• Anúncios

Birdseye nos Oregon/Dakota

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Re: Birdseye nos Oregon/Dakota

Mensagempor Torgut » quinta abr 22, 2010 13:49

1berto Escreveu:Quanto a ir muito à frente por já ter chegado a Évora era bom era...a questão é que esta porcaria (para não ser mal educado) é tão lenta que uma pessoa tem de prever com algumas semanas/meses de antecedência onde poderá ir, porque senão vai...vem...e quando chega ainda está a fazer o download da zona que acabou de visitar.

Isso ou é exagero ou um problema local. Num dia saquei a área da Grande Praga e da região de Copenhaga, e mesmo assim não estive sempre a sacar. Não vejo nenhum problema real e práctico na velocidade de download. Não compreendo a obsessão com a velocidade per se.
O meu blog geocachiano:
http://papacaches.wordpress.com

Imagem
Torgut
Extra Large

Registado: terça jul 06, 2004 00:59

Mensagempor 1berto » quinta abr 22, 2010 14:57

Não sei qual é a área de Praga mas posso afirmar com base na experiência que a área mais ou menos equivalente a 2 cartas m888 na melhor resolução (~180Mb) se o download não parar a meio como às vezes acontece demora cerca de 12H, isto numa ligação à net que é bastante rápida (obviamente muito mais rápida que os servidores da Garmin neste momento suportam). Como o GPS serve outros fins que não só o Geocaching, nomeadamente o TT, isto significa que num dia posso percorrer 100 ou 200 Km a partir de um ponto base, atravessando várias cartas m888.
Cumprimentos
1berto
Micro

Registado: quarta set 02, 2009 15:37

Mensagempor Torgut » quinta abr 22, 2010 17:28

A área de Praga... um raio de 15 km a partir de um ponto. A área de Copenhaga, para ai 3x isso.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor 1berto » quinta abr 22, 2010 21:19

A área de Praga é relativamente pequena, mais ou menos se calhar o equivalente a uma carta topográfica m888 que tem 16Kmx10Km. Como te disse 2 cartas m888 demoram cerca de 12h a descarregar, isto na resolução mais elevada, e este pormenor da resolução é muito importante porque a diferença em Mb entre a resolução high e highest é de ~4 vezes, ou seja fazendo o download da área correspondente às mesmas 2 cartas m888 na resolução high vou demorar cerca de 4 vezes menos tempo, portanto cerca de 3h. No entanto para mim pelo que vi até agora compensa esperar, porque quando se aumenta o zoom para a casa dos 80/50/30m a diferença é notória.
Cumprimentos
1berto
Micro

Mensagempor play mobil » terça mai 04, 2010 10:22

Como me tenho desenrascado a sacar os birdseyes:

Se as imagens funcionam lindamente no Colorado 300 (pasmem-se!) com uma tecnologia tipo overlays do Google Earth, já o BaseCamp é algo inconcebível de tão mau. Muita gente o tem considerado simplesmente impraticável e desistido.
O problema parece residir na gestão da memória, e a partir de meia dúzia de mapas carregados cada click passa a significar um estouro da aplicação (inacreditável)!
Quanto à velocidade de download não se pode fazer nada, mas podemos reduzir substancialmente a instabilidade da aplicação.
Eis o que tenho feito:

1- Não ligo o GPS ao PC. Criei um novo cartão com a estrutura típica e copiei o GarminDevice.xml lá para dentro. Este é visto pelo BaseCamp como se fosse o GPS e é usado para copiar o mapa depois de feito o download. Este cartão é mantido com o mínimo de ficheiros possível.

2- Criei uma pasta no desktop para manter um backup de todos os mapas sacados para o cartão no passo anterior, apagando-os do cartão logo de seguida e depois de confirmar que os ficheiros dos mapas não têm erros. Posteriormente é desta pasta que copio os mapas para o GPS.

3- Mantenho o mínimo possível de imagens BirdsEye carregadas no BaseCamp. Puxo uma, copio-a para o cartão (GPS virtual), depois começo a copiar a outra adjacente com a devida margem de sobreposição (a mínima possível) e interrompo o download para apagar a primeira. Assim alivio os recursos de memória do BC. Como a marcação das próximas imagens muitas vezes depende de várias outras adjacentes, em vez de as ter carregadas, marco os vértices com waypoints e apago-as. Esses waypoints serão a minha referência para as marcações seguintes, com as devidas sobreposições para evitar buracos nos mapas.

4- Como só puxo imagens na resolução máxima, abstenho-me de puxar zonas onde elas não existem. Muitas vezes marco uma faixa fina e comprida provisória só para me permitir fazer um preview e definir até onde vai a imagem com qualidade, usando waypoints e tracks que me sirvam de referencia a evitar estar a puxar imagens que depois não têm a qualidade pretendida.

5- Por último, tomo sempre um calmante forte antes de puxar a próxima imagem. Isto protege de danos o hardware que custou o meu dinheirinho e evita explosões de má educação para com os palhaços que se atreveram a meter no mercado uma aplicação com aqueles acabamentos. Acaba por ser bom para todos :wink:
play mobil
Regular

Registado: terça nov 29, 2005 17:18

Mensagempor nunotvedras » terça mai 04, 2010 11:26

Bom método, obrigado pela partilha da experiencia.
Imagem ImagemImagem
Garmin Oregon 550 / Acer c530 / Nokia N73 / Peugeot 206 / e uma par de Botas
nunotvedras
Regular

Registado: terça abr 17, 2007 23:47

Mensagempor play mobil » segunda mai 17, 2010 09:28

BaseCamp 3.0.3 disponível:

Changes made from version 3.0.2 to 3.0.3:

* Added display of which devices a BirdsEye Imagery is unlocked for.
* Added the ability to control which map feature lines are shown.
* Improved memory usage for Garmin BirdsEye Imagery and Garmin Custom Maps.
* Improved user feedback while transferring to folders and devices.
* Improved reported information when Garmin Custom Maps cannot be imported.
* Changed to allow transfer of partially downloaded BirdsEye Imagery.
* Added ability for BaseCamp to attempt reading all Garmin map images (.img files), regardless of name, from removable media.
* Fixed issue when using Find with a map that does not have a city table.

Review à la minuta:
Longe de ser a aplicação ideal, a melhoria é notável principalmente a nível da gestão de memória, caindo o consumo de recursos para cerca de metade e reduzindo muitíssimo a frequência dos crashs (1 estouro em 48h de utilização é um autentico milagre! :shock: )
Estou em crer que este seria o nível de desenvolvimento em que a aplicação estaria pronta para sair em beta... :-P
play mobil
Regular

Mensagempor 1berto » quarta mai 19, 2010 06:19

Esta versão do BaseCamp está realmente melhor em relação ao consumo de memória e à estabilidade no entanto tem um bug (mais um...) e quem ainda não actualizou é aconselhado a não actualizar. Mais aqui:
https://forums.garmin.com/showthread.php?t=8623

Entretanto tive resposta da Garmin em relação à falta de qualidade das imagens nalgumas zonas do pais, aqui vai a resposta:

"Thank you for contacting Garmin Europe. At the moment the quality of Birdseye satellite imagery varies around the world. We are expecting it to be improved over a period of time but I can't tell you when your area will be improved unfortunately. We supply the ability to preview the satellite images on basecamp before you pay for a subscription so that customers can check the coverage in their area before they pay."
Cumprimentos
1berto
Micro

Mensagempor play mobil » quarta mai 19, 2010 18:34

1berto Escreveu:Esta versão do BaseCamp está realmente melhor em relação ao consumo de memória e à estabilidade no entanto tem um bug (mais um...) e quem ainda não actualizou é aconselhado a não actualizar. Mais aqui:
https://forums.garmin.com/showthread.php?t=8623

AHAHAHAHAH :-D
Sinceramente isto até dá vontade de rir: Estamos a lidar com gajos perfeitamente amadores que lançam para o mercado MUNDIAL o updade de um produto muito abaixo de MAU, e dois dias depois vêm dizer "DO NOT update to BaseCamp 3.0.3 at this time". Mesmo sabendo que as raízes disto tudo são assombrosamente trágicas, não deixa de ser hilariante. Aposto que a Garmin despediu todos os gajos competentes porque ganhavam demais e os trocou por estagiários à borla. Só pode...

e viva o mercado... :roll:
play mobil
Regular

Mensagempor play mobil » sexta mai 21, 2010 08:39

entretanto...
BaseCamp 3.0.4 is now available

mas há outra engraçada (esta é mesmo gira):
BirdsEye - download size limited to only about 76 MB

É caso para dizer que "não dão ponto sem nó"... :roll:
play mobil
Regular

Mensagempor Torgut » quarta jul 07, 2010 12:33

BaseCamp 3.0.5 é a última versão. Estou a instalar.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor Torgut » quarta jul 07, 2010 19:08

Nada a assinalar quanto à última versão, continua a porcaria de sempre. Estou baralhado... há uma área no Algarve, de tamanho que habitualmente justificaria 5000 imagens, que vem sempre com 90 imagens... o que será isto?
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor 1berto » quinta jul 08, 2010 08:52

Torgut Escreveu:Nada a assinalar quanto à última versão, continua a porcaria de sempre. Estou baralhado... há uma área no Algarve, de tamanho que habitualmente justificaria 5000 imagens, que vem sempre com 90 imagens... o que será isto?

Em principio terá a ver com a qualidade (neste caso falta dela...) das fotos disponíveis. Grande parte do Alentejo e Algarve interior não são utilizáveis devido a fraquissima qualidade da cobertura aérea disponível. Enviei um mail sobre isto à Garmin que entretanto me respondeu o seguinte:

"Thank you for contacting Garmin Europe. At the moment the quality of Birdseye satellite imagery varies around the world. We are expecting it to be improved over a period of time but I can't tell you when your area will be improved unfortunately. We supply the ability to preview the satellite images on basecamp before you pay for a subscription so that customers can check the coverage in their area before they pay."

Portanto à que esperar (sentado...).
Cumprimentos
1berto
Micro

Mensagempor Torgut » quinta jul 08, 2010 09:17

Eh pá pois esse foi o meu primeiro pensamento. Contudo, considerando a diferença (5000 imagens para 90 imagens) achei que devia ser mais que isso.
O meu blog geocachiano:

Imagem
Torgut
Extra Large

Mensagempor RavenMaster » quinta jul 08, 2010 09:31

Não, é mesmo a qualidade. Por isso é que pensei muito antes de subscrever este serviço.
Acabei por o fazer devido à facilidade de utilização, uma vez que já utilizava as imagens de satélite até aqui sem qualquer custo.
A questão é que continuo a utilizar ambos, um complementando o outro em áreas de pior cobertura e onde, por exemplo, o virtual earth tem imagens espantosas.
ImagemImagem Imagem
Garmin Oregon 550 / Garmin Nuvi 1200 / HTC Touch Pro2 / HTC Tattoo
All certified for Geocaching [:D]

My blog - http://ravenmasterthoughts.blogspot.com/
RavenMaster
Large

Registado: segunda jul 03, 2006 15:18

AnteriorPróximo

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante