Página 1 de 2

Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 01, 2010 22:43
por AGonçalves
Estou a pensar investir num GPS nada de muito caro, mas que seja mais dedicado ao Geocaching tenho em mente um Garmin Dakota 20.
Será que me podiam dar alguma ajuda alguem que tenha experiencia com um destes ou parecido??? [;)]
Imagem
http://www8.garmin.com/buzz/dakota/

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 01, 2010 23:31
por Mbarreira
isso é uma piiiiiiiiiiiiiii [xx(] compra é um 550 agarrado :mrgreen:

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: terça mar 02, 2010 10:53
por Torgut
Que comentário brilhante. Enfim.

Mbarreira, podes ler aqui a minha review inicial:
http://papacaches.wordpress.com/2009/09 ... dakota-20/

Neste momento continuo satisfeito. Os pontos menos continuam a ser o comportamento por vezes errático da "agulha" do compasso e o facto de ser a pilhas (assim como assim, agora temos que levar com pilhas em todos, por isso não há volta a dar). Agora... para quem procura algo "não muito caro", é uma espécie de contrasenso. Não há muitas coisas mais caras que isto.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: sábado mar 06, 2010 14:49
por cacheiros
Este é também o nosso GPS.
Por enquanto, satisfeitos...!

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: sábado mar 06, 2010 17:23
por mca
Também tenho um há uns meses e estou bastante satisfeito, é um GPS potente e polivalente e não excessivamente caro na minha opinião.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: domingo mar 14, 2010 19:40
por GnobarEl
Li que a bussula funciona mal, é mesmo assim?
Por agora, no gps que tenho que me emprestaram, a função da bussula é o que mais usamos, sabemos sempre para que lado esta a cache.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: domingo mar 14, 2010 20:10
por RavenMaster
Tem a ver com o utilizador em si...
sim, a bússola é útil tenha 2 ou 3 eixos
não, já andei com ambos os sistemas e não acho que funcione mal

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 11:19
por GnobarEl
O que achas do dakota 20? um boa compra ou com o mesmo valor posso comprar algo melhor?

Obrigado!

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 14:10
por RavenMaster
Mais uma vez, tem a ver com o utilizador.
Tenta pegar num oregon 300 (se ainda o arranjares), 450 ou 550 e num Dakota.

Para mim, pessoalmente, o ecrã torna-se pequeno.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 14:56
por GnobarEl
É possivel criar, imaginem 4 Pocket Queries e depois escolher a que quero ver no dakota?
Imaginem que criei 4 PQ distintas, com informações diferentes, no dakota dá para escolher a que quero ver?


É possível separar os pontos de interesse das caches? Ver apenas as caches.

Obrigado.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 16:45
por Torgut
RavenMaster Escreveu:Tem a ver com o utilizador em si...
sim, a bússola é útil tenha 2 ou 3 eixos
não, já andei com ambos os sistemas e não acho que funcione mal


Ten a ver com o utilizador é como quem diz. Talvez tenha mais a ver com a unidade que nos cai em rifa. Eu chego a andar 100 m com a bussula a apontar para qq lado disparatado, enquanto a distância vai reduzindo. Não sei se é hardware, se é software ou se todos os Dakota são assim, porque só uso o meu . O compasso daquilo chega a ser um pesadelo, porque às vezes sei para que lado está a cache, mas outras vezes não sei e está o caos instalado. É verdade que não sucede sempre, mas sucede com frequência.

É possível ver apenas as caches. Podes definir para cada categoria de POI com que zoom é que queres que eles aparecam no ecra. Mas não dá para separar as caches. Isso para mim é o maior pesadelo de todos os Garmim. A ausência total de gestão de "colecções" ou "ficheiros"... e seria tão simples... contudo ao fim de 6 ou 8 anos, cada vez está pior. Dantes, quando se criava um Waypoint no terreno ao menos este era junto a todos os outros. Agora, ele cria files individuais sem parar, que não tem qq utilidade pq não podes fazer a sua gestão e tens que ver tudo... mas depois, quando decides que queres guardar este e aquele, mas acoloutro queres apagar... ooops... sabes lá tu que WP estão em cada um dos muitos files que a porcaria do GPS criou. É terrível.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 17:17
por RavenMaster
Felizmente há opiniões contrárias ou a Garmin não vendia o que vende.
Já pensaste em enviar o teu para a garantia ?

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 18:23
por Torgut
Eu nunca penso em enviar coisas para garantia a não ser que estejam completamente inutilizadas. Não tenho paciência para tempos de espera, e de resto, não estou em Portugal, por isso...........

A Garmin vende o que vende pela mesma razão que a Groundspeak vende os PM's que vende: porque não há concorrência. Apenas isso.

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: segunda mar 15, 2010 22:25
por RavenMaster
Então preferes ir falando mal de uma funcionalidade de um equipamento em vez de corrigir uma possível falha de hardware de um equipamento especifico ?
Tem lógica :mrgreen:

A Garmin, assim como outras marcas, têm certos termos na garantia em que esta é coberta em toda a EU. Já viste se podes tratar disso onde estás ? ;))

Re: Dakota 20

MensagemEnviado: terça mar 16, 2010 10:23
por Torgut
RavenMaster Escreveu:Então preferes ir falando mal de uma funcionalidade de um equipamento em vez de corrigir uma possível falha de hardware de um equipamento especifico ?
Tem lógica :mrgreen:

A Garmin, assim como outras marcas, têm certos termos na garantia em que esta é coberta em toda a EU. Já viste se podes tratar disso onde estás ? ;))



Como disse, na actual configuração da situação, prefiro ir-me safando assim do que ver-me privado da unidade por cerca de duas semanas (ou mais, ou talvez menos). O que levanta algumas questões paralelas interessantes:

1) Já tive 3 câmaras de fotografia Nikon, 2 Canon compactas; já tive cerca de 6 computadores portáteis; aparelhagens de som; telemóveis; e mais umas dezenas de gadgets. Nunca tive uma unidade com defeito. Sorte? Coincidência? Talvez, sinceramente, talvez (ver ponto 3 deste meu post). Mas este cenário não pode deixar de me consolidar a ideia de incompetência e laxismo por parte da Garmin que mantenho (podemos também falar dos sucessivos releases de firmware com bugfixes sobre bugfixes). No primeiro dia que recebi este GPS tive logo a surpresa de ficar com ele bloqueado devido a um erro de software que entretanto creio ter sido corrigido. Horas a googlar e a contactar a Garmin. Quem me paga por este tempo gasto em algo que não deveria ter sido gasto, uma vez que paguei, supostamente por um produto testado e em condições?

2) Há pouco disse que nunca tive nada com defeito de fabrico e é verdade. Mas já tive material com problemas dentro do periodo de garantia, o que me leva a levantar outra questão. Tal como as coisas são, quantas pessoas podem ou querem abdicar do bem que compraram durante um prazo indeterminado, enquanto este vai para reparação? Neste momento não tenho drive DVD no portátil. Está dentro da garantia. O que vai suceder? O Ricardinho vai estar 2 ou 3 semanas sem computador? Claro que não. Ou mando para reparar e compro outro para usar entretanto, ou, mais provavelmente, abono do meu bolso uma nova drive de DVD. E estes senhores sabem disto. Por isso não lhes custa nada reduzir os padrões de qualidade dos produtos. Ficam-se a rir duas vezes: não só os clientes não accionam a garantia, como ainda vendem mais uma peça. Maravilhoso. Para eles. Pronto, isto era só uma side line sobre a perniciosidade do actual sistema de garantias, o que se aplica ao caso do Garmin, não porque vá gastar dinheiro a repará-lo por conta própria, mas porque me sinto inibido a gozar do meu direito à garantia dados os termos implicados. Se calhar o consumidor devia estar mais protegido contra este ciclo.

3) As investigações que tenho feito na net levam-me a concluir que ou o problema que testemunho é próprio do equipamento OU, a ser da minha unidade, é-o de um número exagerado de unidades, o que de novo remete para a falta de qualidade da empresa.