Tentando explicar de outra forma, o Firmware está numa área onde tu não consegues mexer (read-only) ou pelo menos não deves se tiveres conhecimentos para tal.
É o mesmo principio das ROMS dos PDAs.
O que significa que poderás apagar tudo o que tens de dados que nunca irás "avariar" o GPS, pelo menos dessa forma, e poderás actualizar o Firmware N vezes sem perder os dados que estão na memória.
Em equipamentos mais antigos, apagando todos os dados que te aparecem ao ligar o dispositivo ao PC como por exemplo o mapa base significava a árdua tarefa de fazer um novo update de firmware forçado (nem que para a mesma versão) para voltar a colocá-lo.
Em equipamentos mais recentes sinceramente desconheço se o mapa base está na parte da firmware mas tenho as minhas dúvidas. O processo deverá ser semelhante. Até porque tem toda a lógica poderes actualizar um mapa base sem actualizar o software do aparelho ou a firmware do GPS.
Tenho-o instalado desde que saiu mas ainda não tive tempo e paciência para testar a nova funcionalidade, foi mesmo só para ver se mantinha a precisão que tinha ou notava diferenças (sim, a Garmin pode dizer que não mexeu mas a gente sabe que não é bem assim

).