• Anúncios

Magellan Meridian Gold

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

Magellan Meridian Gold

Mensagempor Chippo » domingo jun 01, 2008 00:35

Ora viva geocachers!!

Hoje encontrei a minha primeira cache (GC1BKZA)! Foi a loucura! Sujei as sapatilhas de petroleo mas é na boa! O entusiasmo de encontrar a primeira cache (espero eu de muitas) superou tudo!

E foi este mesmo entusiasmo que me levou a comprar um Magellan Meridian Gold no eBay por 95€ já com portes. Será que fiz boa compra? Foi caro? Confesso que me aventurei um pouco às cegas pois nem conheço bem as caracteristicas do aparelho...
Só espero nao ter feito uma má compra. Ele GPSr é aconselhado para o geocaching? Obrigado pessoal
"É que é na bouaa!!" by aveliner
Chippo
Micro

Registado: terça mai 27, 2008 14:16

Mensagempor alieri » domingo jun 01, 2008 07:04

pesquisei no google e encontrei uma review desse modelo. à primeira vista, e sem ser um 'expert' na matéria, parece ser um GPS com tudo o que precisas para encontrares mais caches e até quem sabe, mais petróleo :) E se o deixares cair no pitrol, fica descansado porque o Gold flutua :)

Lida a review na diagonal, chamou-me a atenção o facto de permitir meter um cartão SD (uso um Magellan explorist 210, que não o permite), de o poderes ligar ao PC, a duração de 12h das baterias (pilhas, parece-me).
Também tem uma data de coisas que podes configurar, como os DATUMs (é porreiro se fores para outras partes do mundo e tiveres mapas dessas zonas - mapas só da Magellan, claro).
alieri
Moderador

Registado: quarta mai 09, 2007 21:08

Mensagempor MAntunes » domingo jun 01, 2008 08:29

Olá,

a série Meridien é muito boa, sim senhor. Aqui hà uns anos, antes do aparecimento do chip SirfIII, eram estas máquinas as melhores quanto à recepção de sinal porque já consideravam o sinal WAAS/EGNOS enquanto os Garmins o ignoravam. Na altura, até 2005 mais ou menos, havia aqui uma 'guerra' entre adeptos da Garmin e adeptos da Magellan. Os magellan, especialmente a série Meridien, eram reconhecidos por terem melhor precisão de sinal e os Garmins por serem mais evolúidos em software e qualidade de imagem. :-)

Eu tenho ainda um Platinum e não me desfaço dele porque é nele que confio mais quando vou para as caches/caminhadas na montanha e é com ele que guardo as tracks para georeferenciar as fotos.

Essa máquina que obtiveste é um modelo já descontinuado e por isso teve um tão bom preço. Lembro-me que, em novo, custava para cima de 300 $USD, na altura com o dolar equiparado com o Euro. Por isso, se o compraste em estado novo (nunca usado) e tens algum tipo de garantia contra defeitos, fizeste um boa compra.

Boa caçadas!
MAntunes
Extra Large

Registado: terça abr 22, 2003 20:56

Mensagempor alieri » domingo jun 01, 2008 08:35

Mantunes - por acaso já vi esse GPS em acção :)
Que achas de abrir um topico sobre georeferenciação de fotos? Deve ser interessante.
alieri
Moderador

Mensagempor MAntunes » domingo jun 01, 2008 09:45

Pois, foi quando o PDA/BeeLine teve uma birra, aí no vosso evento na Marina de Albufeira. O Magellan estava, como sempre, pronto para o serviço. :-)

[off topic]
Quanto à georefrenciação de fotos, talvez reproduza, noutra secção, o que escrevi no meu blog aqui hà uns tempos... Já deve é estar dsesactualizado porque tem havido muito interesse no assunto e, agora, vários albuns online fornecem esse serviço.
[/off topic]
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Chippo » quarta jun 04, 2008 20:46

Ora viva!! O meu magellan meridian Gold chegou hoje.
MAntunes, por acaso nao te importavas de explicar como é que GPS configurado? Confesso que nao percebo nada daquilo...

Como é que eu meto mapas de portugal? Do Reino Unido já vinha instalado mas de portugal nao me aparece nada..só os contornos do país.

E que software convém ter instalado no computador? É que com o GPS só veio dois CD's. Um com o manual e outro com vários programas sendo que numa pasta chamada "Meridian GPS Euro Software V4.03" tem um executavel MAGUP. É isto?

Peço desculpa por tanta azelhice, mas sou mesmo principiante nesta área.
E já agora, o que é DATUM ao certo..que opçao devo escolher?

Desculpem lá, mas se alguem me pudesse orientar no inicio de geocaching fica extremamente agradecido!

Abraço
Chippo
Micro

Mensagempor MAntunes » quarta jun 04, 2008 21:17

O software é o MapSend para a serie Meridien tal com está referido aqui.

Eu quando comprei o meu, comprei os mapas detalhados para a Peninsula Ibérica.

Talvez nesse CD que tens estejam lá os mapas detalhados para Portugal. Terás que procurar/ler toda a documentação que veio com o GPSr para saber como alterar os mapas detalhados que vêm carregados de origem (parece que é o UK).

Está aquiuma explicação sobre o Datum. Ou aqui. Deves escolher o WGS84.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor Chippo » quarta jun 04, 2008 23:50

entao sem o tal programa MAPSEND, nao tem interesse nenhum em ter um GPS com cartografia? Software esse que tem de se comprar e bem caro por sinal!
Eu logo vi que devia ter ido para o garmin etrex H...ao menos já sabia o que tinha.
Chippo
Micro

Mensagempor bolacha » quinta jun 05, 2008 08:30

Chippo Escreveu:entao sem o tal programa MAPSEND, nao tem interesse nenhum em ter um GPS com cartografia? Software esse que tem de se comprar e bem caro por sinal!
Eu logo vi que devia ter ido para o garmin etrex H...ao menos já sabia o que tinha.

Os mapas é mais por mariquice, eu tenho-os desligados.
Interessa mesmo é os ficheiros das caches.
Olha que fizeste uma boa compra, vais ver que não te arrependes. :wink:
Imagem Imagem Imagem Imagem
bolacha
Extra Large

Registado: segunda dez 17, 2007 19:57

Mensagempor Chippo » domingo jun 08, 2008 17:40

Tinhas razao bolacha!! Agora que comecei a conhecer o aparelhometro, começo a gostar mais dele!! Muito mais!
Graças a ele fiz 3 caches hoje!! O dia mais produtivo desde que ando nisto!

Mas é impressao minha ou só se encontra "lixo" nas caches? É cada coisa, cartoes de publicidade, tampas de canetas, etc...enfim.

Ja agora, li algures que nao tinha interessa andar com o WAAS activado na europa porque o GPSr ficava menos preciso. Só nos EUA tinham essa tecnologia. É verdade? Como voces usam?
Chippo
Micro

Mensagempor MAntunes » domingo jun 08, 2008 20:55

Chippo Escreveu:
Ja agora, li algures que nao tinha interessa andar com o WAAS activado na europa porque o GPSr ficava menos preciso. Só nos EUA tinham essa tecnologia. É verdade? Como voces usam?

O WAAS / EGNOS é o sinal de um satélite adicional que ajuda a melhorar a precisão do GPSr. Portantos, é exactamente o contrário do que ouviste. Mantêm-o ligado.
MAntunes
Extra Large

Mensagempor alieri » domingo jun 08, 2008 22:22

quanto ao lixo, vai-te habituando. Sempre que posso faço uma "limpeza" às caches que encontro. Ainda hoje saquei um talão de promoção de um supermercado, que já tinha caducado. Mas já encontrei preservativos, isqueiros, pacotes de açúcar e de chá, e até um tampão feminino :?
alieri
Moderador

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante