• Anúncios

Compra Dificil!

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Compra Dificil!

Mensagempor jomipiro » quarta jan 11, 2006 14:20

Boas, acabei de me registar no site decidido a iniciar-me no geocathing. No entanto, tenho um problema!

Não faço ideia que aparelho de GPS adquirir, nem tão pouco possiveis acessórios. Devo adquirir um GPS portatil, um PDA com GPS, um PDA e um módulo GPS à parte ou qualquer outro tipo de aparelho? E, no caso de a melhor opção ser um GPS portatil, que aparelho ou aparelhos são mais indicados?

Tenho um orçamento de 500€ mas se pudesse poupar algum era bom. Gostava de adquirir um aparelho versátil. Prefiro gastar mais algum dinheiro e ficar com um aparelho que me permita, para além da prática de geocaching, navegação e uso de mapas convencionais (do género dos GPS que vêm nos automóveis).

Alguma sugestão? Algum aparelho claramente indicado para o meu perfil de utilizador? Ou vou ter que navegar pelas indecifráveis páginas de lojas de GPS à procura de alguma coisa que se aproxime da ideia que faço de um GPS acessivel, eficaz e versátil?

Cordiais saudações!
jomipiro
Micro

Registado: quarta jan 11, 2006 13:16

Re: Compra Dificil!

Mensagempor guest » quarta jan 11, 2006 16:09

Grande pergunta...

Começando pelo básico:
- compra um GPS dos mais simples. Algo do género eTrex "amarelinho" ou Geko 201. Não possuem estradas, mas são mais do que suficientes para fazer GeoCaching.

Mas tu queres mais do que isso, e logo à partida disponibilizas um orçamento elevado (~500EUR ainda é bastante para um GPS).
Aí entras na zona de conflito GPS vs PDA.
Com um GPS (por ex., o Quest) ganhas facilidade de utilização, na autonomia e na rapidez de resposta. Com o PDA, ganhas na versatilidade, de longe.

Pessoalmente, temos um Garmin Quest e o nível de satisfação é extremamente bom. Para GeoCaching, este GPS também se tem mostrado extremamente eficaz.
Nesta "onda", o Garmin 60C também é uma óptima aposta, mas implica adquirir o kit de carro e os mapas à parte.

Se tens experiência com PDAs, sugiro que optes por um PDA+Receptor BlueTooth.
Já consegues adquirir um receptor Bluetooth com chipset SirfIII, que é fantástico na recepção. Terás que adquirir o SW de navegação (TomTom parece ser uma das melhores opções). Para o GeoCaching, existem algumas aplicações grátis que te levarão ao ponto certo sem problemas. Quanto ao PDA, não tenho muita experiência, mas do que vi, 400MHz parece ser a velocidade mínima aceitável...

Ah! Recentemente, os telemóveis tornaram-se sérios concorrentes aos PDAs. Podes pedir conselhos tb nesta área, que há já pessoal a usar estas opções!

Bom, acho que já aqui tens muita lenha para te queimares! Venham de lá as dúvidas!

Xau,
Rifkindsss
guest
Regular

Registado: sexta mar 18, 2005 01:58

Mensagempor Jose Adonis » quarta jan 11, 2006 16:28

Bom, na onda do post anterior:

Eu estou na zona dos utilizadores de telemóveis

Porquê? Já tinha o dito cujo (no meu caso um 6680) mas ficarás em princípio bem servido por qualquer um que corra symbian.
Aumentei a memória para 512Mb (43.5€) e comprei um GPS Bluetooth Holux Slim236. Outros têm escolhido o BT338. Procura por aí que encontras muita info. Bom mesmo é que tenha tal como estes o chipset SirfIII. Andam entre os 125€ e os 200€, dependendo do modelo e local de compra. São no entanto as coisitas mais exactas no mercado (de consumo, bem visto).

Quanto ao software, depende do teu orçamento e ligação aos pormenores burocrático/jurídicos. Dentro do software freeware tens muita coisa que te leva sem problemas a qq cache neste país ou no resto do mundo. Exemplos? BlueSky e GPSView só para dar dois exemplos. Há muitos outros.
Quanto à navegação, assim barato-barato do género grátis não conheço, mas se fores amigo de algum quadrúpede isso facilmente se resolve (vide nota sobre pormenor jurídico/legal).

Depois, o mais importante mesmo é o apoio que te dão por exemplo aqui neste local. Garanto-te que é realmente o mais importante para fazer do Geocaching uma actividade gratificante e não só mais um hobby para fazer numas semanitas até aparecer a "the next big coisa".

Pergunta quando não sabes, aconselha quando souberes, sê delicado e - conselho repetidamente colocado por alguns "velhos do Restelo" - toma os medicamentos todos a tempo e horas. Não te curam, mas pelo menos deixas de te importar com a doença

Saudações GeoCachianas
Jose Adonis
Small

Mensagempor pascoa » quarta jan 11, 2006 17:02

Eu também estive em dúvida sobre o que comprar e optei por PDA + GPSr BT porque consegui um bom negócio na compra do PDA. Também estava a pensar comprar o Quest e ainda cheguei a chatear o Nuno Pedrosa com bastantes perguntas.

Actualmente existem algumas opções engraçadas com PDA + GPS integrado com bons preços, mas obviamente com características limitadas. Para mim o principal problema do PDA é a sua autonomia, que restringe muito a utilização continua deste, pois mais de 3 horas ligado ele não aguenta.

Estes são os locais onde os encontrei com preços mais baratos.

Peace

PS: Tu por um acaso não és de Coimbra, querias ir fazer Geocaching este fim-de-semana à Serra de Lousã e não me pediste as cartas M888? Se sim, estou a tentar arranjar as cartas que me faltam para te enviar.
pascoa
Small

Registado: segunda set 12, 2005 15:08

Mensagempor lopesco » quarta jan 11, 2006 17:58

Eu tenho um Garmin GPSMap 60... Mas vou vender para comprar o GPSMap 60csx. Assim sendo, caso queiras comprar este bicho, diz qualquer coisa... Já agora, caso precisem, tenho as cartas militares em formato jpg. Contem coisas.
Imagem
lopesco
Extra Large

Registado: segunda Oct 10, 2005 12:51

Mensagempor pascoa » quarta jan 11, 2006 19:39

Hmmmmm... e estas a pedir que valores ?
pascoa
Small

Registado: segunda set 12, 2005 15:08

Mensagempor Geografo » quarta jan 11, 2006 21:10

Sem qualquer dúvida, a melhor compra é um GARMIN ETREX EURO (o famoso amarelinho da setinha), à venda na Sport Zone de Coimbra por 95€ (custou-me 149€ à cerca de um ano e meio). Este bichinho não tem cartografia, não fala, não é a cores, tem um cabo de ligação ao PC muito estranho e só aceita 500 waypoints, MAS... já tem um ano e meio de geocaching, 8 tours, 114 founds e as pilhas nem precisam de ser da Duracel.
Dado que o modelo está descontinuado, se não o encontrares a vender poderás optar pelo seu (digno!) sucessor, o GARMIN GPS 60 (também amarelo!).
Nota que a nível profissional, no local de trabalho utilizo um GARMIN GPSMAP 60CS + CITYSELECT, e garanto que não há nada que este faça que o meu não faça... convém lembrar que não é o GPS que levanta as pedras, nem suja as mãos, nem caminha pelo meios das espinhosas.
Ás vezes, parece que há um qualquer tipo de geocaching que eu não conheço, em que se manda o GPS XPTO modelo 9999 e que ele trás a cache "à mão".
Tudo o resto que te tentem impingir dizendo que é o mais indicado para o geocaching, é treta! Para o geocaching é preciso um gps básico, espírito de aventura e capacidade de orientação e interpretação do terreno.
Afinal o objectivo é caçar umas caches ou fazer um doutoramento em software/hardware e aplicações SIG/GPS????
Sê bem vindo e boas caçadas!
Geografo
Micro

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante