• Anúncios

WAAS/EGNOS e os Garmin

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

WAAS/EGNOS e os Garmin

Mensagempor vsergio » quinta mar 12, 2009 17:18

A questão da correcção do sinal de satélite via WAAS/EGNOS já tinha sido abordada várias vezes por aqui e por ali, neste forum.

Mas agora que fui trocar o Garmin Venture Cx à Garmin Portugal por um novo, devido às borrachas estarem completamente soltas (parece que é normal nestes meninos), e depois de ser atendido de um modo que deixa muito a desejar (mas isso é outra conversa), lá configurei o GPS do modo que me pareceu melhor e lembrando-me minimamente das configurações que tinha no "velho" (tinha 1 ano, o rapaz).

Acontece que tanto o meu GPS como o do Mtrevas, que também fez tudo o que já descrevi acima, começaram a ter um comportamento estranho. Mandavam para Oeste 15m quando todos os outros geocachers íam para Norte com indicações de 10 metros e quem encontrava as caches eram eles. Fizemos vários testes e parecia confirmar-se a desorientação dos bichos. O Ftomar, que já havia feito exactamente a mesma troca, confirmou a maluquice do GPS e diz ter resolvido a questão com o downgrade do firmware de v3.00 para a v2.60.

Não nos pareceu que que o downgrade fosse uma solução adequada, e programámos para hoje uma cachada com outros Garminenses pelos belos jardins do Palácio das Necessidades. Ora, a comparação com os outros aparelhos não nos mostrou grandes diferenças, nem as buscas das três caches da zona correram mal, antes pelo contrário.

Mas claro que antes configurei o GPS de acordo com o que tinha acabado de pesquisar, e que diz assim (depois de traduzido):

WAAS, EGNOS e GPS Garmin
Tendo começando a 1 de Abril de 2003, o sinal EGNOS é transmitido em formato de dados compatível WAAS (SBAS modo 0 / 2). Desde essa altura os receptores de Garmin são capazes de usar esses dados. Mas
(e é aqui que está o buzilis da questão) devemos repetir que os receptores da Garmin só são capazes de fazer as correcções WAAS/EGNOS se estiverem configurados para o modo normal. Não basta alterar as definições para manter o WAAS activo, é imprescindível que o modo de gestão de bateria do aparelho Garmin esteja configurado para NORMAL. Estar em "energy saver" (poupança de energia) não permite que o modo WAAS / EGNOS fique activo, apesar de mostrar no écran de configuração que sim. Infelizmente, o modo normal usa significativamente mais bateria e, assim, reduz drasticamente a vida útil da bateria (que nos modelos Venture Cx ainda assim é de cerca de 48 horas de uso normal - já testado no terreno). No écran dos satélites nos modelos da Garmins extrex a correcção aplicada pelo sistema EGNOS é indicada pela aquisição do satélite nº 33 e/ou 37. A letra "D" na barra de sinal indica que os dados desse satélite estão a ser corrigidos pelo sinal EGNOS.

Caso estejam disponíveis os satélites indicados abaixo a precisão pode exceder aos 2 metros (RMS), onde o posicionamento pode ser considerado bastante bom.
Geostationary NMEA Satellite ID
AOR-E 33
Artemis 37
IOR-W 39
IOR-E 44

Devido ao posicionamento dos referidos satélites, nós em Portugal só iremos conseguir apanhar o 33 e o 37, salvo erro. E mesmo assim, como eles estão posicionado mais sobre o hemisfério Sul (voam baixinho no horizonte a sul, portanto), basta termos uma barreira a sul do gps (um edifício, um monte) que o acerto é cortado pois o EGNOS deixa de actuar.

Pronto, foi preciso a coisa ficar a funcionar mal para que tentássemos perceber como é que o nosso aparelho deve estar configurado para funcionar devidamente. E escusado será dizer que esta informação Não está disponível nos manuais do equipamento.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Re: WAAS/EGNOS e os Garmin

Mensagempor SUp3rFM » quinta mar 12, 2009 18:11

E está muito bem. Boa. 5 estrelas.
SUp3rFM
Extra Large

Registado: terça set 27, 2005 16:40

Mensagempor nunotvedras » quinta mar 12, 2009 18:19

Amigo Sergio
Obrigado pela partilha ! :wink:
Imagem ImagemImagem
Garmin Oregon 550 / Acer c530 / Nokia N73 / Peugeot 206 / e uma par de Botas
nunotvedras
Regular

Registado: terça abr 17, 2007 23:47

Mensagempor prodrive » quinta mar 12, 2009 18:24

Com um Magellan nada disso acontecia :wink:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
prodrive
Extra Large

Registado: sábado jun 17, 2006 00:25

Mensagempor lopesco » quinta mar 12, 2009 18:54

Thanks pela info!
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor manelov » quinta mar 12, 2009 19:51

Agora já sei porque aconteceu o mesmo com o meu Venture. Depois de várias tentativas de actualização e desactualização, quando já estava a pensar que já nada havia a fazer, fiz por acaso uma desactualização para a versão 2.6 e o "bicho" ficou a funcionar bem. Curiosamente também costumava dar erro da direcção leste-oeste.
Deste então, não me atrevi a fazer mudanças de software.
Imagem Imagem
manelov
Regular

Registado: segunda abr 23, 2007 14:07

Mensagempor vsergio » domingo mar 15, 2009 13:06

ATENÇÃO, este facto da configuração do EGNOS nos Garmin é independente do problema a que me levou a investigá-lo.

Ou seja, confirmo que o GPS Garmin Etrex Venture Cx tem erros de precisão na ordem dos 12metros com a versão de firmware 3.00 (a mais recente a esta data).

Assim, confirmo outra coisa, que o Fernando (Ftomar) e o Manelov já haviam dito, é Essencial o Downgrade de firmware para a versão 2.60, disponível aqui:
http://www.tramsoft.ch/gps/garmin_etrex-venture-cx-firmware-upgrades_en.html#V0260
vsergio
Extra Large

Mensagempor Malok0 » domingo mar 15, 2009 13:34

São apenas esses os satélites disponíveis? Tenho ideia que existem mais. No meu 60csx ainda ontem, se não estava a ver mal, eram capaz de estar uns 4 ou 5 satélites com um 'D' assinalado.
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor vsergio » domingo mar 15, 2009 14:34

Malok0 Escreveu:São apenas esses os satélites disponíveis? Tenho ideia que existem mais. No meu 60csx ainda ontem, se não estava a ver mal, eram capaz de estar uns 4 ou 5 satélites com um 'D' assinalado.

Há os Satélites de Correcção (os tais 33 e 37) e os que são corrigidos. Esses últimos assinalados com "D".
vsergio
Extra Large

Mensagempor Guess?who » domingo mar 15, 2009 23:01

Boas...
Realmente com o meu Oregon 300 aconteceu uma coisa parecida...
Quando fui á ciclonatur alteraram-me as definiçoes do gps...de normal para waas...e passado uns dias fui fazer umas caches com o pessoal e reparei que eles chegavam ao GZ , e eu andava á toa bastante longe...
Quando chegava ao pé deles ao GZ , o Oregon mandava-me cerca de 20m ao lado...
Alterei a definição de waas para normal e deixou de fazer isso...
Espero ter ajudado alguem...
Boa Sorte e boas cachadas...
Rykardo
Team Guess?Who 8-)
Guess?who
Micro

Registado: quarta jun 04, 2008 13:13

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante