LOL. entao? tenho de fazer tudo sozinho??? Ninguem ajuda nada? aiaia
ehe.. nada como uma pesquisa e perder um pouco de tempo para aprender..
Bom, dp de ver alguns foruns lá descobri uma maneira de dividir os POIs no meu Garmin Etrex Legend HCx em categorias, para me facilitar a vida sempre que necessito de procurar um POIs.
Se calhar não é a mais fácil, ou muitos já a sabiam, mas como eu não sabia...
Cá fica um pequeno tutorial.. Nunca se sabe.. POde dar jeito a mais alguem.
---------------------------------------------------------------------------------
Primeiro peguei em POIs que reuni da Internet ou mesmo uns criados por mim. Um bom site onde podem retirar umas belas compilações é no
omeugps.
Depois vamos usar a ferramenta da Garmin, o
POILoader, para criar as BD de POIs que vamos colocar no GPSr.
Como esta ferramenta não suporta csv e muitas das compilaçoes de POIs encontram-se nexte formato, podem usar o
GPXtoPOI para converter os ficheiros para GPX.
Também podem usar ficheiros de imagem bmp para representar esses POIs nos mapas do gps. Esses ficheiros de imagem pode ter, por ex: 24x24pixeis, e tem de ter o mesmo nome do ficheiro GPX para o POILoader os mandar para o GPSr também.
Agora, podemos fazer de 2 maneiras:
1ª Tiram o microSD do GPSr e colocam num leitor de cartões.
2ª Vão ao menu
Ferramentas->Interface no GPSr para o PC detectar o GPSr como disco amovivel.
Como podem ver na imagem há uma pasta chamada
POI no vosso cartão.
Dentro dela encontra-se o ficheiro que o GPSr cria com os POIs que mandam pra lá (ou qualquer coisa parecida com isso.. Não interessa

)
Podem mudar o nome a este ficheiro, por exemplo para backup.gpi ou o que vos der na telha.
De seguida vamos então usar o POIloader para mandar para lá os outros POIs que queremos.
Reparem que neste exemplo, vou explicar enviando os ficheiros directamente pro cartão. Obviamente poderiam simplesmente criar uma pasta no vosso PC, exportar para lá os POIs e no final copiá-los para o cartão do GPSr. Isso já depende da panka de cada um!
Executando o POILoader vamos escolher a opção
Pasta Personalizada.
De seguida ele pergunta onde queremos guardar os nossos POI (ficheiros gpi). Neste caso vamos guardar directamente no cartão.
Depois, vamos procurar a pasta onde estão os nossos POIS (no formato GPX) que retiramos da net ou compilamos nós.
Se o GPX não tinha erros ele vai dizer que gerou o ficheiro com sucesso.
Agora só temos de ir onde o exportamos e mudar-lhe o nome para o que quisermos.
E claro, repetimos isto para quantos ficheiros GPX quisermos.
Eu fiquei com uma pasta como esta.
Posteriormente é só ir confirmar no nosso GPSr que está como queremos.
Menu Find->POntos de Interesse Personalizados.
Aparecem-nos todos os nossos POIs que estão no GPSr.
Carregar no botão do lado esquerdo do GPSr (menu). Reparem que aparece agora a opção "Seleccionar Base de Dados". É mesmo essa que queremos.
E cá estão as categorias de POIs que a gente tanto queria.. É só seleccionar a que queremos.
E ele lá vai filtrar os POIs que pertencem a essa categoria.
E tá feito...
Reparem que este método também permite aumentar, em mto, o limite de POIs que podemos transferir para o nosso Garmin. Parece-me (pois ainda não testei) que o limite passa mesmo a ser o nosso cartão.
Obviamente este método também funciona para as caches. Assim, já dá para ter a fruta toda logo no GPSr...
È só puxar pela imaginação..
Pronto.. Para quem aguentou ler isto até ao fim, parabéns!!
Nunca se sabe a quem este post poderá dar jeito.