• Anúncios

Etrex Vista HCx vs Colorado 300

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Etrex Vista HCx vs Colorado 300

Mensagempor global trekkers » terça jul 08, 2008 22:13

Boas,

relativamente ao proximo gps a adquirir, estamos indecisos acerca dos dois modelos acima referidos. Aparentemente, e em termos de funcionalidades, o Colorado 300 parece ser largamente superior ao Vista HCx além de possuir a caracteristica de paperless (geocaching), que na verdade é das que mais apreciamos. O preço tb é superior em aproximadamente 160 €.
Contudo, e tendo observado alguns tópicos neste fórum, parece que o Colorado tem apresentado alguns problemas a nível de software, enquanto que o Vista HCx, tecnicamente inferior, parece ser largamente apreciado pela maioria da comunidade.
Alguém, possuidor de algum destes aparelhos, poderia indicar o grau de satisfação relativamente aos mesmos?

Desde já obrigado pelo feedback.
Saudações geocacheanas!
Imagem
global trekkers
Micro

Registado: domingo jul 06, 2008 21:50

Mensagempor Corvo » quarta jul 09, 2008 17:03

Após algumas duvidas e sem ter colocado a hipotese de comprar um Colorado, escrevi sobre o equipamento isto...

http://forum.geocaching-pt.net/viewtopic.php?t=2538

(Ver página 2)

Espero que ajude. :wink:
Corvo
Small

Registado: quinta abr 24, 2008 08:38

Mensagempor global trekkers » quarta jul 09, 2008 22:35

Corvo,

obrigado pelos esclarecimentos relativamente ao Vista HCX. Não poderiam ter sido mais claros e com isto a nossa margem de escolha começa agora a pender mais para este GPS.
Contudo gostaria de ter também algumas opiniões relativamente ao Colorado 300. Alguém por aí que tenha ou já tenha mexido com um exemplar.

Obrigado pelo feedback!
Imagem
global trekkers
Micro

Mensagempor vsergio » quinta jul 10, 2008 14:24

Olá global trekkers,

O que mexi do Colorado, em experiência num evento qualquer por aí, não consigo exprimir-te só por mim uma opinião concisa. Apenas percebi que o Colorado tem vindo a sofrer consecutivos upgrades de modo a colmatar as muitas falhas que têm sido reportadas pelos utilizadores em geral.
É sem dúvida um aparelho orientado para o Geocaching, e para uma actividade Paperless por ser possível descarregar os GPXs todinhos lá para dentro, com a vantagem de integrar ainda o WheriGo?
Mas isto já vocês devem saber...
O que vos posso adiantar é a opinião de geocachers que já o tenha e que não costumem andar por aqui... assim de repente só me lembro dos Play Mobil.
Ora, as suas palavras foram mais ou menos estas:
"isto faz geocaching... mas é fraquito, acho que baralharam aqui algumas funções, e ao tentarem integrar tudo, falham algumas coisas básicas que estamos habituados nos nossos Etrex Cxises... não sei se compensa o investimento."

Não sei se ajudei. :oops:
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Mensagempor global trekkers » quinta jul 10, 2008 17:00

Olá VSergio,

obrigado pelos teus comentários. Ajudaste e muito, pois focaste um aspecto chave de grande importância que pode vir a ter algum peso na nossa decisão. Quando referes que "o Colorado tem vindo a sofrer consecutivos upgrades de modo a colmatar as muitas falhas que têm sido reportadas pelos utilizadores em geral", penso que o que devemos ter em conta a partir de agora é precisamente saber como é que aparelho tem evoluido a partir da versão inicial de software. É um facto que alguns utilizadores têm reportado problemas desde o seu lançamento e que como referes, possivelmente têm saído novos upgrades de software para os produtos lançados no mercado.
Na prática, o que penso que tenho de fazer agora é saber (através de contacto com a Garmin ou de outra forma) qual a versão mais actual do software disponível e sobretudo se está previsto mais alguma actualização. Isto significa por exemplo, se de acordo com as queixas que têm aparecido (e sabendo a versão desses softwares), se valerá ou não a pena esperar um pouco mais (até ao Outono), por uma versão mais actualizada...
Tentarei saber mais sobre isto, através da Garmin.

Obrigado.
Imagem
global trekkers
Micro

Mensagempor btrodrigues » quinta jul 10, 2008 17:01

btrodrigues
Extra Large

Registado: quinta mai 08, 2003 21:38

Mensagempor global trekkers » quinta jul 10, 2008 17:11

Obrigado Bruno,

já deu para ver o que nos espera se de facto adquirirmos uma destas unidades (Colorado 300). já estou a ver que é quase preciso um curso para saber manejar o dito. Nós temos actualmente um "velho" Etex Legend e tencionamos a muito curto prazo fazer o upgrade. Talvez, e de acordo com o meu post anterior, com base no comentário do Vsergio, seja melhor esperar um pouco mais (Outono), quiçá para o lançamento de unidades equipadas com software mais actualizado...ou não.
Vamos continuar, de qualquer forma, atentos a todas as opiniões que forem aparecendo.
Imagem
global trekkers
Micro

Mensagempor Insano » quinta jul 10, 2008 18:44

Também, nem tanto à terra, nem tanto ao mar... não é preciso um curso... mais uma questão de ir explorando e descobrir coisas novas.. só esta semana percebi o truque para ir com ele ligado ao carregador de isqueiro da viatura... :mrgreen:

Para preguiços como eu, que não querem andar com toneladas de papel é excelente, chegar ao local, ler a dica e os últimos logs... nice.

Captação, excelente a arrancar... no meio das árvores... é mais um GPS... venha a Katana... :twisted:

Robustez - 5*

E parece-me que é um aparelho que se for alvo de "tweaking" pode vir ser ainda mais poderoso.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor global trekkers » quinta jul 10, 2008 22:07

Obrigado pelo teu feedback Insano.

De facto vamo-nos apercebendo que o dito Colorado 300 não é assim tão complicado de lidar, e que muitas das "aparentes" más funcionalidade ou bugs acabam por ser mais o desconhecimento de algumas caracteristicas por parte dos donos. Por exemplo, ainda hoje numa conversa com o Rui Duque (touperdido), ele contou-me que inicialmente quando pegou num aparelho destes, este desligava-se instantaneamente sem qualquer razão aparente, o que parecia indicar um defeito de fábrica. Sabem qual era a razão? As pilhas! As pilhas que tinham sido colocadas eram de 1700 mAh, o que eram manifestamente insuficientes para a potência que a máquina necessita. Com pilhas superiores (>2100 mAh), a coisa não mais aconteceu.
Mesmo a assim, dá para ver que consome muita energia. Ora vejamos: de acordo com as especificações técnicas este C-300 tem uma autonomia de 15h (utilizando pilhas daquela potência ou superiores, claro). O Vista HCx tem uma capacidade de...25h!! Isto representa mais 67% da autonomia relativamente ao C-300! É muito!! Apesar de tudo, e continuamos a insistir, a capacidade de fazer geocaching paperless é a coisa que mais nos atrai nesta máquina, e que verdadeiramente nos está a puxar cada vez mais para ela.
Imagem
global trekkers
Micro

Mensagempor Insano » sexta jul 11, 2008 21:42

global trekkers Escreveu:Obrigado pelo teu feedback Insano.

De facto vamo-nos apercebendo que o dito Colorado 300 não é assim tão complicado de lidar, e que muitas das "aparentes" más funcionalidade ou bugs acabam por ser mais o desconhecimento de algumas caracteristicas por parte dos donos. Por exemplo, ainda hoje numa conversa com o Rui Duque (touperdido), ele contou-me que inicialmente quando pegou num aparelho destes, este desligava-se instantaneamente sem qualquer razão aparente, o que parecia indicar um defeito de fábrica. Sabem qual era a razão? As pilhas! As pilhas que tinham sido colocadas eram de 1700 mAh, o que eram manifestamente insuficientes para a potência que a máquina necessita. Com pilhas superiores (>2100 mAh), a coisa não mais aconteceu.
Mesmo a assim, dá para ver que consome muita energia. Ora vejamos: de acordo com as especificações técnicas este C-300 tem uma autonomia de 15h (utilizando pilhas daquela potência ou superiores, claro). O Vista HCx tem uma capacidade de...25h!! Isto representa mais 67% da autonomia relativamente ao C-300! É muito!! Apesar de tudo, e continuamos a insistir, a capacidade de fazer geocaching paperless é a coisa que mais nos atrai nesta máquina, e que verdadeiramente nos está a puxar cada vez mais para ela.

Nos "wikis", acho que já foi referido o link, tem formas de poupar energia.

Outra coisa importante, é a possibilidade de esconder opções do menu.
Insano
Regular

Registado: sexta set 07, 2007 21:56

Mensagempor vsergio » sexta jul 11, 2008 23:26

É, aquilo dá para criar perfis... o que o Mobil diz que não é muito prático. Ou seja, seria melhor se desse para desactivar a função xpto naquele momento, ao invés de ter que ir alterar o perfil de modo a o poder utilizar sem a tal função xpto activada.

Em ralação à pilhas (e foi uma coisa que eu reparei só há pouco tempo no Venture Cx) é que dá para escolher o tipo de pilhas que estás a utilizar no aparelho, fazendo depois ele uma melhor gestão da energia... talvez o Colorado tb assim seja.
vsergio
Extra Large

Registado: segunda set 19, 2005 21:52

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes