Olá,
Resolvi testar o NDrive antes de viajar a Portugal e comprá-lo no Porto. Instalei no meu PC o emulador de PDA da Microsoft, que faz parte do pacote Microsoft Mobile SDK. Instalei neste emulador o mapa de Portugal trial 7 dias. O resultado é que tenho o NDrive trial rodando no meu PC, numa simulação de PDA.
Eu gostei muito mesmo do NDrive. As observação feitas antes neste tópico, sobre o NDrive ser o navegador mais completo para Portugal, são de fato verdades. O conteúdo de POIs do NDrive é imenso. Para um turista como eu, vai ser muito bom poder ver no NDrive os restaurantes e outros serviços próximos aos hotéis onde vou ficar. O NDrive apresenta informação completa sobre os restaurantes: o tipo de cozinha, os pratos que serve, preço médio, etc., muitas vezes com foto do local. O mesmo acontece com os POIs de atrações turísticas como castelos, monumentos, igrejas, parques naturais, etc.
O NDrive tem coisas muito boas, que facilitam o seu uso. Um exemplo é a a pesquisa por um nome de cidade, ruas, POI, etc., na qual é possível informar parte dos nomes ou suas iniciais. Outro exemplo é que a ordem de apresentação das categorias de POIs é alterada conforme o uso. Por exemplo, o grupo "Turismo" inicialmente não aparece logo no início da tela de pesquisa de POIs. Porém, depois de eu utilizar uma vez o grupo "Turismo", ele vai para o começo da lista de grupos de POIs.
Uma enorme vantagem de eu testar o NDrive no meu PC é que estou fazendo todos os itinerários que pretendo fazer em Portugal, com toda a calma e às vezes com o auxílio de outros mapas, como o do Google. Deste modo, quando eu comprar o NDrive no Porto, posso importar para o navegador os itinerarios e favoritos que preparei previamente.
Algumas observações de coisas que poderiam ser melhoradas:
1) Quando se faz um itinerário com diversos pontos intermediários, o NDrive só informa a distância total e o tempo total previsto de viagem quando inicia a navegação real ou no modo demonstração. Quando se inicia a navegação, ele informa a distância e o tempo até o próximo ponto intermediário. Não há maneira de saber a distância e o tempo entre cada uma das etapas, como no Google Maps, por exemplo. Outros navegadores, como o iGo8 e o Navigon, informa a distância e o tempo, entre as etapas e o total, antes de se começar a navegar.
2) A visualização do itinerário com múltilpos pontos é meio confusa. Depois de incluir os pontos do itinerário, pode-se pré-visualizar no mapa. O problema é que esta visualização não é no mapa "real" do NDrive. Explico melhor: eu estou pré-visualizando o itinerário e navegando pelo mapa desta pré-visualização; quero marcar um determinado ponto no mapa como um novo ponto de passagem. Isto não é possível diretamente: tenho de fechar o "mapa" da pré-visualização, fechar o itinerário, acessar pelo menu principal o mapa do navegador e aí sim, incluir o ponto que eu quero como ponto de passagem.
3) A pesquisa de POIs é um pouco limitada, principalmente para quem não conhece o país. Por exemplo, eu quero procurar a localização da Torre, na Serra da Estrela. Para isto, eu tenho de primeiro informar no NDrive a cidade, mas o problema é como sou turista, eu não sei exatamente em que cidade está a Torre, só sei que está na Serra da Estrela... Resultado: não há como encontrar a Torre... Isto realmente é muito frustante, pois vou ter de recorrer a meios externos ao NDrive para procurar uma informação que ele contém!
3) A pesquisa por POIs "mais próximos" também é muito limitada, pois se restringe a um raio de 50 Km. Há navegadores que permitem aumentar o raio de procura para a distância que se quiser. Se isto fosse possível no NDrive, estaria resolvido o problema descrito acima, no item 3.
4) Deveria haver uma opção, de preferência na tela principal de navegação, de mostrar ou ocultar os Favoritos. Por exemplo, se eu importar para o NDrive os favoritos dos postos de combustível do site MaisGasolina, vai ser impossível navegar, porque o mapa vai ficar poluído por milhares de estrelinhas... O mesmo vale para outros conjuntos de favoritos.
5) Para fins de teste, instalei neste meu simulador de PDA do meu PC, o mapa trial do Brasil, que tem data de Abril de 2009. O mapa é muito ruim e está muito desatualizado. Eu fiz alguns testes de navegação na minha cidade e o NDrive errou o trajeto em quase todos, ignorando ruas que mudaram de sentido há 5 ou 6 anos atrás! O mais grave foi a navegação da minha cidade, Porto Alegre, até a cidade de Chuí, na fronteira com o Uruguai.
Vejam neste mapa do Google aqui:
http://goo.gl/9Kt6O NDrive simplesmente ignorou a rodovia BR-116 entre o ponto A (Porto Alegre) e ponto B (Pelotas). Esta rodovia é asfaltada, com pedágios (portagens), tem ótimas condições e existe desde muito antes de eu nascer (tenho quase 54 anos...) O resultado é que uma percurso 519 Km, se fosse feito pelo NDrive, seria um percurso de 680 Km. Isto é gravíssimo, imperdoável. Eu não tenho conhecimento de outros navegadores com mapa do Brasil terem uma falha assim tão grave.
Devido a isto, quando eu voltar para o Brasil, vou ter de instalar no navegador NDrive outros softwares de navegação como o iGo8, TomTom, Garmin Mobile.
Mas, de qualquer maneira, o NDrive é um ótimo navegador para viajar em Portugal.
Abraços!
P.S.: alguém sabe alguma maneira de encaminhar à NDrive o que relatei aqui? O suporte deles não é lá muito bom. Quando eu instalei no emulador de PDA do meu PC o NDrive trial, o suporte deles me informou que não seria possível ativar o trial num emulador e fui obrigado a ativar os mapas por caminhos "alternativos"...