• Anúncios

Quero comprar novo GPSr! Qual?

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Quero comprar novo GPSr! Qual?

Mensagempor ajsa » domingo abr 19, 2009 19:25

Quero trocar de GPSr e estou disposto a abrir os cordões á bolsa.

Quero um aparelho paperless mas já ouvi dizer que têm problemas com listagem muito grandes.
Quero um aparelho com a cartografia de Portugal incluindo ilhas e resto da Europa.
Quero um aparelho que "substitua" o meu TomTom.

Qual a melhor escolha?

Garmim Colorado 300
Garmim Oregon 200
Garmim Oregon 300
Garmim Oregon 400 T (qual a diferença entre o anteriores)
Garmim Legen eTrex HCx

Magellan Triton 300 Europa
Magellan Triton 500 Europa
Magellan Triton 1500 Europa
Magellan Triton 2000 Europa (qual a diferença entre o anteriores)

Existe algum não apresentado que valha apena investir?
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Re: Quero comprar novo GPSr! Qual?

Mensagempor MightyReek » domingo abr 19, 2009 21:59

ajsa Escreveu: Garmim Legen eTrex HCx

Companheiro, é
eTrex Legend HCx, mas o topo dos eTrex são os Vista HCx.

De qualquer modo nenhum faz paperless... Para isso iria antes para um 60CSx, apesar de a Proteste classificar o Vista HCx como sendo mais resistente que o 60CSx.

Para paperless eu ia para o Colorado mas não conheço esse nem nenhum pessoalmente.
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor alieri » domingo abr 19, 2009 23:01

o António, e se metesses o PDA a trabalhar em vez de estar encostado? :)
tinhas logo a questão do paperless rresolvida.
Foge que vem porrada...
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor Mikron » domingo abr 19, 2009 23:03

Boas,

Em primeiro lugar fazes bem trocar o teu Tom Tom. Eu também começei com um mas as vezes é desesperante fazer caches com ele. Serve apenas para levar ate perto da cache.

Para fazer a aproximação final à cache uso o Garmin Oregon 300 e estou bastante contente com ele. Dos outros não conheço muito em pormenor.

Defeitos tem o facto de consumir alguma bateria mas nada que não se resolva com um carregador de baterias. É um investimento que bem depressa se amortiza, além de poupar o ambiente.
Outro defeito apontado é alguma dificuldade em "ver" em dias de muito sol mas com o hábito rapidamente se ultrapassa.

Como virtudes tem várias. É à prova de água e bastante robusto.
Tem um ecran táctil de fácil uso.
É bastante fiável.
Comprando um cartão micro SD consegues colocar lá todos os mapas que pretenderes.
E a grande vantagem que tem sobre os outros é a possibilidade de se conseguir passar todo conteúdo da página da cache para o GPS. Ou seja deixas de precisar de andar com papel atrás pois toda a informação está lá descrita, mesmo os últimos logs efectuados. Para isso basta usar o GSAK para passar a página para o Oregon.

Espero ter contribuído na ajuda pretendida.

Mikron
Mikron
Small

Registado: sábado jul 28, 2007 16:34

Mensagempor rmatosinhos » quinta abr 23, 2009 00:32

Estou contente com o oregon 400t que faz tudo isso. O único senão é que a bussola às vezes passa-se quando está debaixo de arvores. (Algo que não era costume acontecer com o Vista HCX)
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor lopesco » quinta abr 23, 2009 08:43

rmatosinhos Escreveu:Estou contente com o oregon 400t que faz tudo isso. O único senão é que a bussola às vezes passa-se quando está debaixo de arvores. (Algo que não era costume acontecer com o Vista HCX)

Se a bússola é magnética, até pode estar dentro de uma gruta, que ela funcionaria na mesma ( se for como no meu CSX, por vezes precisa de ser calibrada, mas isso é independente de ter sinal GPS ou não)!!!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor zorba1960 » quinta abr 23, 2009 10:18

Eu já tive o mesmo problema que tens agora e acabei por comprar um Oregon 300. Encontrei vantajens e defeitos em todos os GPS mas o Oregon é o produto em que a Garmin vai apostar em desenvolvimentos futuros (basta ver a constante evolução do software base e a possibilidade que vai ter em novos produtos que a garmin vai lançar, e que cada vez vão ser mais incompativeis com modelos anteriores ou de baixa gama) e a tecnologia de botões para carregar é do passado.

Ex: em 1999 comprei o meu primeiro GPS (na epoca o GPS era um bicho estranho que alguns já tinham ouvido falar mas que nunca tinham visto) um Etrex Legend que tinha 8 MB de memória, carregava os mapas todos de Portugal e alguns de Espanha, hoje não carrega o mapa de Lisboa.

O que na altura me pareceu suficiente hoje não serve, se pretendes fazer um investimento para os proximos anos o Oregon parece ser a melhor opção em equipamentos Garmin
Imagem Imagem
zorba1960
Micro

Registado: quinta mar 19, 2009 17:29

Mensagempor zorba1960 » quinta abr 23, 2009 10:31

rmatosinhos Escreveu:Estou contente com o oregon 400t que faz tudo isso. O único senão é que a bussola às vezes passa-se quando está debaixo de arvores. (Algo que não era costume acontecer com o Vista HCX)

Tambem me costuma acontecer o mesmo, para resolver o problema paro de andar e coloco o GPS o mais nivelado possivel e ele volta a estabilizar. Pode ter a ver com o facto de a bussola ser de 2 eixos e não de 3 eixos e tambem com a velocidade de deslocação em que a deixa de ser a bussola a indicar o norte e passa a ser o gps. Sabes a que velocidade estando a bussola em automatico passa a ser o norte indicado pelo GPS?
Imagem Imagem
zorba1960
Micro

Mensagempor nunotvedras » quinta abr 23, 2009 14:37

Viva António (Ajsa)
Eu tenho um Oregon 300 e estou bem contente com o bicharoco...vê lá tu que eu até consigo encontrar caches com ele...héhéhé !!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Imagem ImagemImagem
Garmin Oregon 550 / Acer c530 / Nokia N73 / Peugeot 206 / e uma par de Botas
nunotvedras
Regular

Registado: terça abr 17, 2007 23:47

Mensagempor rmatosinhos » segunda abr 27, 2009 17:56

quanto a velocidade não sei. O que costumo fazer é:
Se ele indica 100 metros em frente, vou em frente, de repente passa-se e indica ums 30 ou 40 graus para a direita, mas sigo em frente, poassados 1 ou 2 segundos volta a indicar em frente
ImagemImagem
rmatosinhos
Large

Registado: domingo ago 17, 2008 00:55

Mensagempor zorba1960 » segunda abr 27, 2009 21:00

rmatosinhos Escreveu:quanto a velocidade não sei. O que costumo fazer é:
Se ele indica 100 metros em frente, vou em frente, de repente passa-se e indica ums 30 ou 40 graus para a direita, mas sigo em frente, poassados 1 ou 2 segundos volta a indicar em frente

Pelas informações que consegui recolher a bussola electronica trabalha entre 1-2 milhas ou seja praticamente a partir dos 3KM hora entra o GPS em acção a indicar a direcção que em condições adversas pode indicar outra direcção. Se andares proximo da velocidade de transição entre bussola magnetica e GPS a bussola pode ficar um pouco baralhada e dar informações incorrectas. Outro motivo é não segurar o GPS nivelado (infelizmente o Oregon não tem bussola de 3 eixos e o facto de não estar nivelada tem uma grande influência no desempenho da bussola electronica). Uma boa feature a implementar era poder definir a velocidade em que a bussola electronica deixa de funcionar.

Eu nessas zonas assim como muito proximo do GZ diminuo a velociadade e tem resultado

Boas cachadas

Zorba1960
Imagem Imagem
zorba1960
Micro

Mensagempor Jesus » quarta abr 29, 2009 08:13

Recordo que melhor que ter um bom GPS é ter um amigo que tenha um bom GPS. É só vantagens :mrgreen:
Imagem
Jesus
Regular

Registado: quinta jul 26, 2007 11:14

Mensagempor ajsa » quarta abr 29, 2009 08:30

Bom, já decidi (pelo lado mais económico)!

Vou manter o TOMTOM com o serviço que até agora, ou seja para a aproximação à cache
O Magellan 210, apesar de ser um modelo não topo de gama, o certo é que até funciona bem para as minhas necessidades e não têm os problemas mencionados com a bússola (costuma ser certinha sem paranóias).
Já comprei pela módica quantia de 35,00 USD (portes incluídos) um GPSr BlueTouth novo com garantia para usar em paralelo com o PDA.

Por sua vez o PDA irá funcionar com sistemas paperless e mapas.

Muito obrigado a todos pelos conselhos especialmente ao Nuno que me alertou para uma questão que tem andado esquecida e em tempo de crise...
(a crise agora é a culpada de tudo até para despedir pessoas, cab***s [:(!] )

Vou aguardar mais uns meses até nova aquisição.
(fez agora um ano que o meu Magellan 600 para sempre desapareceu, paz na sua alma :cry: )
ajsa
Extra Large

Registado: sexta Oct 19, 2007 10:01

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante