dois que tenho?

(para nao pensarem que sou doido, o magellan é-me emprestado e o etrex comprei por 90€)
Imagem
lgass
Large

Mensagempor mrwho » terça ago 24, 2010 11:12

Há muito boa gente a praticar geocaching com o eTrex, por isso duvido que só esse problema por si só justifique a compra de um novo receptor. Claro que os novos GPSrs têm muitas funcionalidades que dão jeito, e se elas te fazem falta, força - mas se é só por causa de ele te apontar para o lado, não acredito que a compra de um novo modelo te vá resolver isso.
Imagem
Imagem
mrwho
Large

Mensagempor lgass » terça ago 24, 2010 11:43

a que tipo de funcionalidades te referes?

nunca fui muito de entender gps. eis a utilizaçao que faço:
saco os locs para o mac caching e daí ponho no etrex.

tenho que por manualmente os locs no magellan porque não é compativel com o meu mac (que cena secante)

e adiciono manualmente tambem os pontos onde vou deixar o carro no tomtom720, que é o meu gps do carro.

o oregon 550 dá para ser gps de carro tambem? ou nem por isso... porque o etrex e o magellan nao funcionam lá muito bem nesse ambito.
Imagem
lgass
Large

Mensagempor Paisagista » terça ago 24, 2010 15:58

lgass Escreveu:...dá para ser gps de carro tambem? ou nem por isso... porque o etrex e o magellan nao funcionam lá muito bem nesse ambito.

Nós usamos o eTrex Vista para tudo e não temos razão de queixa.
Comprámos um bom mapa e depois é uma questão de configurar como deve de ser: o meio de transporte (carro, bicicleta ou a pé), se queremos evitar determinado tipo de vias (autoestrada com portagem, terra batida) e como queremos que nos calcule o itinerário (mais curto ou mais rápido).

Quanto ao GPS estar doido: no iníco da minha carreira geocachiana esquecia-me de alterar a configuração do Gpsr de 'segue a estrada' para 'não sigas a estrada' depois de estacionar o carro pelo que tentava encontrar a cache mas o Garmin insistia no ponto mais próximo no meio da estrada. Talvez seja este um dos problemas.... ;))
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Mensagempor ViperUnderground » quinta ago 26, 2010 14:23

- Podes ter que calibrar os GPS's. O Etrex tem essa função. Basta seleccionares algures no menu, e ires para espaço aberto fazer o que ele manda.
Quanto ao Magellan, não conheço explorist 600. Mas no meu Sportrak bastava reinicializar o GPS e ir para espaço aberto andar em 8! Técnica usada, também, quando o GZ não ficava bem definido.
Cheguei a andar um tempito com o sportrak com um erro de 10m em relação aos GZ's... por isso, já sabia, só chegava ao GZ quando no visor me aparecia que estava a 10m. :D :D

- Outra coisa que pode influenciar esse erro que relatas é o facto de ligares o GPS e ires logo atrás da seta! Por vezes os GPS's precisam de "aquecer". :D

- Podes ter algum erro na configuração também (tipo de coordenadas, por exemplo)

- Ou pode haver algum erro na passagem das coordenadas para o GPS. Por exemplo, tenho um NDrive e costumava passar os pontos através do Google Earth. Aconteceu-me várias vezes o ponto estar com 100m e 200m de erro. Valia é que só o usava para levar perto do local da cache. :D
ImagemImagemImagemImagemImagem

Garmin Oregon 450 / Magellan Triton 200 / Magellan Sportrak Pro / Magellan Explorist 100 / Garmin Etrex Vista / NDrive G250 / Asus P320 / Garmin Nuvi 250w / Bluebelt / Navigon 3310 max / Kingman GPS KM11 / Garmin Nuvi 1410 / ZTE Vodafone 945 / IPhone 3GS
ViperUnderground
Regular

Mensagempor strangedays » quinta ago 26, 2010 14:46

Quando era maçarico, pronto ainda sou, tive 2 experiências terríveis com o GPS.
O primeiro foi o datum que mudei para fazer uma cache do Almeidara nos Olivais.
Esqueci-me de o repôr e só depois de ler e reler o fórum neste assunto (recorrente) é que me lembrei disso.

A segunda já foi com o Garmin 60Scx, coloquei sem querer, o animal em poupança de bateria e ele pura e simplesmente deixa de conversar com os compadres satélites. Resultado, a precisão é tremendamente afectada e durante um par de dias encontrava as caches "pelo cheiro" porque andava sempre a 20/30m do GZ.
Reconfigurado e calibrado voltou a ter o magnetismo inicial...quando as caches nos saltam para as mãos !

Conforme podes constatar...o problema no meu caso, foi meu, os GPS'r não tiveram culpa nenhuma.
ImagemImagem
strangedays
Regular

Registado: domingo set 23, 2007 19:56

Mensagempor lgass » quinta ago 26, 2010 14:50

ainda ontem, fiz 13 caches e em 4 ou 5 o gps apontou bastante longe... numa delas chegou a apontar 20 metros ao lado!

nao facilitou em nada o trabalho.

dos erros que apontam so se for para o calibrar, porque eu geralmente espero que o gps se ponha a funcionar para o seguir.

as coordenadas estão no datum correcto.

cada vez que escolho uma cache ele pergunta se quero em estrada ou fora de estrada e eu ponho smp fora de estrada.

assim que tiver tempo vou calibrar o bicho e depois voltarei a dar notícias.
Imagem
lgass
Large

Mensagempor lynxpardinus » quinta ago 26, 2010 15:51

Se, ontem, só tiveste uma cache a 20 metros, não penso que te devas preocupar demasiado. Não te esqueças que ao erro natural do teu GPS, há que somar o erro do GPS do owner. E pode haver situações excepcionais, como fraca ligação aos satélites (uma questão de "clear sky above you" devido a factores como arvoredo, prédios, paredes, nuvens e chuva - sim, nuvens e chuva afectam mesmo a precisão), um owner que por qualquer motivo não tirou bem as coordenadas (devem ser tiradas com uma média de pontos, durante algum tempo),...

A questão só é preocupante se tiveres um erro consistente na casa dos 20 metros - um erro de 20 metros numa cache de quando em quando, ou erros de 10 metros de vez em quando são bastante prováveis.
lynxpardinus
Moderador

Mensagempor mrwho » sexta ago 27, 2010 08:16

Bem, sempre podes adquirir um destes - custa-te 40 mil dolares, mas mete-te a centimetros de uma cache! :)
Imagem
Imagem
mrwho
Large

Mensagempor Paisagista » sexta ago 27, 2010 08:23

Mas se o owner da cache usou um daqueles telemóveis com gps, nada feito. :)
ImagemImagemImagemImagem
Paisagista
Regular

Registado: sábado jul 04, 2009 09:39

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes