• Anúncios

RTK, averaging e dúvidas

"Reviews", anúncios, dúvidas sobre receptores de GPS

Moderador: Moderadores

RTK, averaging e dúvidas

Mensagempor MightyReek » segunda jan 28, 2008 12:53

Não sabia bem onde colocar este topico por isso fica já aqui que parece-me o mais adequado, e como sei que há por aí pessoal que sabe disto, aqui vai...

Ora bem!

No meu antigo trabalho tive a oportunidade de trabalhar com receptores de GPS e software dedicado à agricultura.

Quando montava as antenas de correcção para RTK, se as colocasse em modo de Base Absoluta tinha que as deixar 24 horas no mesmo local para que a sua precisão fosse total (para o planeta rodar e passar por todos os satélites e tal...)

Ora bem, vai daí, a minha dúvida, desde que cheguei ao Geocaching, é a seguinte:
:arrow: Se deixarmos uma GPSr 24 horas a fazer averaging, obtemos esse nível de precisão elevado?

Muito obrigado
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor Malok0 » segunda jan 28, 2008 13:07

o teu GPSr tem esse modo?
Não sei de que antenas estás a falar, mas não são as dGPS?
Malok0
Regular

Registado: domingo jan 21, 2007 01:18

Mensagempor MightyReek » segunda jan 28, 2008 14:11

Malok0 Escreveu:o teu GPSr tem esse modo?
Não sei de que antenas estás a falar, mas não são as dGPS?

Não. O meu GPSr tem "averaging"...

Sim, as antenas são de dGPS.
Recebem sinal normal GPS como nós e depois podem receber a correcção por 2 fontes diferentes:

:arrow: através de um satélite "particular" que lhe transmite a correcção feita por uma das 3 antenas fixas na Europa (Madrid, Manheim ou Londres), pela qual pagam uma licença. (precisão = 30 cm ou 10 cm)

:arrow: por sinal de rádio através de uma outra antena que as pessoas podem adquirir a um preço exorbitante e já não precisam pagar licença (precisão = 2 cm)

Mas o que pergunto é: se deixarmos o averaging ligado 24 horas, mesmo que a precisão não seja tão elevada, se melhora muito....
Imagem
MightyReek
Extra Large

Registado: domingo jul 08, 2007 09:36

Mensagempor jcpmleal » segunda jan 28, 2008 14:50

Há-de melhorar um pouco mas nunca se aproximará da exactidão obtida com RTK. Do mesmo modo que se tomarmos a média de 100 leituras de um comprimento feitas com uma régua vulgar reduzimos o erro cometido mas nunca ultrapassaremos as limitações intrinsecas do instrumento de medida e das condições em que é utilizado.
Acresce que métodos como o RTK (Real Time Kinematic) e o DGPS (Diferential GPS) aumentam o rigor dos resultados graças à introdução de correcções que têm sobretudo que ver com as condições de propagação do sinal na atmosfera e requerem receptores (e antenas) adequados e que não são de modo nenhum os receptores portáteis que usamos em geocaching ou navegação automóvel.

João Leal
jcpmleal
Micro

Registado: sexta set 22, 2006 17:42

Voltar para Dispositivos GPS

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante