• Anúncios

POIs + Legend HCx + City Navigator NT 2008

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

POIs + Legend HCx + City Navigator NT 2008

Mensagempor pnobrega » terça mai 27, 2008 19:36

Boas..

Fui ao portalppc e saquei de lá umas listagens de pois, em gpx, já que o city navigator da garmin não tem lá mtos pontos de interesse...

Qual n é o meu espanto, quando ao passar uns pouquitos pois o gajo diz assim: "Memória Pontos Cheia". Ora bem, como nenhum um cartao microSd de 4gb lá enfiado falta de espaço n é...

Alguem sabe se isto é uma limitação do Garmin, se n dá mesmo para adicionar mais pois, se isto dá pra ultrapassar? è que se for uma limitação acho q é uma falha mto grave!!

eu estava a passar os pois através do mapsource.
Team: Perdidos & Achados.

Imagem Imagem Material: Asus EEE TouchScreen + GSAK + Garmin Etrex Legend HCx
Imagem
pnobrega
Small

Registado: segunda mai 07, 2007 16:38

Mensagempor pnobrega » terça mai 27, 2008 22:15

bom, depois de uma pesquisazita encontrei um programa mesmo da garmin para fazer o upload dos POIs para o gpsr..

http://www8.garmin.com/products/poiloader/

depois de lhe dar a pasta onde eles se encontravam ele disse que foram importados cerca de 10000 POIs..

parece que funkou..

Imagem
pnobrega
Small

Mensagempor pnobrega » terça mai 27, 2008 23:44

ok. vamos la ver se me ajudam a resolver ou a entender estes problemas com os POIs.

Como já referi estava a tentar passar uns POIs para o etrex HCx.
O problema é que reparei que se passar, por exemplo, um gpx, com os parques de campismo, e de seguida tentar passar outro gpx com.. sei la. cafés, vou ao Find->POIs personalizados, e só me aparecem os ultimos que coloquei. Ou seja, o gajo substitui-me os outros.

Onde estou a falhar???

N é possível criar umas subpastas/subcategorias dentro do menu dos Finds, como ja tem la pra as Caches e outros, para as novas categorias de POIs que adiciono? É que senao fica tudo ao molho e fé em Deus e não posso pesquisar os POIs por categorias como devia ser...

:?: :?: :?:

Imagem
pnobrega
Small

Mensagempor alieri » quarta mai 28, 2008 02:07

não uso Garmin, mas como a Sicapelo tem um, já "brinquei" um pouco com ele. No entanto o meu conhecimento é abaixo de básico.

Feita esta explicação:
por acaso estás a dar nomes diferentes aos ficheiros?
O Poiloader por defeito dá o nome "Poi.gpi" ao ficheiro que criaste, certo?

então basta antes de o mover para o GPS mudar-lhe o nome (p.ex. para "PoiXX.gpi") para o aparelho não substituir o anterior "Poi.gpi" que lá meteste.
depois podes mete-lo no cartão/GPS e selecciona-los no Gps.
O que acho que depois acontece (pelo menos no Nuvi200) é que o GPS "transforma-os" em POis.
ah...e se entretanto os quiseres apagar (aos POI) segundo li algures, tem que ser um a um :( grande treta, não é?
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor pnobrega » quarta mai 28, 2008 02:23

LOL. entao? tenho de fazer tudo sozinho??? Ninguem ajuda nada? aiaia

ehe.. nada como uma pesquisa e perder um pouco de tempo para aprender..
Bom, dp de ver alguns foruns lá descobri uma maneira de dividir os POIs no meu Garmin Etrex Legend HCx em categorias, para me facilitar a vida sempre que necessito de procurar um POIs.

Se calhar não é a mais fácil, ou muitos já a sabiam, mas como eu não sabia...

Cá fica um pequeno tutorial.. Nunca se sabe.. POde dar jeito a mais alguem.

---------------------------------------------------------------------------------

Primeiro peguei em POIs que reuni da Internet ou mesmo uns criados por mim. Um bom site onde podem retirar umas belas compilações é no omeugps.

Depois vamos usar a ferramenta da Garmin, o POILoader, para criar as BD de POIs que vamos colocar no GPSr.

Como esta ferramenta não suporta csv e muitas das compilaçoes de POIs encontram-se nexte formato, podem usar o GPXtoPOI para converter os ficheiros para GPX.

Também podem usar ficheiros de imagem bmp para representar esses POIs nos mapas do gps. Esses ficheiros de imagem pode ter, por ex: 24x24pixeis, e tem de ter o mesmo nome do ficheiro GPX para o POILoader os mandar para o GPSr também.

Agora, podemos fazer de 2 maneiras:

1ª Tiram o microSD do GPSr e colocam num leitor de cartões.
2ª Vão ao menu Ferramentas->Interface no GPSr para o PC detectar o GPSr como disco amovivel.

Imagem

Como podem ver na imagem há uma pasta chamada POI no vosso cartão.

Imagem

Dentro dela encontra-se o ficheiro que o GPSr cria com os POIs que mandam pra lá (ou qualquer coisa parecida com isso.. Não interessa :D )

Podem mudar o nome a este ficheiro, por exemplo para backup.gpi ou o que vos der na telha.

De seguida vamos então usar o POIloader para mandar para lá os outros POIs que queremos.

Reparem que neste exemplo, vou explicar enviando os ficheiros directamente pro cartão. Obviamente poderiam simplesmente criar uma pasta no vosso PC, exportar para lá os POIs e no final copiá-los para o cartão do GPSr. Isso já depende da panka de cada um!

Imagem

Executando o POILoader vamos escolher a opção Pasta Personalizada.

De seguida ele pergunta onde queremos guardar os nossos POI (ficheiros gpi). Neste caso vamos guardar directamente no cartão.

Imagem
Depois, vamos procurar a pasta onde estão os nossos POIS (no formato GPX) que retiramos da net ou compilamos nós.

Se o GPX não tinha erros ele vai dizer que gerou o ficheiro com sucesso.

Agora só temos de ir onde o exportamos e mudar-lhe o nome para o que quisermos.

E claro, repetimos isto para quantos ficheiros GPX quisermos.

Imagem

Eu fiquei com uma pasta como esta.

Posteriormente é só ir confirmar no nosso GPSr que está como queremos.
Imagem

Menu Find->POntos de Interesse Personalizados.

Imagem

Aparecem-nos todos os nossos POIs que estão no GPSr.

Imagem

Carregar no botão do lado esquerdo do GPSr (menu). Reparem que aparece agora a opção "Seleccionar Base de Dados". É mesmo essa que queremos.

Imagem

E cá estão as categorias de POIs que a gente tanto queria.. É só seleccionar a que queremos.

Imagem

E ele lá vai filtrar os POIs que pertencem a essa categoria.

E tá feito...
Reparem que este método também permite aumentar, em mto, o limite de POIs que podemos transferir para o nosso Garmin. Parece-me (pois ainda não testei) que o limite passa mesmo a ser o nosso cartão.

Obviamente este método também funciona para as caches. Assim, já dá para ter a fruta toda logo no GPSr...

È só puxar pela imaginação..

Pronto.. Para quem aguentou ler isto até ao fim, parabéns!!
Nunca se sabe a quem este post poderá dar jeito. :wink:

Imagem
pnobrega
Small

Mensagempor pnobrega » quarta mai 28, 2008 02:26

alieri Escreveu:não uso Garmin, mas como a Sicapelo tem um, já "brinquei" um pouco com ele. No entanto o meu conhecimento é abaixo de básico.

Feita esta explicação:
por acaso estás a dar nomes diferentes aos ficheiros?
O Poiloader por defeito dá o nome "Poi.gpi" ao ficheiro que criaste, certo?

então basta antes de o mover para o GPS mudar-lhe o nome (p.ex. para "PoiXX.gpi") para o aparelho não substituir o anterior "Poi.gpi" que lá meteste.
depois podes mete-lo no cartão/GPS e selecciona-los no Gps.
O que acho que depois acontece (pelo menos no Nuvi200) é que o GPS "transforma-os" em POis.
ah...e se entretanto os quiseres apagar (aos POI) segundo li algures, tem que ser um a um :( grande treta, não é?

Pois alieri.. era isso mesmo.. Era por causa dele substituir esse ficheiro. O que digamos era uma grande treta...

Mas agora, descobrindo essa táctica, até já posso pegar no GSAK e por ex: colocar lá todas as caches de PT por distrito, se me der na gana. Basta filtrar no GSAK e exportar para um GPX.
:D

quanto a apaga-los.. pois deve ser.. sinceramente nem sei se dão para apagar directamente no GPSr.. Mas tb n me interessa.. Tendo so files no GSAK apago os que n quero e mando para lá de novo... Ao fim ao cabo, é só apagar o poi que me interessa e manda-lo de novo :wink:

Imagem
pnobrega
Small

Mensagempor alieri » quarta mai 28, 2008 02:50

eheheh realmente está tudo na net, é só pesquisar. :)
Li com atenção o teu tutorial...grande trabalheira em montar isso tudo, parabéns.
Reparo agora que referiste o Etrex e a minha resposta era virada para o Nuvi. A dica de substituir os gpi é boa, hei de tentar. Só que no Nuvi eles vão sendo somados num único ficheiro, mas quando se altera este, eles continuam lá!!! tenho que explorar a coisa mais a fundo.
alieri
Moderador

Mensagempor Corvo » quarta mai 28, 2008 13:32

Tenho estado com um problema semelhante:
(Também tenho o HCx)

Ao utilizar o site oficial para o download das caches ou utilizando o aplicativo do site myGarmin, as mesma nunca aparecem no equipamento.

Tenho contornado a questão com a introdução manual das caches.
Ora para além de aborrecido e moroso, não é prático.

Como tenho o GSAK instalado no meu PC, quando vou à pasta do GPS, as caches que anteiormente retirei do site oficial estão lá.

Por acaso sabem como é que posso utilizar o menu geocaching do HCx?

Reparei igualmente nas imagens que colocou uma definição que não consta no meu HCx, que é "POIS personalizados", essa "pasta" foi criada por si?

Parabéns pelo tutorial. :wink:
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor pnobrega » quarta mai 28, 2008 14:52

alieri Escreveu:eheheh realmente está tudo na net, é só pesquisar. :)
Li com atenção o teu tutorial...grande trabalheira em montar isso tudo, parabéns.
Reparo agora que referiste o Etrex e a minha resposta era virada para o Nuvi.

Sim, era no etrex, mas onde li as cenas até era pra o Colorado e pro C60SX. Por isso fui ver e reparei que era igual no etrex o modo de guardar os POIs.

alieri Escreveu:A dica de substituir os gpi é boa, hei de tentar. Só que no Nuvi eles vão sendo somados num único ficheiro, mas quando se altera este, eles continuam lá!!! tenho que explorar a coisa mais a fundo.

Pelo que me apercebi, no etrex é como disseste, ou seja, ele não adiciona os POIs sempre à BD poi.gpi... A mim aconteceu-me ele substitui-las.. Por isso me queixei em cima a referir que eles desapareciam. Até os coloquei todos numa só pasta para dp importar, mas ficava tudo ao molho e fé em Deus e eram muitos POIs, o que era confuso.
Eu acabei por apagar o poi.gpi, que julgo só ter aparecido quando criei a 1ª vez os POIs que queria lá meter. E assim fiquei com aquelas BD de POIs que mostrei em cima nas imagens.

Corvo Escreveu:Por acaso sabem como é que posso utilizar o menu geocaching do HCx?

Bom, eu quando utilizei a primeira vez o HCx tb enviei uma a uma do site do geocaching.. Claro que era uma ganda seca.

Dp descobri o GSAK e fez-se luz na minha vida.
:lol: No GSAK, depois de teres lá todas as caches que queres, pode-se automaticamente envia-las pro HCx. Elas vão automaticamente ficar na categoria Caches que há no Find. Não há como falhar.... Para mim, usando o GSAK é mesmo a maneira mais facil e rápida de mandar as caches que queremos pro GPSr.

Corvo Escreveu:Reparei igualmente nas imagens que colocou uma definição que não consta no meu HCx, que é "POIS personalizados", essa "pasta" foi criada por si?

Por ti.. e não por si.. aqui n ha dessas coisas.. ehehe
Bom, se usares o POILoader, repara que ele tem uma opção para colocares POIs no GPSr ou para retirar todos do GPSr. Essa pasta foi criada na primeira vez que tentei passar um GPX, com POIs, para o GPSr.
Depois foi só aceder a ela como expliquei em cima. Depois de mandares a 1ª vez os POIs para lá, já te deve aparecer essa opção no Find.

Alguma coisa que possa ajudar apita...
Ainda vou hj ver se descubro mais umas coisitas.. Mas pelo menos já ponho as caches que quero, filtradas, no HCx, e já tenho os POIs.. Já n é mau..

:wink:

Imagem
pnobrega
Small

Mensagempor alieri » quarta mai 28, 2008 15:07

se usares o POILoader, repara que ele tem uma opção para colocares POIs no GPSr ou para retirar todos do GPSr.

podes confirmar isso? dá mesmo para limpar os POIs do GPS com o POILoader?
alieri
Moderador

Mensagempor pnobrega » quarta mai 28, 2008 15:16

sim.. eu no meu consigo fazer isso..
agora n estou em casa e n posso por umas screenshots disso, mas li agora num site e cito:
Deleting POI Files

In some Garmin GPS units, there is an option to delete all of the POI's loaded into your GPS receiver. However, in some units this is not an option. They only way to remove them is to send just one POI to the unit or put the unit in USB Mass Storage mode and go into the garmin folder and find the POI folder and delete the 'poi.gpi' file. Make sure you know what you are doing here or you could cause serious problems with your Garmin unit if you delete the wrong file.

Ou seja, é provavel que n de em todos.. Mas isso n posso confirmar.. Mas confirmo que eu apaguei o ficheiro poi.gpi e o GPSr continuou a funcianar na boa.. Logo, n me parece haver crise...

Eu apaguei-o pq reparei que tinha 2 BD com o mesmo nome, quando ia ao Find e seleccionava a BD que queria. Imaginei que fosso por ter tentado a primeira vez importar apenas um GPX. O que é certo é que depois de remover o tal poi.gpi, deixou de haver um duplicado.

Tb li noutro forum q o ppl simplesmente renomeava esse poi.gpi, para o caso de dar estrilho... :D

Imagem
pnobrega
Small

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes