• Anúncios

GPS Vs PDA

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

GPS Vs PDA

Mensagempor GnobarEl » terça mar 09, 2010 14:45

Boas,
recentemente fui mordido pelo bichinho do geocahing e estou a pensar em adquirir um GPS.

Gostava de saber as vossas opiniões sobre qual será o melhor dispositivo.
Se possível com a referência a algum modelo especifico.

PDA ainda não ao certo qual, GPS estou inclinado para o Dakota 10 ou 20.

Quais as principais vantagens e desvantagens de um e outro?

Obrigado.
GnobarEl
Micro

Registado: segunda fev 22, 2010 16:52

Re: GPS Vs PDA

Mensagempor Daveira » terça mar 09, 2010 19:16

Eu tenho o Etreh H (amarelinho) e tou super satisfeito com ele..
David Ferreira
ImagemImagem
ImagemImagem
Daveira
Regular

Registado: domingo dez 06, 2009 14:06

Mensagempor rifkinda » terça mar 09, 2010 19:21

Para mim uma grande diferença é que as PDA em geral não são à prova de água e grande parte dos Gps podem andar à chuva.
Além disso, uma PDA acumula outras funções, nomeadamente agenda e telemóvel, por isso não convém que ande tão sujeita a quedas como por vezes acontecem a praticar geocaching, pois se lhe acontecer alguma coisa, não fazerá falta só ao geocaching, mas também para a vida diária.

Rifkinda
rifkinda
Moderador

Registado: quinta mar 31, 2005 13:17

Mensagempor MightyReek » terça mar 09, 2010 20:42

rifkinda Escreveu:(...) não fazerá falta só ao geocaching (...)

cof cof....

PDA ou GPSr, um belo dilema.
Enfrentei-o há pouco tempo, estava inclinado para um Oregon mas "uma certa pessoa que não vou dizer o nome (o Bolacha)" orientou-em para um PPC em 2ª mão. Devo dizer que o negócio até nem foi mau, e que para Geocaching há um par de programas muito jeitosos para o Windows Mobile.

Por outro lado, um PDA é mais sensível que um GPSr, tanto à humidade como às quedas, etc... É certo que de vez em quando bloqueia (normalmente nos piores momentos das Wherigo e assim) e que nos deixa BASTANTE irritados, mas basta respirar um pouco e lá passa a vontade de o esmagar contra a parede mais próxima...

Resumindo, um PDA desenrasca muito bem e faz ainda mais coisas que um GPSr, mas um GPSr da última geração dá muito menos chatices que um PDA.
Hoje não sei qual compraria...

Boa sorte na escolha.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor GnobarEl » terça mar 09, 2010 22:12

Pois, um grande dilema.

Um PDA é muito mais sensível, e pode conter informação sensível que não convém perder. Será que com uma capa resulta?!
O GPS tem uma grande vantagem, ser a pilhas, se as pilhas acabam colocam-se outras e siga...
A grande vantagem do PDA é o facto de haverem mais aplicações.
O PDA tem também a vantagem de ser um dois em um.
Anda sempre junto e caso seja preciso de repente, muito possivelmente ele está comigo, não tenho que andar sempre com o GPS na mochila.

É complicado!

Continuem a dar as vossas opiniões.

Obrigado!
GnobarEl
Micro

Mensagempor fire4me » quinta mar 11, 2010 23:38

GPS
Vantagens: material de guerra feito para ser resistente, normalmente tem melhor captação de sinal, autonomia
Desvantagens: só da mesmo para usar como gps, não tem acesso a net, nem sempre anda no bolso como o telemóvel

PDA
Vantagens: serve para tudo, anda sempre no bolso, acesso a net
Desvantagens: fragilidade, autonomia, pior recepção de sinal.

na minha opinião o GPS serve para fazer geocaching o PDA serve para desenrascar quando não tens o gps por perto.
Imagem
fire4me
Micro

Registado: segunda mar 05, 2007 23:18

Mensagempor bolacha » sexta mar 12, 2010 08:54

MightyReek Escreveu:É certo que de vez em quando bloqueia (normalmente nos piores momentos das Wherigo e assim) e que nos deixa BASTANTE irritados, mas basta respirar um pouco e lá passa a vontade de o esmagar contra a parede mais próxima...

Depende das mãozinhas que mexe nele, [:P] o meu que por acaso é igual, (modelo, rom e software) e nunca me deixou "pendurado" [;)]
Kit de unhas precisa-se... :mrgreen:

fire4me Escreveu:GPS
PDA
Vantagens: serve para tudo, anda sempre no bolso, acesso a net
Desvantagens: fragilidade, autonomia, pior recepção de sinal.

na minha opinião o GPS serve para fazer geocaching o PDA serve para desenrascar quando não tens o gps por perto.

Pior recepção de sinal?! Testa um PDA com receptor Qualcomm e depois diz alguma coisa [;)] Autonomia? Já sai de casa com o PDA, durante uma manhã e chegar com meia carga, a usar com o receptor de gps ligado e o mesmo acontecer com o GPSr, acho que anda ela por ela.
Concordo na fragilidade do equipamento, principalmente nas quedas e por causa disso no meio do mato utilizo o GPSr, nas de cidade vai com o PDA.
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor MAntunes » segunda mar 15, 2010 23:48

Concordo que um PDA com um bom receptor GPS bluetooth (eu tenho um sirfIII com provas dadas) é a melhor ferramenta em termos de versatilidade.

Colocamos lá tudo o que podemo$ e desejamos! O pior é mesmo a fragilidade... parti o meu qtek 3 vezes e tique que o encostar... agora ando com um 'baixo de gama' que é para não sentir muito o prejuízo se partir. Mas continuo com a liberdade de soluções que aprecio nesta plataforma.

Não há bela sem senão. ;-)
Imagem
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor rifkind » terça mar 16, 2010 09:46

Eu devo ter uma aversão qualquer a PDAs, ou então é apenas o meu PDA (Qtek S100) que tem mau feitio.
Nunca consegui ter nele algum software de Geocaching que funcionasse consistentemente. Alguns rebentam logo na instalação, outros passam a rebentar algum tempo depois. Como também não tenho GPS BT (e ele não o tem integrado), nunca pensei muito nisso.

Mas, há algo para o qual o Qtek S100 é muito bom, especialmente se conjugado com a nova versão do Opera Mini. Acesso à Net!
Usar o site "wap" do Geocaching.com e um site de redução de páginas (como o skweezer ou o da google), associado a um tarifário de internet (1.25EUR por semana, com 25MB de tráfego em Portugal e em roaming, 0.50EUR por cada 100KB até um máximo de 60EUR), pode não ser tão confortável como ter tudo pré-carregado no GPS, mas evita ter que andar com pré-preparações. E ainda tem o bónus de suportar "tethering", para quando quero ligar o EeePC à net e não há WiFi por perto. Seja como fôr, a pré-preparação é usada para o carregar o nosso GPS, um Garmin Quest e é este que faz a maior parte do "trabalho" de navegação.

Para quem prefere apenas o PDA e lhe quer dar mais alguma protecção, há sempre caixas extra, como estas da Otterbox.
rifkind
Site Admin

Registado: terça jun 24, 2003 18:32

Mensagempor GnobarEl » terça mar 16, 2010 12:36

Depois de ponderar bem vou ficar por um GPS, há muitos pontos a favor em usar um PDA, mas os pontos contra são maiores. Vi mais vantagens em usar um GPS do que um PDA.

Obrigado a todos pelos comentários e opiniões.
GnobarEl
Micro

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes